Kyoukai no Kanata: comédia, romance e muita aventura sobrenatural Com uma animação de saltar os olhos, o anime envolve apresentando batalhas intensas contra seres místicos

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
© Kyoukai no Kanata
©Kyoukai no Kanata

Comecei a assistir Kyoukai no Kanata e, de antemão, vou dizer que estou curtindo demais. Há muito tempo, um primo meu me passou uma lista com vários animes que ele considerava legais, mas acabei vendo poucos deles por falta de tempo ou preguiça. Às vezes, otaku que é otaku também enfrenta momentos de canseira e passa a olhar para os animes com preguiça.

Porém, recentemente, eu peguei essa lista novamente para dar uma olhada e comecei a assistir alguns desses animes para saber qual valeria a pena assistir até o final, e quais eu poderia eliminar por não se encaixar no conjunto de elementos que eu acho atraente. Entre eles estava um tal de Kyoukai no Kanata. Antes de começar a assistir, fui pesquisar sobre ele no Google, como de praxe, para ter uma noção básica da narrativa. Nesse sentido, o que vi me chamou muito a atenção. Geralmente, pesquiso sobre tudo, mas com Kyoukai no Kanata, só olhei as imagens.

Kyoukai no Kanata
©Kyoukai no Kanata

Um ponto que me chamou muito a atenção foi a animação, incrivelmente linda. Depois de pesquisar por mais alguns minutos, descobri que o estúdio responsável por Kyoukai no Kanata foi o Kyoto Animation. Agora tudo fazia sentido, este estúdio é muito bem avaliado por seus inúmeros trabalhos famosos, e uma característica forte deles é justamente a qualidade visual.

Por conseguinte, no tocante à história, digamos que pode ser taxada como “mais do mesmo”. Todavia, não digo isso em um sentido pejorativo, desdenhando da obra, mas sim apenas no que tange a abordar sobre uma temática que é bem trivial. Mas, afinal, Kyoukai no Kanata é bom?

Entendendo a narrativa de Kyoukai no Kanata

Kyoukai no Kanata
©Kyoukai no Kanata

A história de Kyoukai no Kanata se passa em um mundo onde seres sobrenaturais, que são conhecidos como “Youmu“, rondam o mundo humano. Esses seres místicos se escondem na fronteira entre o mundo humano e o mundo espiritual. Eles são divididos em categorias, onde existem os malignos e aqueles que não oferecem mal à humanidade.

É o caso do protagonista, Akihito Kanbara, que é um híbrido entre um Youmu e um humano. Algumas de suas habilidades são: curar-se rapidamente de qualquer ferimento e detectar a presença de outros Youmus. A narrativa começa a fluir de fato quando Akihito encontra uma garota chamada Mirai Kuriyama. Ela pertence a um clã de caçadores de Youmu conhecido como “Clã Nase“. Porém, Mirai é diferente dos outros membros do clã. A jovem possui a habilidade de manipular o seu próprio sangue como uma arma, geralmente no formato de uma espada.

© Kyoukai no Kanata
© Kyoukai no Kanata

A  relação entre os personagens principais

Além do mais, o começo da relação de Akihito e Mirai é bem conflitante, visto que ambos são inimigos mortais. Sendo assim, é comum nos primeiros episódios haverem algumas desavenças entre eles e até mesmo algumas batalhas valendo a vida. Contudo, à medida que a história avança, eles acabam desenvolvendo uma conexão especial e formam uma parceria improvável. Ademais, essa evolução da dinâmica entre os personagens é um dos aspectos mais cativantes da série.

A partir daí, a fórmula é bem parecida com animes como Kyoukai no Rinne e InuYasha, ambos da genial e incrível Rumiko Takahashi. Outro que também tem uma ideia parecida é Toilet-bound Hanako-kun. Claro que cada um possui suas peculiaridades, mas eu me refiro aqui à estrutura. Personagens que se encontram, descobrem seres sobrenaturais e se unem para derrotá-los. Em seguida, novos personagens aparecem e passam a compartilhar experiências.

© Beyond the Boundary
© Kyoukai no Kanata

Os pontos fortes de Kyoukai no Kanata

O anime é uma emocionante combinação de ação sobrenatural, drama, comédia e elementos românticos, com uma trama cativante e personagens carismáticos que enfrentam seus próprios dilemas pessoais e desafios ao longo da jornada. Como já supracitado, a tônica da obra está na animação, que é impecável.

Kyoukai no Kanata apresenta uma experiência visual impressionante, não apenas no tocante ao design dos personagens, que por si só já são bem atraentes, mas também, sobretudo, nas cenas de ação. A paleta de cores, a coreografia e os movimentos bem cadenciados oferecem uma experiência única para o telespectador. Quando eu comecei a assistir o primeiro episódio e a primeira cena de batalha aconteceu, o anime me comprou ali.

Ademais, a protagonista sofre um grande contraste entre ser “fodona” e, por outro lado, completamente estrambelhada. Esse aspecto cômico é muito bem feito. Nada ali parece forçado, é uma característica intrínseca da personagem que faz com que criemos uma conexão com ela. E isso é fundamental para comprarmos a ideia de uma história: compactuarmos com os personagens.

© Beyond the Boundary
© Beyond the Boundary

Finalizando as primeiras impressões do anime Kyoukai no Kanata

Curtinho, com apenas 12 episódios, Kyoukai no Kanata irá te cativar, tanto com sua animação bela, como também com seus personagens interessantes e com backgrounds profundos, como o caso da própria Mirai, que enfrenta uma batalha pessoal para poder seguir em frente. Em síntese, dê uma chance para Kyoukai no Kanata. É uma animação que vale a pena conhecer.

Por fim, e você, o que achou de Kyoukai no Kanata? Deixe nos comentários. Queremos saber a sua opinião.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.