Preview: Fuuka Primeiras impressões de Fuuka

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
Fuuka
© Diomedéa

Fuuka

Gênero: Comédia , Drama , Ecchi , Musical , Romance

Direção: Keizo Kusakawa

Estúdio: Diomedéa

Estréia: 7 de janeiro de 2017

 

Sinopse

Haruna Yuu acabou de se mudar para a cidade e adora estar no Twitter. Yuu havia acabado de sair para comprar o jantar e acidentalmente ele esbarra em uma garota misteriosa que quebra seu telefone pensando que ele estava tentando tirar uma foto de sua calcinha. Em seu primeiro dia de aula, Yuu reencontra a garota que havia quebrado seu telefone. A garota se chama Akitsuki Fuuka e está vivendo um drama pessoal para descobrir o que ela quer fazer de sua vida. Como a nova vida de Yuu mudará ao conhecer essa garota?

História 8/10

Fuuka certamente não foi uma das adaptações mais aguardadas da atual temporada, tendo em vista grandes lançamentos como Yowamushi Pedal New Generation, Konosuba 2 e Ao no Exorcist: Kyoto Fujouou-hen, porém, por se tratar da terceira obra de Kouji Seo, mesmo autor de Suzuka e Kimi no Iru Machi, era óbvio que poderíamos esperar por um enredo interessante e cativante. Com 12 volumes compilados lançados até o momento, o mangá de Fuuka está entre os mais bem avaliados do gênero e provavelmente irá ganhar ainda mais adeptos após o lançamento da animação.

Antes de começar a assistir o anime decidi não realizar pesquisas preliminares sobre a obra, justamente para não criar “pré-conceitos” sobre a mesma. Fui de mente aberta para poder fazer uma análise sem levar em consideração opiniões alheias ou efetuar comparações com o mangá. E assim foi feito.

O anime começa em um ritmo bem lento, apresentando um protagonista atual e que, certamente, o público jovem irá se enxergar nele. Haruna Yuu é um típico rapaz viciado em redes sociais, o Twitter, para ser mais exato, e que, apesar de ser muito comunicativo na rede, não possui as mesmas características no mundo real. Sempre andando de cabeça baixa e olhando para o celular, em um belo dia ele esbarra na jovem Akitsuki Fuuka e a partir daí a história se inicia.

No decorrer do primeiro episódio poucas coisas realmente relevantes acontecem. É um típico episódio de apresentação de personagens, ambientando o protagonista em sua nova vida em Tokyo, a escola e algumas breves menções sobre o passado de Yuu. Além disso, podemos perceber como é a garota que dá nome ao anime, Fuuka. Os cabelos curtos e em cor azul, além dos fones de ouvido sempre presentes, deixam claro o amor de Fuuka com a música e seu estilo único de destaque, porém, por ela ser filha de um medalhista olímpico, existem muitas expectativas sobre seu futuro.

Os pontos positivos do anime estão em seu enredo interessante e os protagonistas muito realistas. Yuu é um rapaz muito real, além disso, a protagonista é divertida e tem uma personalidade forte. Por se tratar de um anime com foco nas relações humanas tendo a música como norte, a animação tem tudo para ser um dos grandes sucessos da temporada. Particularmente fiquei bem empolgado com o início da série e estou disposto a assistir até o fim. Acredito fortemente que o anime entregará bons momentos para os expectadores, mesmo com alguns pontos negativos em outros aspectos.

 

Arte 7/10

Apesar de ter uma história bem desenvolvida, a arte do anime deixou a desejar em diversos momentos. A começar pela abertura, que apresenta vários personagens tocando instrumentos musicais. Sei que é muito difícil e praticamente impossível desenvolver uma arte muito fiel em personagens que tocam musicas, principalmente com o baixo valor investido em obras regulares desse gênero, contudo, ao menos para mim, a sensação de ver os músicos efetuando apenas dois ou três movimentos ao tocar seus instrumentos é horrível. Além disso, os personagens de plano de fundo são pouco expressivos e por vezes distorcidos.

As falas estão razoavelmente bem feitas e os efeitos de câmera estão bons. Dá para perceber os detalhes do ambiente em algumas situações, contudo, na escola, a arte é muito padrão, pouco original e não chama a atenção. Sei que não se pode efetuar grandes mudanças em ambientes genéricos como escolas, mas convenhamos que ambientalizar com uma árvore, por exemplo, que pelo menos se mova (as folhas, é claro), dando a sensação de que existe vento no ambiente, é bem melhor. Não?

Outro aspecto que me incomoda um pouco, e me fez tirar pontos neste quesito foi o fato do cabelo curto da protagonista feminina. Por quê? Simples. Porque praticamente todas as personagens nos animes que são boas em esportes ou qualquer outra atividade física possuem essa característica. O problema nem é o tamanho do cabelo em si, mas a falta de originalidade. E ao menos para mim, uma arte conceitual bem desenvolvida tem que levar em consideração estes detalhes. Não gosto de padrões genéricos para conceituação de determinadas características. Mas no geral, existe sim uma arte legal e que não compromete a visualização.

Trilha Sonora 7/10

Fuuka é um anime do gênero musical, contudo, no primeiro episódio esse foi um aspecto pouco explorado. E isso se estendeu até o segundo episódio. Até o momento apenas sabe-se que Fuuka gosta muito de música e que Yuu já pensou, um dia, em se tornar um grande baixista, revelação feita também no segundo episódio.

A trilha sonora média, ou seja, a que é aplicada em planos de fundo ou na aparição de determinados personagens, é bem genérica. Nada que chamasse atenção neste quesito, além disso, a abertura também não é tão envolvente quanto poderia ser. Porém, apesar de tudo, o anime tem potencial para surpreender na trilha sonora, mas acredito que isso só deva acontecer lá pela metade da temporada. Já o encerramento, é o que tem de melhor até o momento e provavelmente é o som mais agradável que você escutará por enquanto.

Personagens 9/10

Os personagens principais são muito interessantes. Como já mencionei em outros momentos, Yuu é um jovem típico dos tempos atuais, principalmente por ser vidrado em redes sociais. Apesar de tímido na vida real, ele é muito gentil com os que ele gosta, além de muito atencioso. É um protagonista que tem muito a crescer com o passar dos episódios e pode sim cativar muitos fãs.

Já Fuuka, é uma personagem que, além de muito bonita, desde o início se destaca tanto por sua voz quanto por suas ações. É uma típica artista. Como foi dito no início do preview, eu me abstive de quaisquer pesquisas prévias sobre a obra, então só descobri que era de gênero musical quando comecei a assistir, mas, curiosamente, logo no início da série eu já imaginava ela como uma espécie de idol. Ou seja, é uma protagonista que entrega o que promete e tem tudo para criar uma boa base de fãs.

Conclusão

Fuuta é um bom anime e, apesar de ter um início bem morno, deve atingir as expectativas dos que assistirem a obra até o final. É claro que essa primeira temporada não irá concluir a série, até por ela ainda estar em produção, mas os protagonistas são realmente cativantes, e somando ao fato de que terão músicas exclusivas, a animação tem tudo para render bons lucros aos produtores e quiçá garantir uma segunda temporada já nas próximas estações. Eu particularmente irei assistir até o fim. Aos que ainda estão em dúvidas sobre assistir ou não, peço para que dêem uma oportunidade para Fuuta, vocês podem ter boas surpresas e se emocionar com mais esta obra de Kouji Seo.

 

Nota final: 8!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.