Pokémon: 10 curiosidades sobre o anime Com mais de 20 anos de história, Pokémon possui curiosidades interessantes.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Pokémon é uma franquia que explodiu no começo dos anos 2000 no Brasil, e angariou muitos fãs por aqui em terras brasileiras, mas também no mundo. E aqui irão 10 curiosidades, que, provavelmente (ou talvez), você não sabia sobre a franquia de monstros de bolso mais famosa do mundo.

Nome do protagonista

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Ash Ketchum, que é o nome do protagonista aqui no ocidente, tem como nome no Japão – Satoshi;; que é uma homenagem ao criador da franquia Pokémon, Satoshi Tajiri. Além disso, o rival do Ash, Gary, tem seu nome original Shigeru, que é uma homenagem a Shigeru Miyamoto, criador da franquia Mario e Zelda. Além disso, Miyamoto foi um mentor para Satoshi Tajiri, ou seja, uma homenagem mais do que justa.

Easter Eggs nos jogos

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Em todos os jogos da franquia, sempre há um console da Nintendo no quarto do protagonista plugado à televisão.

As regiões e as ligações com a vida real

©Bulbapedia

Em todas as gerações de Pokémon, sempre o protagonista está em uma região diferente, mas você sabia que essas regiões existem de verdade ou fazem referencias a lugares existentes? Por exemplo, Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh, são baseadas em regiões homônimas existentes no Japão.

Já Unova é baseada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Kalos teve como inspiração a cidade de Paris, na França. E Alola teve como base o Havaí, um conjunto de ilhas que pertence aos Estados Unidos.

Homenagem a atores em nomes de Pokémon

©Google/The Pokémon Company

Na primeira geração de Pokémon, há dois Pokémon do tipo lutador de nomes Hitmonlee e Hitmonchan. Seus nomes são uma homenagem a Bruce Lee e Jackie Chan, respectivamente, que são dois dos atores orientais de mais sucesso no mundo.

Aves lendárias espanholas?

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Os pássaros lendários da região de Kanto; ArticUNO, ZapDOS e MolTRES, possuem em seu sufixo, os números um, dois e três em espanhol.

Tipos não capturados

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

O protagonista da franquia, Ash Ketchum, nunca capturou, oficialmente, Pokémon dos tipos Aço, Psíquico, Fantasma e o recém-chegado, tipo Fada.

Pokémon já virou moeda oficial de um país

©Google

Pois é, isso realmente aconteceu. Em 2001, na época de seu auge, Pokémon foi homenageado em um país chamado Niue, que está associado à Nova Zelândia; com moedas comemorativas, pois de tempos em tempos, o país lança a moeda com temas nerds ou otakus. E na época, a vitima foi Pokémon. Nas moedas foram gravados os Pokémon: Squirtle, Bulbasaur, Charmander, Meowth e Pikachu.

Episódios banidos

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Pokémon teve, oficialmente, 7 episódios banidos (aqui desconsideramos os episódios resumo de saga), sendo o mais famoso deles o episódio 38: de nome “Porygon, o Guerreiro Virtual”. Nesse episódio, Ash, Porygon e seus amigos viajam ao Cyber Espaço e vários mísseis são atirados contra eles pela Equipe Rocket; Pikachu usa um Choque do Trovão que faz com que vários flashs azuis e vermelhos sejam exibidos por alguns segundos.

Isso causou epilepsia em 800 crianças japonesas que tiveram de ir para o hospital. Isso fez com que o anime desse uma parada de quase 10 meses, e ocasionou problemas para a franquia. O Pokémon Porygon, que fez sua estreia neste episódio, nunca mais apareceu no anime por conta desta polêmica, apesar de ele possuir duas evoluções em regiões subsequentes a Kanto: o Porygon 2 em Johto e o Porygon-Z, em Sinnoh.

E onde Ash capturou seus Tauros?

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Por falar em episódios banidos, acho que todos nós já nos perguntamos: onde raios Ash Ketchum capturou seus Tauros, já que nunca foi mostrado o episódio dessa captura? Pois bem, essa captura acontece no episódio 35, intitulado a “Lenda de Dratini”, aqui no Ocidente.

Nele, Ash, Misty e Brock vão até a Zona do Safari, e lá encontram um velhinho tomando conta do local, de nome Kaiser. Esse episódio foi banido pelo fato do uso generalizado de armas de fogo, que são apontadas para Ash e seus amigos por Kaiser e também apontadas por Jessie, James e Meowth na cabeça de Kaiser. No Japão, este episódio foi exibido poucas vezes, mas nos outros países foram banidos totalmente.

Os nomes de Jessie e James também são uma homenagem

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Na sua versão americana, os nomes dos membros mais famosos da Equipe Rocket são uma homenagem a um dos mais famosos cowboys e foras-da-lei da história norte americana; Jesse James. Além disso, outra dupla da Equipe Rocket, conhecida como Butch e Cassidy na versão norte americana, também é uma clara referência a um famoso bandido norte-americano, assaltante de comboios, e líder da quadrilha de foras-da-lei Hole in the Wall Gang.

E você meu caro mestre leitor guru Pokémon? Gostou dessas curiosidades ou sabia de algumas delas? Deixe seus comentários. E se querem uma parte dois, pois existem muitas peculiaridades que deixei passar. Então até a próxima. Pokebola vai.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.