Primeiras Impressões: NieR: Automata Ver1.1a O melhor Anime baseado em jogos da atualidade

EcchiSenshi
(Redator)
@EcchiSenshin

 

© NieR: Automata Ver1.1a
©NieR:Automata Ver1.1a

Ficha Técnica –  NieR: Automata Ver1.1a

Gênero: Ação, Ficção Científica, Fantasia
Estúdio: 
A1 Pictures
Origem: Game
Data de estreia: 
7 de janeiro

 NieR: Automata Ver1.1a finalmente estreou com um episódio espetacular, deixando os fãs de anime e os fanáticos por videogames originais imensamente empolgados. Confesso que o hype ainda estava maior por que eu sabia que a cantora Aimer estava na música tema de abertura, “Escalate”, e Amazarashi cantou a música tema de encerramento, “Antinomy”. O primeiro episódio correspondeu às expectativas dos fãs de todas as formas possíveis, incluindo qualidade de produção, efeitos sonoros e design de personagens, tá certo que o CGI deixou um pouco a desejar, mas mesmo assim, isso não impediu o sucesso da estreia. Antes de começar a revisão propriamente dita, devo observar que se você é alguém que não assistiu o episódio, corre, por que aqui tem spoilers, devo lembrar também que minhas avaliações se originarão exclusivamente de meus sentimentos pessoais como fã. Portanto, pode ser que você discorde muito comigo, principalmente se você odeia muito CGI, como eu jogo muitos games com este estilo de animação, eu acabo ignorando alguns pontos e até gostando. Com toda a honestidade, eu estava com muita expectativa de escrever sobre este primeiro episódio, porque a grande maioria é uma adaptação direta do game de NieR:Automata, no entanto, o monólogo de abertura e os visuais diferem significativamente. Exemplo no jogo, 2B declara de formas diferentes sobre seus sentimentos em relação a sua missão e a humanidade. Não vou citar as diferenças por que quero falar hoje apenas do anime, mas se você quiser saber mais destas diferenças entre as duas mídias, diga nos comentários ou nas redes sociais, que eu irei fazer um artigo somente destas pequenas diferenças.

NieR:Automata Ver1.1a
©NieR:Automata Ver1.1a

A única diferença que quero citar é o tom e tema em específico, eles não coincidem entre os do game e o do episódio de estreia, pois na estreia do anime é imensamente mais sombrio em comparação com o game, que irradia agressividade e cinismo. Ambas as passagens são indubitavelmente existenciais, mas abordam a amplitude de tudo de uma maneira totalmente diferente. Provavelmente vale a pena manter essas citações de abertura em mente enquanto mergulhamos mais fundo no anime, pois estou confiante de que os eventos narrativos divergirão em algum momento. Depois disso, o resto do episódio se passa exatamente como a introdução do jogo, com 2B caindo de seu mech e lutando contra a arma da classe Golias.

NieR:Automata Ver1.1a
©NieR:Automata Ver1.1a

Além disso, há cortes na perspectiva de 9S, provavelmente implicando que o anime adaptará simultaneamente as rotas de 2B e 9S do jogo para evitar a recauchutagem de terreno idêntico, um ponto interessante a citar é a animação de batalha que foi em CGI, e as cenas ecchi totalmente iguais as do game. Devo também observar o Puppet Play que ocorreu no final do episódio, compreendendo uma esquete cômica com 2B e 9S enquanto eles apresentavam os tipos de androides presentes em sua organização, YoRHa. Estou ansioso para ver mais desses segmentos cativantes, o restante do episódio não vou citar muito por que foram de acordo com a ideia do game e anime. Batalhas, boa animação e um pequeno ecchi para os fãs que gostam, e quem assistiu já sabe, e quem ainda não assistiu e chegou até aqui, esta perdendo tempo, vai lá assistir.

© NieR: Automata Ver1.1a
©NieR:Automata Ver1.1a

Produção:

A série está sendo dirigida por Ryouji Masuyama (Blend S, Darling in the FranXX, Inou-Battle wa Nichijou-kei no Naka de) na A-1 PicturesRyouji Masuyama também está participando do processo de composição da série ao lado de Yoko Taro (Yoshinoya Kyoudai, SINoALICE, Kimi Shi ni Tamou Koto Nakare). Jun Nakai (Re:CREATORS, Gate: Jieitai Kanochi nite, Kaku Tatakaeri, Gin no Saji) é responsável pelo design de personagens e também atua como diretor de animação. A trilha sonora será fornecida pelo compositor MONACA (Shangri-La Frontier, Summer Time Render, Aharen-san wa Hakarenai). A produção do jogo começou em 2014, com o criador da série Yoko Taro, o produtor Yosuke Saito e o compositor principal Keiichi Okabe retornando aos seus respectivos papéis, e o artista Akihiko Yoshida assumindo o design de personagens.

NieR:Automata Ver1.1a
©NieR:Automata Ver1.1a

O objetivo era tornar um jogo Nier fiel ao espírito do original e, ao mesmo tempo, criar um sistema de combate melhor. Como um projeto totalmente novo para a Platinum Games, sua equipe enfrentou vários desafios no desenvolvimento da jogabilidade e do ambiente de mundo aberto. A história, escrita por Yoko, faz referência a várias filosofias e explora temas como a busca de valor na vida e os motivos pelos quais as pessoas matam. O game foi elogiado por sua história e temas, jogabilidade e música. Algumas questões visuais e técnicas foram criticadas. A versão para PC teve uma resposta mista devido a problemas técnicos que não foram oficialmente corrigidos no lançamento. Um patch oficial lançado em 2021 corrigiu parte desses problemas. As vendas superaram as expectativas em julho de 2021, o jogo havia vendido mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo.

Sinopse:

NieR: Automata conta a história dos andróides 2B, 9S e A2 e sua batalha para recuperar a distopia da humanidade, invadida por máquinas poderosas. A humanidade foi expulsa da Terra por seres mecânicos de outro mundo. Em um último esforço para recuperar o planeta, a resistência humana envia uma força de soldados andróides para destruir os invasores. Agora, a guerra entre as máquinas e os andróides continua… Uma guerra que em breve poderá revelar uma verdade do mundo há muito esquecida.

© NieR: Automata Ver1.1a
© NieR:Automata Ver1.1a

Expectativas:

Gostei deste episódio de estreia, como alguém que jogou o jogo, meu hype estava imenso, eu sempre quis ver este jogo e minha waifu de jogos preferida, animados. E com a proximidade da adaptação, já estava ficando cada vez mais emocionante a cada trailer novo de personagem. Minha expectativa sobre os próximos episódios são bem grandes, até por que posso imaginar como alguns detalhes do game serão adaptados. De cara  posso dizer que foi a melhor estreia de um anime baseado em um game, superou todos os outros na minha opinião, mas claro, se você discorda eu gostaria de também ouvir sua opinião, então deixe aqui ou em nossas redes sociais, principalmente no Twitter, eu respondo todos por lá.

Nota: 4,9/5,0


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.