Megami Ibunroku: Persona e o poder concedido pelo alter ego Mangá mostra que todo ser humano usa uma máscara para esconder uma parte de si mesmo

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
© Megami Ibunroku: Persona
© Megami Ibunroku: Persona

Megami Ibunroku: Persona é um mangá escrito e ilustrado por Shinshu Ueda. Completo em 8 volumes, a obra foi serializada entre os anos 1997-2000, ao todo, 45 capítulos foram publicados. A narrativa segue uma premissa intrigante, o foco está na maneira como os seres humanos negam, ou escondem, um lado de si mesmo envolto por um espectro enigmático, a obra tem como gêneros principais o mistério e o suspense.

Particularmente, eu sou fã de obras antigas, talvez por saudosismo ou pelo fato das histórias (nem todas) serem mais imersivas e bem construídas. No entanto, isso não quer dizer que obras contemporâneas não conseguem esse feito, muito pelo contrário, uma coisa não anula a outra. Ademais, outra característica que me chama muito a atenção são os traços. Os desenhos antigos são muito charmosos e tem aquele toque especial de nostalgia.

Uma brincadeira que acaba resultando em habilidades especiais

A introdução de Megami Ibunroku: Persona é simples e trivial, ambientado em uma escola, alguns alunos e mais um dia normal de aula. Porém, um dos personagens surge com uma lenda famosa chamada “Persona“. A história tem muito a ver com a “loira do banheiro”, no tocante ao ritual de dizer o nome dela três vezes na frente do espelho e esperar que ela apareça.

Essa tal Persona também é uma espécie de ritual. E claro que ninguém ali acreditaria que essa lenda fosse real. No final, eles acabam cedendo e aceitando realizar a cerimônia para encerrar de vez por todas aquele assunto. Porém, o que ninguém imaginava é que era real e funcionava.

© Megami Ibunroku: Persona
© Megami Ibunroku: Persona

Parecendo cair em um sono profundo, são levados a uma dimensão alternativa, onde conhecem um misterioso homem chamado Philemon. Essa é uma parte muito interessante e intrigante do mangá, afinal, quem era aquele homem e onde eles estavam. Pouco a pouco, a ferramenta do mistério é acionada e muitas perguntas vãos sendo levantadas, sem respostas, entretanto.

Philemon inicia um diálogo filosófico sobre os seres humanos, dizendo que todos utilizam máscaras para esconder uma parte de si mesmo. Essa discussão que a obra levanta é de suma importância, visto que é um recorte da realidade. Todavia, o que parecia ser algo mais voltado para a realidade, pé no chão, acaba distorcendo-se e tomando um viés divergente, seguindo para um lado fantasioso, mas a ideia é plantada.

© Megami Ibunroku: Persona
© Megami Ibunroku: Persona

O poder de Philemon para os jovens

Por fim, Philemon entrega uma habilidade especial para cada um dos jovens, a Persona. Um lado adormecido dentro de cada um, o alter ego. Aliás, outro ponto importante a respeito desse poder é que ele funciona de acordo com a personalidade de cada um. Se uma pessoa for boa, a Persona também será. Entretanto, se os sentimentos forem corrompidos, isso também surtirá um efeito negativo na Persona.

Finalmente, após receberem esta estranha habilidade, eles voltam para o mundo real. Este evento, ao mesmo tempo que revela muita coisa, também cria inúmeras incógnitas acerca do universo da obra, que devem ser elucidadas conforme o plot desenvolve-se.

O aspecto fantasioso de Megami Ibunroku: Persona

Foi supracitado que, inicialmente, o mangá tinha uma proposta mais pé no chão e realista, contudo, ele toma um rumo diferente. Não que isto seja algum ruim, o fato é que este novo rumo cria novos questionamentos acerca do que está acontecendo na história. Como por exemplo o surgimentos de monstros  e de um enorme campo de força que isola a cidade, são acontecimentos intempestivos e misteriosos.

Ademais, uma corporação chamada Sebec surge e aparenta ser a causa de todos os males. Não necessariamente a empresa, mas o presidente. Um homem que tem como objetivo o poder de controlar tudo e todos ao seu redor. E partir de uma ferramenta chamada D.V.A (dimensional variável acelerado) ele segue em busca de concretizar seus desejos.

© Persona
© Megami Ibunroku: Persona

Basicamente, esta ferramenta possibilita que uma matéria dentro de um espaço sofra alteração. Não há como saber exatamente como isso funciona, é preciso continuar lendo para descobrir exatamente as funcionalidades desse projeto. Todavia, algumas teorias levantadas dizem que o presidente desta instituição realiza diversos experimentos, o que justificaria as anomalias na cidade, como o campo de força e os monstros.

Por fim, a partir deste ponto, os jovens que acabaram de receber suas habilidades, as Personas, começam a combater esses monstros, a medida em que tentam entender e resolver todo o mistério que os circundam, relacionados à empresa Sebec e o misterioso sistema D.V.A. Inicia-se, então, uma jornada de muito suspense e mistério que vale a pena dar uma conferida.

Finalizando as primeiras impressões de Megami Ibunroku: Persona

Em conclusão, vale a pena dar uma chance para Megami Ibunroku: Persona. É um mangá com potencial. Os mistérios criados até então são suficientemente bons para manter o leitor até o final. Resta saber se as respostas serão satisfatórias. Contudo, dê uma chance para o mangá.

Gostou da recomendação de Megami Ibunroku: Persona? Deixe aí nos comentários o que você achou da história. Queremos saber sua opinião.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.