Primeiras Impressões: Hataraku Saibou!! 2 As células mais famosas e queridas estão de volta neste anime de extrema criatividade.

Pires94
(redator de noticias)
Hataraku Saibou!!
© Hataraku Saibou!!

Ficha Técnica –  Hataraku Saibou!!

Gênero: Comédia, Shounen

Estúdio: David Production

Origem: Mangá

Data de Estreia: 09/01/2021 (Japão)

2021, o ano das continuações está no ar!! E o anime que nos fez “shippar” células também… para nossa felicidade!!

Foi entre arranhões, vírus influenza, célula cancerígena, alergias, gripes, intoxicação, entre outros ataques que a primeira temporada de Cells at Work chegou ao seu fim. Porém, o “pulso ainda pulsa”… as células continuam trabalhando a todo vapor nesta segunda temporada… a qual será composta inclusive por duas séries Hataraku… uma é spin-off (CODE BLACK), sobre a qual falaremos posteriormente, e a segunda temporada (!!).

Cells at Work sem dúvidas foi uma das melhores séries lançadas na temporada de verão de 2018. Com uma temática diferenciada, educativa e tratando de forma bem humorada, a obra traz para o lúdico o trabalho real das células no organismo humano. Destaca a essencialidade de maneira geral. A genialidade de Cells At Work é realmente impressionante. Durante o anime, a grande maioria dos sistemas do corpo humano são retratados: digestivo, nervoso, imunológico, pulmonar, entre outros.

Em Hataraku o organismo humano é representado como se fosse uma grande empresa, com os mais diversos níveis hierárquicos. As células T. Auxiliares, por exemplo funcionam como comandantes que elaboram estratégias de combate contra os inimigos. Já o “chão de fábrica”, o pessoal que faz o trabalho pesado seriam principalmente os glóbulos.

Talvez o mais atrativo do anime seja nos instigar automaticamente a conjecturarmos tudo o que acontece na telinha como se fosse real… Já imaginou tanta ação “correndo nas veias” da mesma forma?? Seria bem louco..

Diferenças da primeira para a segunda temporada?? Basicamente nenhuma em termos de contexto, tipo de desenho, elementos, entre outros. Além disso, ainda carrega o mesmo nível de ação e comédia.

Algumas coisas não mudaram – Plaquetinhas fofas como sempre, os complexos domiciliares continuam da mesma forma, os neutrófilos estão sempre com muita energia, aparecem logo de cara exterminando germes e manchando suas roupas de sangue, os glóbulos vermelhos continuam em grande número andando “pra lá e pra cá” realizando seus respectivos papéis de transporte (inclusive a adorável cabeça oca e, sem muito senso de direção, Sekkekkyuu AE3803).

Nas horas de maior necessidade, o protagonista principal, neutrófilo, sempre aparece como socorro. As apresentações de cada célula nova são realizadas explicando de forma detalhada o que representam. O anime do início ao fim conta com explicações muito bem elaboradas de cada funcionalidade.

Além disso, a grata notícia é que a minha personagem favorita, a doce porém sanguinária Macrófago, a “tia do jardim de infância” dos glóbulos vermelhos na medula óssea ainda marca presença. Assim como as Killer T. Cell, a “tropa de elite” das células, se é que pode-se dizer assim.

Novos personagens e novo episódio: O primeiro episódio da segunda temporada de Hataraku Saibou!! 2 carrega o título de “Bump” (colisão). O início do episódio basicamente gira em torno de uma cena inusitada onde uma das plaquetas perdidas (novo personagem apelidado como Backward Cap) presencia contra sua vontade a cena do glóbulo branco exterminando um germe. O neutrófilo até então não tinha conhecimento da presença do personagem, ele então se desculpa com Backward Cap por tê-lo espantado. Conversa vai, conversa vem, Backward Cap acaba se abrindo com o glóbulo branco. Pelo visto, ele é tão desastrado quanto à protagonista glóbulo vermelho. Porém, apesar disso, Backward simplesmente tem o sonho de se tornar mais forte carregando o dobro de carga normal de fatores de coagulação. Tudo isso se deve a uma espécie de trauma que ele carrega em razão de uma terceira personagem, no caso da tirana Mestre M (outra nova personagem), uma megacariócito, “célula que produz plaquetas, a maior de todas as células da medula óssea”. Contudo, Backward Cap acaba ficando ao lado do neutrófilo. Mal sabem eles o que estaria prestes a ocorrer mais tarde…

Após tudo parecer finalmente resolvido, e estar pacificamente bem, repentinamente inicia-se o caos…  Os efeitos da colisão começam… No caso, esta é simulada como uma espécie de “protusão em forma de caroço causada por inchaço e sangramento na parte externa do crânio”. O que se deve fazer agora é parar o sangramento interno. Apesar de os neutrófilos não terem tal capacidade, sobra para as plaquetinhas desastradas salvarem o dia. Mas, não para por aí, só para dificultar, a área atingida é grande demais o que deixa a coagulação bem mais complexa, necessitando mais do que nunca do trabalho em equipe. O problema é que a esse ponto as plaquetas já estão desesperadas e desesperançosas… Até que pra surpresa de todos, temos novamente o retorno de uma das personagens, a megacariócito!!

De início, não parece que a personagem está muito interessada em resolver o problema, mas sim em apenas dar bronca nas plaquetas. Porém, um plano B surge, a megacariócito tem uma carta na manga… Ela consegue resgatar a força de vontade e auto-confiança das plaquetas simplesmente instigando-as a conseguirem uma medalha de ouro… Ou seja, a “grosso modo”, subornando-as.

O episódio então, chega ao seu fim… Subornadas ou não, a verdade é que a missão foi concluída com sucesso!!! Tudo acaba bem, e todas as plaquetas foram premiadas com uma medalha de ouro!!

Hataraku Saibou!!
© Hataraku Saibou!!

Sinopse:

“Dentro do corpo humano, cerca de 37,2 trilhões de células trabalham energeticamente 24 horas por dia e 365 dias por ano. Recém-saída do treinamento, a alegre e um tanto cabeçuda Sekkekkyuu AE3803 está pronto para assumir a tarefa tão importante de transportar oxigênio. Como de costume, o Hakkekkyuu U-1146 está trabalhando duro, patrulhando e eliminando bactérias estranhas que buscam fazer do corpo seu novo covil. Em outros lugares, pequenas plaquetas se alinham para um novo projeto de construção.

Lidando com feridas e alergias, perdendo-se no caminho para os pulmões e brigando com tipos de células semelhantes, a vida diária das células é sempre agitada, pois trabalham juntas para manter o corpo saudável!”

Hataraku Saibou!!
© Hataraku Saibou!!

Expectativas: 

São ótimas… Apesar de Hataraku talvez não ser a continuação mais esperada desta temporada, no entanto, sem dúvidas é uma série renomada, diferenciada, que conta com um excelente desenvolvimento. O autor não inventou muito até o momento, não mudou a essência da série. Pode não parecer mas, muitas vezes isso acontece e provoca um efeito prejudicial. Além disso, se formos levar em consideração o atual contexto pandêmico pelo qual o mundo vive, acredito que a obra se encaixa perfeitamente (quem sabe vem um episódio a respeito por aí…). Tal fator poderia inclusive servir de impulso para o “hype” de Cells at Work.

Nota: 4,5/5,0

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments