Primeiras Impressões – Breakers Abra a porta para o seu verdadeiro potencial!

André Nunes
(redator de noticias)
Breakers
© Breakers

Ficha Técnica – Breakers

Gênero: Esporte
Estúdio: Albacrow
Produtores: NHK
Baseado em: Original
Data de estreia: 07/01/2020

Quais são as suas limitações? São elas que te definem? Até onde o que você não consegue fazer te trava em seu lugar e até onde te faz tentar com mais vontade? São algumas dessas questões que o jovem Kai deve lidar ao ser apresentado ao mundo do basquete sobre cadeiras de rodas durante o primeiro episódio do anime de esportes, Breakers.

Breakers
© Breakers

Sinopse:

O anime é centrado em para-atletas, que conhecerão um cientista esportivo renomado chamado Ren Narita. O anime terá quatro histórias sobre quatro esportes diferentes: basquete em cadeira de rodas, atletismo e salto em altura, goalball e natação paralímpica.

Breakers
© Breakers

Expectativas:

Toda temporada traz sua cota de battle shonen, isekai, ero-comedies e tantas outras fórmulas que conhecemos de trás para frente. Breakers vem ajudando a cobrir a cota de animes de esporte. Superação, esforço e trabalho em equipe certamente serão temas abordados na série, mas tudo isso sob uma nova perspectiva, os esportes paralímpicos. Perspectiva essa que, se não inovadora, é ao menos pouco explorada.

No entanto, o que mais chama atenção neste primeiro episódio é a visão positiva sobre o tema. No lugar de se focar nas dificuldades desses atletas, o anime busca focar em como a força de vontade extrema que essas pessoas possuem é combustível inesgotável para superar qualquer barreira, transformado-as em quase super-heróis aos olhos do excêntrico cientista, Ren Narita. Um pouco piegas, mas talvez necessário. Afinal parte do papel da cultura pop é inclusão social e abrir nossos olhos para as possibilidades.

Este primeiro episódio se foca principalmente em nos apresentar alguns dos personagens a serem trabalhados na série, mas principalmente a visão de Narita sobre o potencial das pessoas que se esforçam para superar suas limitações e como ele deseja ajudá-las a alcançar seu potencial. O anime tem um design que acentua a ideia de leveza e positividade em relação ao tema. Pontuado pela música de abertura que joga a nossa energia no teto.

Um anime leve e alegre, Breakers, vai surpreender muita gente. Assim como me surpreendeu.

PS: Para que quiser uma abordagem mais séria sobre o tema, indico o mangá REAL de Takehiko Inoue, o mesmo autor de Slam Dunk.

Nota: 4/5 – Divertido


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.