Sword Art Online – um anime injustiçado Será que todas as críticas feitas à SAO são mesmo justas?

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
Sword Art Online
© A-1 Pictures

Desde 2012, muito tem se falado de Sword Art Online (ou simplesmente SAO), um anime que fez muito sucesso porém que também acumulou muitas críticas. A grande maioria dos Otakus afirma que a obra começou bem porém foi decaindo após a primeira temporada, já alguns ainda dizem que nem mesmo a temporada inicial se salva completamente. Se o anime vale ou não vale a pena ser assistido vai muito do critério de cada um, porém não posso ignorar as críticas injustas que o anime vem sofrendo durante os últimos anos.

1. Sword Art Online engana o público pois promete um anime de ação e entrega um romance.

 

Essa é sem dúvidas a crítica mais injusta de todas. Em nenhum lugar está definido que uma animação com a temática de SAO precisa desenvolver uma história de ação e aventura. A proposta do anime não é contar uma história de MMORpg como foi a expectativa da maioria, e sim fazer uma espécie de ensaio simulando como seria estar preso dentro de uma realidade virtual com a possibilidade de morrer de verdade caso o personagem morra dentro do jogo.
Os primeiros a episódios já demonstram que as batalhas e elementos de RPG seriam explorados em segundo plano e que o drama daquele contexto seria o foco da obra. Mas e porque tanto romance? bem, como falei, a proposta da obra é fazer um ensaio de como pessoas se comportariam no respectivo contexto mortal e o mais lógico é que jovens como o Kirito e a Asuna, que jogavam mmorpg para fugir da realidade, seriam logicamente tentados a querer desfrutar daquela realidade ao máximo.

 

© A-1 Pictures

 

2. Não dá para entender como um personagem bosta que nem o Kirito possa ser querido por todas as meninas do universo de SAO.

 

Da para entender sim. Embora o character design do Kirito seja de um virjão magrelo, vocês devem estar cientes que mais atraídas por físico, as mulheres são atraídas por atitude e poder, atributos estes que o nosso protagonista tem de sobra. O Kirito é um personagem independente que não se curva ao pensamento da manada. Mesmo num cenário visivelmente trágico, ele busca manter uma postura otimista, focada em objetivos e não se importa de jogar sozinho se for necessário. O anime de certa forma reflete um comportamento bastante corriqueiro no mundo real: a grande maioria das pessoas vive por objetivos muito distantes e esquecem de aproveitar o presente. Já alguns decidem ser mais ousados e desfrutar da vida a cada segundo, tomando decisões fora da curva e se destacando por conta disso.
Sword art online
© A-1 Pictures

 

3. Um dos problemas de SAO é o fato de Kirito já começar a história como um personagem “overpower”

 

E lá vamos nós novamente. Repita comigo – SAO não tem como proposta ser um anime de ação. Esse lance do protagonista começar fraco e ir ficando mais forte durante a série é coisa de anime de batalha (shounen jump, estou olhando para você). O fato de Kirito ser poderoso faz parte do ensaio que o anime propõe, que é o que aconteceria se um viciado em mmorpg jogasse com pessoas comuns. De certa forma, pode-se dizer que a intenção o anime é fazer o gamer se identificar com o Kirito e acreditar que ele também ficaria “fodão” se tivesse na mesma situação.

 

© A-1 Pictures

Acho que é isso. Muito obrigado para quem leu até aqui. Eu ficaria muito grato e honrado se pudesse ler sua opinião nos comentários abaixo. Sou aberto a críticas, sugestões e até a xingamentos. Forte abraço.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.