Gênero: Ficção Científica, Drama Estúdio: Bellnox Films Origem: Mangá Data de estreia: 6 de janeiro de 2026
Darwin Jihen era um dos animes desta temporada atual que eu estava muito ansioso para assistir. Desde o anúncio, o anime chamou a minha atenção. E não foi somente pela premissa interessante, inclinada a um viés mais crítico e reflexivo, mas, principalmente, por eu já ter lido o mangá.
Foi por volta de 2022 que a Panini anunciou que iria publicar o mangá Darwin Jihen aqui no Brasil. Fui atrás e me deparei com essa história maluca de um híbrido entre humano e chimpanzé, o tal “humanzé”.
Fica claro, logo nas primeiras páginas do mangá e, agora, no primeiro episódio, que se trata de uma narrativa de cunho mais reflexivo, voltada a apresentar um drama sobre a vida do protagonista e as implicações sociais de sua existência.
A Aliança para a Libertação Animal (ALA), um grupo ecoterrorista, resgata uma chimpanzé grávida de um laboratório — mas o animal dá à luz Charlie, um híbrido humano-chimpanzé. Quinze anos depois, criado por pais humanos, ele vai à escola e faz amizade com Lucy, enquanto a ALA radicalizada tenta envolvê-lo em seus planos terroristas.
Como supracitado, Darwin Jihen foi um dos meus animes seletos desta temporada. Apesar de ter lido o mangá, já faz bastante tempo e não me lembro de muita coisa. Do primeiro episódio, por exemplo, eu quase não recordava nada. Sendo assim, será quase como se fosse uma primeira experiência.
O tom da narrativa me agrada e, por mais que possa soar piegas e clichê em determinados momentos, com certeza ainda assim valerá a pena acompanhar esse anime. Aliás, no tocante ao estúdio, este é o primeiro grande trabalho da Bellnox Films adaptando um mangá. Estou curioso para saber como será o desenvolvimento visual do estúdio no decorrer dos episódios.
Darwin Jihen não parece ser um anime com foco em dinamismo e ação frenética. Posso estar equivocado, claro, mas isso acaba dando ao estúdio uma espécie de comodidade. Então, talvez o básico funcione bem. E o primeiro episódio, visualmente falando, é aceitável: nada demais, porém funcional. Por fim, fica aqui uma primeira impressão mais do que positiva desse anime “inovador” da temporada. Vale a pena colocá-lo no seu radar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a
opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.