A Importância dos Animes Esportivos no Japão O esforço da pequena ilha para tornar-se uma potência esportiva.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©Production I.G

E aí seus esportistas, tudo certo?  Hoje, iremos malhar nossas curiosidades em torno de um tema em ascensão no Japão: o esporte. Então suba em sua bicicleta, prepare a bola para a cobrança de pênalti e salte para sacar em mais um artigo de curiosidades. (É recomendado que você NÃO faça esses passos ao mesmo tempo; risco de lesão grave, certo?)

Esporte e planejamento

©Studio Hibari

Sabemos que o Japão é um dos países mais desenvolvidos do mundo; sendo uma grande potência econômica, tecnológica e sempre tendo altos índices de desenvolvimento geral. Porém, falta algo ainda para o país, tal objetivo seria tornar-se uma grande potência esportiva.

De fato, o Japão tem grandes presenças em esportes como Judô (Maior medalhista olímpico isolado), Ginásticas (segunda potência) e Lutas (Greco-Romana e Livre, também sendo uma segunda potência, tendo Yu Yu Hakusho como grande anime da área). Poderíamos citar a natação, mas o Japão é a quarta potência em atividade.

©Studio Pierrot

Ao passar dos anos, o governo japonês vem cada vez mais incentivando o esporte dentro das escolas, o que há longo prazo irá gerar frutos para o esporte nacional. Vejamos o caso do futebol, a liga japonesa é considerada bem recente perto das ligas mais desenvolvidas.

Mas é um mercado em bastante expansão, apesar de que o desempenho em Copas do Mundo seja muito abaixo do esperado, tem formado vários craques como Keisuke Honda, o lendário Nakamura e Kagawa que atualmente joga no Borussia Dortmund da Alemanha.

Porém, um saldo positivo desse investimento é que o Japão é Hexacampeão da Universíada (torneio realizado entre as Universidades de países como Brasil, EUA, Espanha, Rússia, Alemanha, China e outros) tendo conquistado a medalha de ouro em: 1995, 2001, 2003, 2005, 2011 e 2017.

Captain Tsubasa: O exemplo do sucesso

Tecnicamente, essa obra fui uma espécie de propaganda para popularizar o futebol na Terra do Sol Nascente e acabou dando muito certo; gerando um grande apoio para a Seleção Japonesa de Futebol e, consequentemente, formando a primeira liga profissional de futebol.

Aumento de animes esportivos: incentivo indireto para os jovens

© Production I.G

Pode parecer coincidência, mas houve um aumento de animações relacionadas a esportes que o Japão ainda não tem força internacional. Exemplos de animes: Futebol – Captain Tsubasa (2018), Inazuma Eleven: Ares no Tenbin; Beisebol – Major 2nd, Gurazeni; Boxe – Megalo Box; Vôlei – Haikyuu;

Essa onda de animes vem influenciando, indiretamente, a nova geração. É bem possível que o Japão “sofra” de uma exponencial formação de grandes atletas. Pergunto a você, caro leitor: será que poderíamos ver ao vivo o “Pequeno Gigante” saltando para a vitória? Ou o Yatagarasu (O Corvo de Três Pernas símbolo da Federação Japonesa de Futebol e da mitologia Japonesa) voar e alcançar o topo ou pódio em uma copa do mundo? (Eu sei que você entendeu a referência).

Torço para que o Japão seja capaz de promover sua ascensão esportiva em alguns anos e, coincidentemente, servir de exemplo para outros países que ainda tentam, com a mesma receita de bolo, promover o lazer e a cultura.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.