Primeiras Impressões – Breakers Abra a porta para o seu verdadeiro potencial!

André Nunes
(redator de noticias)
Breakers
© Breakers

Ficha Técnica – Breakers

Gênero: Esporte
Estúdio: Albacrow
Produtores: NHK
Baseado em: Original
Data de estreia: 07/01/2020

Quais são as suas limitações? São elas que te definem? Até onde o que você não consegue fazer te trava em seu lugar e até onde te faz tentar com mais vontade? São algumas dessas questões que o jovem Kai deve lidar ao ser apresentado ao mundo do basquete sobre cadeiras de rodas durante o primeiro episódio do anime de esportes, Breakers.

Breakers
© Breakers

Sinopse:

O anime é centrado em para-atletas, que conhecerão um cientista esportivo renomado chamado Ren Narita. O anime terá quatro histórias sobre quatro esportes diferentes: basquete em cadeira de rodas, atletismo e salto em altura, goalball e natação paralímpica.

Breakers
© Breakers

Expectativas:

Toda temporada traz sua cota de battle shonen, isekai, ero-comedies e tantas outras fórmulas que conhecemos de trás para frente. Breakers vem ajudando a cobrir a cota de animes de esporte. Superação, esforço e trabalho em equipe certamente serão temas abordados na série, mas tudo isso sob uma nova perspectiva, os esportes paralímpicos. Perspectiva essa que, se não inovadora, é ao menos pouco explorada.

No entanto, o que mais chama atenção neste primeiro episódio é a visão positiva sobre o tema. No lugar de se focar nas dificuldades desses atletas, o anime busca focar em como a força de vontade extrema que essas pessoas possuem é combustível inesgotável para superar qualquer barreira, transformado-as em quase super-heróis aos olhos do excêntrico cientista, Ren Narita. Um pouco piegas, mas talvez necessário. Afinal parte do papel da cultura pop é inclusão social e abrir nossos olhos para as possibilidades.

Este primeiro episódio se foca principalmente em nos apresentar alguns dos personagens a serem trabalhados na série, mas principalmente a visão de Narita sobre o potencial das pessoas que se esforçam para superar suas limitações e como ele deseja ajudá-las a alcançar seu potencial. O anime tem um design que acentua a ideia de leveza e positividade em relação ao tema. Pontuado pela música de abertura que joga a nossa energia no teto.

Um anime leve e alegre, Breakers, vai surpreender muita gente. Assim como me surpreendeu.

PS: Para que quiser uma abordagem mais séria sobre o tema, indico o mangá REAL de Takehiko Inoue, o mesmo autor de Slam Dunk.

Nota: 4/5 – Divertido

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
giovanna braga de luna Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
giovanna braga de luna
Visitante
giovanna braga de luna

eu adorei todo mundo devia assistir