Retrospectiva United 2017 Confira as principais notícias da cultura Otaku em 2017

Lucas Máximo
(Redator/Podcaster)
@oFoxSenpai

Anúncios, polêmicas, prisões entre outras coisas aconteceram em 2017 e em nossa retrospectiva estaremos listando os principais acontecimentos e notícias da cultura Otaku neste ano que já se aproxima de seu fim.

Janeiro

Anunciado novo estúdio para High School DxD

Highschool DxD
© TNK

Foi anunciado que a quarta temporada do anime High School DxD será produzido pelo estúdio Passione, mesmo estúdio de Rokka no Yuusha. Anteriormente a serie era animada pelo estúdio TNK.

Ex-editor de Shingeki no Kyojin é preso

© TNK

A polícia metropolitana de Tóquio prendeu Chonhyon Park, ex-editor de Shingeki no Kyojin com acusações de assassinato.  Chonhyon foi editor de Hajime Isayama, autor de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin).

Fim do mangá do Yamada-Kun

© Kodansha

A revista Weekly Shounen Magazine anuncia o fim do mangá  Yamada-kun to 7-nin no majo.

Haikyuu!! é eleito favorito da jump pelos fãs

© Shueisha

Em pesquisa realizada no japão os fãs elegeram Haikyuu!! o melhor mangá em publicação da revista Weekly Shounen Jump. One Piece e Gintama ficaram de fora da votação que contou na segunda colocação Hunter x Hunter e com Boku no Hero Academia em terceiro.

Togashi lidera ranking inusitado

Resultado de imagem para Hunter x Hunter
© Shueisha

O site Goo Ranking elaborou pesquisa para saber do publico qual mangaká é mais conhecido por seus hiatos e Yoshihiro Togashi, de Hunter X Hunter venceu a pesquisa com 1845. Suzue Miuchi (Glass no Kamen) ficou em segundo e Katsura Hoshino (D. Gray-man) em terceiro lugar.

Fevereiro

Avex proíbe venda de seus títulos fora do Japão

Avex Pictures
© Avex

A produtora Avex Pictures responsável pelos títulos  Yuri!!! On ICE e Osomatsu-san, emitiu um comunicado oficial falando que está proibindo a venda de Blu-ray, DVD e CD de seus títulos para fora do território Japonês.

Crunchyroll alcança 1 milhão de assinantes

Crunchyroll
© Crunchyroll

Crunchyroll  alcançou a notável marca de 1 milhão de usuários premium. Segundo a plataforma que conta com mais 20 de milhões de usuários cadastrados, o ultimo ano teve aumento de 36% no número de assinantes.

Homem é detido por ameaças a dubladora

Imagem relacionada
© Recorder and Satchel

Um homem de 32 anos foi detido em Nagahama, província de Shiga pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio. Segundo a polícia o suspeito está sendo acusado por obstrução forçada de negócios.

Ele já teria admitido aos oficiais que postou no Twitter uma ameaça de morte contra a popular cantora e dubladora de animes e games, Nana Mizuki (Hinata de Naruto).

Confusão em Tokyo Ghoul

© Studio Pierrot

Kevin Hamric diretor senior de marketing e vendas da Viz Media durante uma entrevista para o site americano ICv2 revelou ao responder uma pergunta do apresentador que Tokyo Ghoul teria uma terceira temporada em breve.

Entretanto, após a grande comoção feita pelos fãs a Viz Media negou em comunicado ao site ANN que o anime contará com uma nova temporada no momento. Segundo a empresa Kevin confundiu-se com Boku no Hero Academia, anime que contará com sua segunda temporada em Abril.

Hayao Miyazaki volta a dirigir pelo estúdio Ghibli

© Hayao Miyazaki

O produtor e ex-presidente do estúdio GhibliToshio Suzuki, anunciou  em um evento realizado nos EUA, que o aclamado diretor de A Viagem de Chihiro, única produção japonesa a receber um Oscar, Hayao Miyazaki, voltará a dirigir um filme em formato de longa metragem pelo estúdio.

Não para remake de Shaman King

Resultado de imagem para shaman king
© Xebec

O autor do mangá de Shaman KingHiroyuki Takei publicou em sua conta no Twitter que recusou os planos de remake do anime da serie.

Segundo Hiroyuki a recusa se deve a impossibilidade de se usar os elencos e trilha sonora originais presentes na adaptação de 2001.

Março

Yu-Gi-Oh! gera altas receitas para Konami

Yu-Gi-Oh! Duel Links
© Konami

Konami revelou recentemente, através da Poket Gamer, seus dados financeiros referentes aos últimos nove meses do ano passado. Com uma receita de US$ 1,4 bilhões (quase 9% a menos que em 2015), a empresa conseguiu um lucro de 182 milhões em seu todo, além de um aumento de 229,8% em diversos departamentos.

O segmento de entretenimento digital, por exemplo, foi responsável por 647 milhões de dólares em receitas. Porém, segundo a empresa, o jogo móbile Yu-Gi-Oh! Duel Links foi um dos responsáveis pela conquista destes números.

Naruto Shippuuden chega ao fim

Resultado de imagem para naruto shippuden
© Pierrot

Após 500 episódios o anime de Naruto Shippuuden chega ao seu fim. A serie deu lugar a sequencia Boruto: Naruto Next Generations.

Ranma 1/2 é eleito o anime mais “quente” pelos japoneses

Japoneses elegem os animes quentes demais para TV
© TNK

O site Goo perguntou aos fãs japoneses quais animes eles mais se surpreenderam ao ganharem transmissão pela TV. Ranma 1/2 venceu a votação seguido por To Love-ru e Prison School respectivamente.

Anunciada continuação de Ichigo 100%

Ichigo 100%
© Ichigo 100%

A revista Weekly Shonuen Jump da editora Shueisha, revelou que a obra Ichigo 100%, criada por Mizuki Kawashita, terá uma continuação.

A obra, que havia sido finalizada há mais de 12 anos retornou em 28 de abril na Shounen Jump GIGA com o nome Ichigo 100% East Side Story.

Retorno de Sekirei

Sekirei
© Sekirei

Sekirei, obra criada por Sakurako Gokurakuin, que havia entrado em hiato/finalizado em seu 18º volume em agosto de 2015, voltou a ser publicado.  A informação foi revelada no segundo volume do mangá Brave Star ☆ Romantics. 

Abril

Re:Zero, Shakugan no Shana e Toradora anunciados pela NewPOP

NewPOP
© Re:Zero

A editora NewPOP em vídeo publicado no YouTube anunciou que publicará as light novels de Toradora, Re:Zero e Shakugan no Shana no Brasil.

One Punch Man alcança incrível marca

One Punch Man
© One Punch Man

Um dos mais populares mangás da atualidade, One Punch Man chega a marca de 12 milhões de cópias impressas no mundo. A informação foi divulgada durante a 18ª edição da Young Jump, da editora Shueisha.

Rumor de novo Angel Beats

Angel Beats
© Angel Beats

Alguns sites chineses divulgaram imagens de Angel Beats que causaram comoção na internet onde até o Estúdio Passione foi citado nos rumores. Alguns Japoneses acreditam que as imagens divulgadas pelos Chineses, podem se referir a uma nova adaptação animada da obra ou até um novo Jogo. Nada foi confirmado.

Shingeki no Kyojin alcança 66 milhões de cópias

Imagem relacionada
© Wit

A empresa de marketing CDG revelou que o mangá de Shingeki no Kyojin conta com mais de 66 milhões de cópias publicadas.

Maio

Hunter x Hunter volta de Hiato

Resultado de imagem para Gon
© MadHouse

7net listou em seu site que 34º volume do mangá de Hunter x Hunter estará a venda a partir de 26 de junho. A Shueisha confirmou o retorno da serie as paginas da revista.

China deve ultrapassar Japão em faturamento em animes

Analise do Mercado de animação Chinesa
© World of Super Sand Box / The King’s Avatar / Bloodivores

Segundo a análise da Nikkei Asian Review, o mercado de animes na China, que tem foco em Streaming, deve chegar a U$21,7 bilhões este ano, valor três vezes maior que em 2010 e maior do que o previsto para o mercado japonês.

JBC retira seus mangás de Scans

JBC
© Project

A editora JBC notificou os principais sites de scans de mangás para que removessem todo conteúdo online de obras licenciadas por ela.

Junho

Remasterização de Naruto

Resultado de imagem para naruto
© Pierrot

A serie clássica inspirada na obra do grande mangaká  Masashi Kishimoto receberá um tratamento para aderir aos novos padrões de videos. Como o Naruto foi lançado em 3 de outubro de 2002, muitos aspectos em produção e exibição foram melhorados, com isso a atualização do 4:3 para 16:9. Porém, a Aniplex japonesa ainda não divulgou data de Naruto HD ir ao ar.

Kaicho wa Maid-sama! ganhará um capitulo especial

Kaichou wa Maid-Sama!
© Kaichou wa Maid-Sama!

Foi divulgado através do Site oficial da revista LaLa DX da Editora Hakuensha, que a obra Kaicho wa Maid-sama! ganhará um capitulo especial.

Dragon Ball Super anunciado pela Cartoon Network

Dragon Ball Super
©Dragon Ball Super / Akira Toriyama

O canal de TV por assinatura Cartoon Network anuncia que transmitirá o anime de Dragon Ball Super no Brasil e em toda a América Latina.

Terceira temporada de Knights of Sidonia e continuação de Blame!

Knights of Sidonia
©Knights of Sidonia

Membro do Crunchyroll francês, Bastien Guetta comentou em seu Twitter que o diretor Hiroyuki Seshita confirmou a produção da 3° temporada de Knights of Sidonia (Sidonia no Kishi), além da continuação do recém lançado filme Blame. Tal anuncio foi feito no evento Annecy Festival 2017 no Japão.

Anunciado anime de Tate no Yuusha

Tate no Yuusha no Nariagari
© Tate no Yuusha no Nariagari

A série de light novels Tate no Yuusha no Nariagari, obra escrita por Yusagi Aneko e ilustrada por Seira Minami receberá adaptação animada. A notícia foi divulgada através do Twitter Oficial da livraria Yoshimi, que publicou uma imagem da obra onde revela que Tate no Yuusha no Nariagari recebeu sinal verde para um anime.

Julho

Full Metal Panic! retorna em 2018

Resultado de imagem para Full metal Panic
© Shoji Gatoh

Durante a Anime Expo foi anunciado que o novo anime de Full Metal Panic!, Full Metal Panic! Invisible Victory, estreará na temporada de primavera de 2018.

Anime de Assassins Creed pela Netflix

Assassin’s Creed
© Ubisoft

O produtor do anime de Castlevania anunciou que foi iniciada a produção de um anime da série de jogos Assassin’s Creed.

Adi Sankar (produtor de Castlevania) disse em seu Facebook que está muito feliz por participar do projeto: “Eu joguei o primeiro Assassin’s Creed logo quando me mudei pra L.A. para seguir meus sonhos. Eu não conhecia ninguém naquela época e nunca imaginaria que um dia a Ubisoft me chamaria pra este projeto”. Sankar afirmou também que o anime possuirá história original.

Fim de Fairy Tail

Imagem relacionada
© A-1 Pictures

 

Depois de 63 volumes e 11 anos de publicação o mangá Fairy Tail, de Hiro Mashima, é finalizado.

Crunchyoll anuncia parceria com NBCUNIVERSAL

Crunchyroll e NBCUniversal
©Crunchyroll / NBCUniversal

O site de streaming de animes Crunchyroll anunciou uma parceria com a NBCUniversalEntertainment Japan (NUEJ), com objetivo de produzir novos animes.

No entanto, as duas empresas ainda não divulgaram nenhum novo título, mas mencionam que as produções resultantes desta “parceria” tem como objetivo o mercado internacional.

Novo mangá de Angel Beats

Angel Beats
© Angel Beats

Através do site oficial da revista Dengeki G’s Comic, da editora Kadokawa, foi divulgado que a obra Angel Beats ganhará um novo mangá. A nova obra da série será lançada com o nome Angel Beats! -The Last Operation- e contará a história do porque os protagonistas que fazem parte da Afterlife Battlefront, entraram naquele mundo.

Agosto

Serie de One Piece será uma das mais caras do mundo

One Piece
© Eiichiro Oda

Segundo apurações feitas pelo Anime News Network e Anime Herald o custo de cada episódio da série live-action de One Piece pode ultrapassar US$ 10 milhões. Marty Adelstein já havia falado que a série poderia ser uma das mais caras do mundo e ao que parece a série está se encaminhado para isso.

Crunchyroll anuncia distribuição de jogos de anime

Crunchyroll
© Crunchyroll

Crunchyroll anunciou no último sábado que começará a distribuir jogos de animes em parceria com a Sumitomo Corporation e a GREE. O projeto será gerenciado pela GREE que ficará responsável pelo licenciamento e desenvolvimento dos títulos a serem trazidos para este lado do globo.

Crunchyroll anuncia dublagem de animes

© Crunchyroll
© Crunchyroll

Durante um evento realizado nos EUA, a Crunchyroll anunciou disponibilizará alguns animes de seu catálogo dublados em PT/BR além de  outras línguas.

A princípio os que receberão tal opção serão:

  • Rokka no Yuusha;
  • Schwarzes Marken;
  • Yamada-kun to 7-nin.

Novo hiato em Hunter x Hunter

©Hunter x Hunter
©Hunter x Hunter

Shonen Jump anunciou, em sua última edição, que a série terá um novo hiato por tempo indeterminado.

Setembro

Anunciado anime de Kenja no Mago

Kenja no Mago
© Kadokawa

Através de um vídeo promocional divulgado pela Kadokawa, foi revelado que a novel de Kenja no Mago receberá adaptação Animada.

É revelado que Oda já tentou finalizar One Piece

One Piece
© Shueisha

Em entrevista ao Budakgetah, o editor-chefe da Shonen JumpHiroyuki Nanako, comentou diversos assuntos referente a One Piece, entre eles, sobre o futuro da obra, onde mencionou que o mangaká Eiichiro Oda tentou finalizá-la no começo de sua popularidade.

“[Eu] não sei dizer porque One Piece ainda é tão popular no Japão, sua popularidade cresce e consequentemente o enredo. Até Oda-sensei tentou finalizar o mangá o mais cedo possível porque estava tornando-se muito popular.”

Mudança nos eventos Anime e Ressaca Friendes

Anime
© Friends

A marcas Anime Friends, Ressaca Friends e seus respectivos eventos, passaram a uma nova administração. As mesmas passam a ser administradas pelo grupo Rograne, empresa que atua no seguimento de bebidas.

Anunciado fim de Magi

Magi
© Shinobu Ohtaka

Foi anunciado que o mangá Magi, de Shinobu Ohtaka, se encerraria em seus quatro próximos capítulos. O ultimo capítulo foi publicado no dia 18 de outubro.

Mudanças em One Punch Man

One Punch Man
© ONE/Shueisha

Foi anunciado no site oficial da adaptação em anime do mangá One Punch Man, de autoria de ONE, o staff e o elenco que serão responsáveis pela segunda temporada do anime.

A maior surpresa são as trocas que teremos para a segunda temporada do anime. O estúdio responsável será o J.C. Staff (Shokugeki no Souma, Zero no Tsukaima), ao invés do Madhouse, que animou a primeira temporada de One Punch Man.

 

Outubro

Terceira temporada de Index confirmada

Toaru Majutsu no Index
© Dengeki Bunko

Foi anunciado no evento Dengeki Bunko Aki no Saiten 2017 (Festival de Outono Dengeki Bunko 2017) em Tóquio, que a terceira temporada em anime baseado na série de light novels Toaru Majutsu no Index está confirmada para 2018. Quem anunciou a notícia foi o editor da Dengeki BunkoKazuma Miki. A terceira temporada de Toaru Majutsu no Index vem como parte da iniciativa 2018-Nen To Aru Project (“um certo projeto 2018”).

Sword Art Online ganhará Spinoff e nova temporada

Sword Art Online
© A-1 Pictures

Acaba de ser revelado na Dengeki Bunko Festival que a franquia de Sword Art Online ganhará dois novos animes para TV. Durante a apresentação destinada a série, foram anunciadas adaptações em anime do arco Alicization e da novel spinoff Gun Gale Alternative escrita por Keiichi Sigsawa.

Novo anime de Tokyo Ghoul

Tokyo Ghoul:RE
© Sui Ishida

Foi revelado pela Marvelous que o mangá Tokyo Ghoul:RE ganhará uma adaptação para anime em 2018. A notícia veio à tona com a abertura do site da adaptação.

Major 2nd tem anime anunciado

Major 2nd
©Major 2nd

A 47° edição da revista Weekly Shonen Sunday anunciou que o mangá receberá uma adaptação em anime para televisão.

Netflix anuncia 30 animes para 2018

Netflix
© Kyoto Animation

Segundo o site de notícias The Verge, Netflix planeja produzir 30 novos animes para serem lançados ainda em 2018. A empresa pretende investir 8 bilhões de dólares na produção de conteúdo original, visando alcançar a meta de 50% de conteúdo original em sua plataforma.

Alguns animes já foram confirmados para estrear em 2018, dentre eles:

  • Violet Evergarden
  • A.I.C.O.: Incarnation
  • Sword Gai: The Animation
  • B: The Beginning
  • Lost Song
  • Kakegurui
  • Devilman: Crybaby
  • Baki
  • Rilakkuma
  • Knights of the Zodiac: Saint Seiya

Anunciada nova temporada de Date a Live

Date A Live
© Production IMS

O autor da obra original de Date A LiveKoushi Tachibana anunciou através do Twitter que a série ganhará uma nova temporada da adaptação para anime da obra.

Terceira temporada de Free!

Free!
© Kyoto Animation

O site oficial do anime Free! anunciou que a franquia terá uma nova temporada animada.

Novembro

JBC anuncia Hokuto no Ken e Platinum End

Hokuto no Ken e Platinum End
© Shueisha

A editora JBC anunciou durante o evento Henshin!+ 2017 que publicará em território brasileiro os mangás de Hokuto no Ken e Platinum End.

Crunchyroll sofre com ataques

Crunchyroll sofre com ataques
©deviantART

A plataforma de streaming de animes Crunchyroll recebeu uma onda de cyber ataques durante a madrugada de 4 de novembro. O ataque tinha como objetivo infectar as máquinas dos usuários com um arquivo executável malicioso.

Cinco animes podem competir ao oscar

Sword Art Online Movie: Ordinal Scale
© A-1 Pictures

Foi anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas os 26 filmes que estão sendo considerados para concorrerem ao 90º prêmio da academia, ou como é mais conhecido, o Oscar, na categoria de longa-metragem animado.

Dentre as 26 obras, 5 são animações nipônicas. Os animes longa-metragem que podem concorrer ao Oscar são:

  • Kono Sekai no Katasumi ni de Sunao Katabuchi (MAPPA)
  • Mary to Majo no Hana de Hiromasa Yonebayashi (Studio Ponoc)
  • Hirune Hime: Shiranai Watashi no Monogatari de Kenji Kamiyama (Signal. MD)
  • Koe no Katachi de Naoko Yamada (Kyoto Animation)
  • Sword Art Online Movie: Ordinal Scale (A-1 Pictures)

Yuuragi-sou no Yuuna-san tem anime anunciado

Yuuragi-sou no Yuuna-san
© Yuuragi-sou no Yuuna-san

Foi publicado na 50° edição da revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, o tão esperado anúncio da obra Yuuragi-sou no Yuuna-san. Nesta edição da revista, foi confirmado que Yuuragi-sou no Yuuna-san receberá adaptação animada.

Autor de Rurouni Kenshin é detido

©Nobuhiro Watsuki
©Nobuhiro Watsuki”

O mangaká de Rurouni KenshinNobuhiro Watsuki, foi detido pela Polícia Metropolitana de Tóquio por possuir pornografia infantil.

Anunciado retorno de Hunter x Hunter

Hunter x Hunter
© Hunter x Hunter

A revista Weekly Shonen Jump revelou que o mangá de Hunter x Hunter voltará ser publicado a partir da nona edição de 2018, que será lançada no dia 29 de janeiro.

Ultraman tem anime anuciado

Ultraman
© Ultraman

Através de seu site oficial, Ultraman teve seu anime anunciado. Apesar de não ter sido divulgado seu formato ou uma data especifica, a adaptação animada da obra Ultraman foi confirmada para 2019.

Dezembro

Arifureta tem anime anunciado

© White Fox

Foi anunciado que a série de light novels de Arifureta Shokugyou, de Sekai Saikyou, recebeu luz verde para uma adaptação animada. Segundo o anúncio, o anime deverá ser exibido em abril (temporada de primavera) de 2018.

Remake de Super Campeões

Super Campeões
© Shueisha/David Production

Foi anunciado em uma conferência de imprensa no Japão, que o mangá Captain Tsubasa (Super Campeões), terá um novo anime!

A animação será exibida inicialmente na TV Tokyo (e posteriormente em outros canais japoneses), e a estreia será em abril de 2018.

Jojo anunciado pela Panini

Panini
© JoJo Bizarre Adventures

Durante o evento comic Con Experience 2017, a editora Panini, revelou através de seu painel que o mangá Jojo’s Bizarre Adventure, será lançado pela editora.

Code Geass tem 2 novos mangás anunciados

Code Geass
© Sunrise

A revista NewType anunciou dois novo mangás de Code Geass. As duas novas obras foram nomeadas como “Katei Kyoshi no Lelouch-san” e “Code Geass: Hangyaku no Lelouch”.

Novo episódio de Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho
©Yu Yu Hakusho

O site oficial do 25° aniversário da franquia Yu Yu Hakusho, anunciou o lançamento de um Box Blu-ray especial, o qual conterá, além do anime, uma nova animação (OVA).


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.