PRIMEIRAS IMPRESSÕES: SHOKUGEKI NO SOUMA SAN NO SARA Minhas primeiras impressões da 3° temporada de Shokugeki no Souma

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
Shokugeki
© J. C. Staff

SHOKUGEKI NO SOUMA: SAN NO SARA

Gênero:  Escolar, Ecchi

Direção: Yoshitomo Yonetani

Estúdio: J.C Staff

Estreia: 03/10/2017

Sinopse:  “O anime gira em torno de Yukihira Soma, um estudante do ensino médio que está determinado a superar seu pai nas habilidades culinárias. Um dia, seu pai decide fechar o restaurante de sua família e aprimorar suas habilidades culinárias na Europa. Antes de partir, porém, ele matricula Soma em um instituto gastronômico de elite extremamente difícil de entrar e com taxa de formandos de apenas 10%. Será que Soma vai conseguir melhorar suas habilidades culinárias? Ou será que a cozinha vai se revelar quente demais para ele?”

© J. C. Staff

Logo de início temos Souma e Megumin conversando acerca do encontro que os finalistas da eleição de outono tiveram no dia anterior com os recém-apresentados membros da elite dos dez da Tootsuki. Sem rodeios e para a surpresa de todos ao redor, Souma desafia os membros da elite do colégio para um shokugeki, na esperança de se tornar um membro do seleto grupo de alunos do colégio. Após esses acontecimentos, tivemos a apresentação do Festival do Colégio Tootsuki, um evento anual que marca o fim do outono, onde os alunos se dividem em 3 áreas dos colégios para vender comida, sendo que cada área é dividida pelo preço de venda da comida.

É perceptível que a intenção do flashback inserido na conversa entre Megumin e Souma era conectar o episódio com o OVA que foi lançado em maio deste ano, onde, de forma mais detalhada, foi exposto o encontro dos estudantes do 1° ano com o conselho de alunos da Tootsuki.  A partir do momento em que Kuga Terunori, dono do 8° assento da elite, começa a falar, fica evidente que ele seria o primeiro obstáculo de Souma nesta temporada, haja vista que o mesmo foi o único a citar a possibilidade de aceitar um shokugeki, na condição de que um dos membros do 1° ano mostre que é capaz de vencê-lo em algo relacionado a comida.

Já o festival do colégio, não é nada mais que um campo de batalha para Yukihira conseguir provar o seu valor e assim tentar conquistar a oportunidade de disputar um assento. O festival como um todo é bem apresentado, explicitando a divisão das áreas por preço de comida e o fato de receber mais de 500 mil pessoas por ano, o que acaba por dar uma relevância maior ao evento, e, consequentemente, ao duelo pessoal entre Souma e Kuga.

Não podemos deixar de citar a evolução de Erina e sua atitude para com Souma, onde a mesma está diferente em comparação às temporadas anteriores. Tal fato leva a crer que a mesma está começando a reconhecer as habilidades de Souma após os resultados alcançados por este na eleição de outono. Cabe ressaltar que tais atitudes dela são importantes para o futuro da personagem, tendo em vista que os tanto os previews lançados, quanto a própria abertura do anime, provam que ela será uma personagem de grande destaque nesse outono.

© J. C. Staff

Por fim, não há como não louvar a coragem de Souma ao escolher sua localização no festival e seu tema culinário para o evento, afinal, não existe escolha mais ilógica do que optar por uma barraca na frente de um membro da elite dos dez, e, para completar, escolhendo o mesmo tema culinário que este, o qual no caso de Kuga é comida chinesa. Resta acompanhar para ver como nosso herói irá se sair diante das desvantagens, ainda mais no risco de que caso sua barraca não lucre, o mesmo acabe por ser expulso do colégio.

Quanto aos quesitos técnicos não há muito o que se falar, a animação não teve mudanças significativas em comparação às temporadas anterior e o mesmo vale para a trilha sonora. A abertura do anime é boa, mas não conseguiu me cativar o suficiente para eu pensar ”Uau, preciso baixar essa música agora!”.

 

Expectativa:

Para um episódio de cunho introdutório ele foi bom, conseguiu passar de forma clara o que o primeiro arco da temporada irá trazer para o espectador. O que espero do próximo episódio é que haja um bom desenvolvimento na disputa entre Souma e Kuga.

Nota: 4/5

 

 

 


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.