Preview: Just Because! Primeiras impressões do anime Just Because!

Hiago Delchiaro
(Revisor de Blog)
@Hiagodel

Just Because!

Gênero:  Drama, Romance, Escola

Direção: Atsushi Kobayashi

Estúdio: Pine Jam

Estreia: 05/10/2017

 

 

 

Sinopse:

É o final do segundo semestre do terceiro ano do colegial. Quatro alunos estão perto de se graduar e terminar o ensino médio, porém, eles não esperavam a chegada de um novo aluno transferido… Eles logo percebem que se trata de um antigo amigo, que chegou para junta-los e dar um novo ânimo à monótona vida de um estudante.

 

O primeiro episódio de Just Because! causou boas primeiras impressões, isso porque o anime deu a entender que irá retratar muito bem a complicada vida de um vestibulando, isto é, podemos perceber que estes jovens já estão deixando clubes extracurriculares, esportes, bandas e de sair com amigos para focar nos estudos, além disso, pode-se observar que a vida de alguns está demasiadamente cansativa devido à grande pressão que recai sobre esses alunos no final do ensino médio (por vivência própria, afirmo que essa fase pré-vestibular é HORRÍVEL). O drama base do anime começou a ser formado com a introdução de algumas personagens que parecem ser mais relevantes na animação, são elas:

  • Eita Izumi, protagonista transferido para sua nova escola que começa a restabelecer antigos laços.
  • Youto “Haruto” Souma, velho amigo de Eita e jogador de beisebol, ele irá trabalhar ao terminar o colégio.
  • Mio Natsume, passa bastante tempo estudando para vestibular, apesar de ainda não ter grande desenvolvimento na obra, parece que terá uma forte relação com o protagonista.
  • Ena Komiya, está lutando para não deixar o clube de fotografia acabar.
  • Hatsuki Morikawa, participa da banda, personagem ainda pouco desenvolvida.

A relação mais trabalhada nesse episódio inicial, sem dúvida, foi a do Eita com seu amigo Haruto, onde em um treinamento de lançamento de beisebol podemos ver, através de flashbacks, que tinham uma forte amizade perdida com o afastamento deles por causa da mudança de Izumi. Neste diálogo, fica claro que o protagonista perdeu uma “motivação” que tinha quando era mais novo (principalmente pelo beisebol), todavia, Youto começa a acordar o “monstro dos lançamentos”, mostrando que Eita ainda tem muito a mostrar para nós.  Mas afinal, oque podemos entender primeiramente com essa cena e outras não abordadas neste artigo?

Ao que me parece, o anime trabalhará com um fator psicológico dessas personagens, seus conflitos internos e suas relações dentro desse grupo, abordando tristeza e ansiedade, felicidade e amor, ou seja, será trabalhado o redemoinho de emoções e incertezas que existem na cabeça de um jovem de 17 – 18 anos. Falando em amor… Ao que tudo indica teremos romance entre as personagens principais, nada muito claro ainda, mas não há sombra de dúvidas que Haruto estava indo se declarar para uma menina da banda (cof cof! Hatsuki? cof cof!) e Eita aparenta ter algum tipo de sentimento mais intenso por Natsume (uma coisa é certa, mal começou o anime mas eu já shipo esses dois hahaha).

Mudando um pouco de assunto, irei comentar sobre a parte técnica de Just Because!, melhor dizendo, vamos falar da qualidade de imagem e da trilha sonora, respectivamente. O visual do anime, desenho das personagens e ambientação não estão ruins, ou ainda, estão muito bons, mas não ótimos (já vi melhores por ai), daria uma nota de 8/10 para a versão em HD. A trilha sonora, por outro lado, deste os primeiros minutos da animação me cativou, as músicas ilustraram muito bem oque as cenas queriam passar para o espectador. Irei mencionar duas partes específicas que eu achei a trilha sonora bastante boas: Os minutos iniciais do anime que mostra o dia-a-dia dos jovens da cidade, juntamente com uma melodia melancólica que passa o clima de inverno mesclado com o pesar da responsabilidade da transição da adolescência para a fase adulta. Além desta, o treinamento de lançamento entre Eita e Haruto é enriquecido com uma música tocada pela banda da escola (evitando o máximo de spoilers, pois esta cena teve grande importância neste primeiro episódio) que afetará as personagens presentes de diferentes modos.

Expectativas:

Como dito anteriormente, Just Because! aparenta ser um anime sobre a transição desse grupo de amigos da adolescência para a fase adulta, trabalhando o psicológico interno das personagens e suas relações entre si, sendo assim, espero encontrar nesse anime romance e drama que envolvam tristeza, superação e alegria… Só não sabem se isso realmente ocorrerá para satisfazer nossos anseios por relacionamentos bem sucedidos, ou se teremos um choque com a realidade desses nosso peculiar mundo e tudo cairá por água abaixo… Só nos resta seguir acompanhando Just Because!

Nota: 4/5

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.