Noragami: nem sempre o que é bom faz sucesso? Quais seriam, então, os requisitos para tornar um anime sucesso de venda e público?

Leticia Santana
(Redatora de Blog)
©Bones/Adachitoka

Título: Noragami
Título Alternativo: Noragami Aragoto
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Sobrenatural, Shounen
Estúdio: Bones
Número de episódios: 25 + 4 OVA
Estreia: 2015 | Temporada de Outono

Sabe aquele anime maravilhoso, super engraçado, cheio de ação; com personagens carismáticos, um enredo envolvente, e que você não vê a hora de uma nova temporada ser lançada? Pois é, esse é o caso de Noragami, tirando, é claro, a parte de um novo lançamento.

É um anime adaptado de mangá, escrito por Adachitoka, e conta com 18 volumes: publicados entre janeiro de 2011 a dezembro de 2017 pela editora Kodansha. A adaptação foi feita pelo estúdio Bones, e foi dirigida por Kotaro Tamura, contando com 25 episódios em sua totalidade, divididos em duas temporadas.

©Bones/Adachitoka

Conta a história de Yato, um deus fracassado, vestido em um moletom surrado, que mora nas ruas e sobrevive de pequenas oferendas oriundas de seus poucos adoradores. Devido a sua condição de extrema pobreza, Yato costuma ser menosprezado e, até mesmo, ridicularizado pelos outros deuses.

Um dia, ao realizar um de seus “trabalhos”, e, ao atravessar a rua descuidadamente, Yato acaba sendo salvo por Hiyori Iki, uma jovem estudante, que, ao salvar o desconhecido rapaz, coloca sua própria vida em risco; sendo atropelada em seu lugar. A garota sobrevive, contudo, a partir desse dia, transforma-se em uma meio-fantasma, ou seja, alguém com a capacidade de transitar através de dois mundos (vivos e mortos).

©Bones/Adachitoka

Após o incidente ocorrido, Yato passa a interagir com Hiyori, se comprometendo a ajudar a garota a voltar a sua normalidade, pois, devido o acidente, a jovem perde completamente o domínio sobre si mesma, tendo constantemente seu espírito separado do corpo.

Posteriormente, devido a necessidade de lutar constantemente contra espíritos impuros, Yato recruta Yukine, o fantasma não corrompido de um adolescente, tornando-o sua Regalia, ou seja, uma arma para defesa, ataque e exorcismo (ao tornar um espírito uma Regalia, o deus passa a ser seu mestre, atribuindo-lhe um nome póstumo, o qual, ao ser invocado pela divindade, transforma-o em uma arma de combate, como uma espada ou um revólver, por exemplo, mas com a capacidade de retornar à forma espiritual).

Principal referência de Noragami

©Bones/Adachitoka

A história se passa no Japão atual, e possui uma temática voltada para o sobrenatural. Nela, conhecemos várias divindades pertencentes ao Budismo, uma das religiões mais cultuadas no país.

Para aqueles que curtem cultura japonesa, apresenta-se um anime bastante atrativo, pois durante a obra, conhecemos um pouco mais sobre o lado místico do país; de maneira simples, e sem ser entediante. Ou seja, o anime consegue abordar o tema de forma bem-humorada, com a vantagem de que falar sobre assuntos relacionados ao sobrenatural, geralmente, cai facilmente no gosto popular.

Mas esse anime só envolve religiosidade, deuses e tal?

©Bones/Adachitoka

Não, apesar de pertencer ao gênero comédia, possui seu lado sério, e consegue repassar vários ensinamentos ao espectador; principalmente aos mais jovens, que, devido a pouca idade, são mais suscetíveis a pressão do cotidiano como: trabalho, dívidas, estudo, carreira profissional, dentre ouros.

A meu ver, uma das maiores lições de toda a obra, diz respeito ao aconselhamento de não se permitir ser consumido pelos desafios e dificuldades do dia a dia, além de enfrentar os problemas de frente, e, acima de tudo, valorizar a própria vida; já que o suicídio de jovens é um dos temas abordados dentro da animação. “Mesmo que seja difícil e doloroso, as pessoas têm que saber aproveitar o lado bom da vida”.

©Bones/Adachitoka

E claro, como não poderia deixar de mencionar, assim como todo bom Shounen, possui cenas de luta excepcionais: com muita ação, além de uma bela pitada de drama, e lógico, muito humor.

Então, com tantos pontos positivos, certamente, Noragami é um anime de muito sucesso. Certo?

©Bones/Adachitoka

Infelizmente, apesar de todos os pontos positivos listados acima, possui chances quase inexistentes de conseguir uma nova temporada, já que, apesar de ter uma ótima popularidade, não conseguiu apresentar um número satisfatório de vendas de Blu-ray e DVD nas duas primeiras temporadas. Dificultando, assim, o interesse da produtora em produzir uma continuação para a animação. O que é uma pena para os fãs da obra, pois material para ser adaptado não falta, já que o mangá foi finalizado em dezembro de 2017.

©Bones/Adachitoka

Por fim, é difícil acreditar que uma obra tão maravilhosa não tenha chance de ter a sua animação continuada. Demonstrando que nem sempre uma boa história; com um bom roteiro, personagens carismáticos e excelente adaptação de mangá, são sinônimos de sucesso. Lamentavelmente, não há uma explicação plausível para o porquê dessa obra não ter alcançado o sucesso esperado; e até mesmo merecido. Entretanto, como diz o velho ditado, “A esperança é a última que morre”, e, além disso, não se paga para sonhar, não é?


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.