Primeiras Impressões: Kabukichou Sherlock Um estranho detetive sobe ao palco para contar uma história de mistério e morte

André Nunes
(redator de noticias)
Kabukichou Sherlock
© Kabukichou Sherlock

Ficha Técnica – Kabukichou Sherlock

Título: Kabukichou Sherlock
Título alternativo: Case File nº221: Kabukichou
Gênero: PolicialComédia
Estúdio: Production I.G
Diretor: Ai Yoshimura
Data de estreia: 12/outubro

Kabukichou Sherlock é a mais recente reinterpretação das histórias de Sherlock Holmes, o famoso personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle. O que me parece um problema para a série, pois ao escolher usar um nome forte como Sherlock, você traz consigo toda a carga e expectativa do detetive que já vimos tantas vezes e em tantas mídias. E aqui essas expectativas são quebradas, mas não necessariamente de uma boa maneira.

Kabukichou Sherlock
© Kabukichou Sherlock

Sinopse:

O distrito de Kabukichou, iluminado por néon, se estende pelo centro desta cidade caótica. Onde a luz brilha, também existem sombras profundas, onde espreitam os malfeitores. O prédio administrado pela Sra. Hudson tem sete indivíduos peculiares e sombrios.

As cortinas subiram neste palco na noite em que ocorreu um assassinato bizarro de Jack, o Estripador. Este suspense? Não, comédia? Um drama indistinguível está prestes a começar.

Kabukichou Sherlock
© Kabukichou Sherlock

Expectativas:

Eu disse reinterpretação e não adaptação, pois diferente de outros filmes e séries baseados no detetive, como as estreladas por Robert Downey Jr.Benedict Cumberbatch, este anime retira os personagens de seu contexto, aparência e comportamento. Uma decisão que, para mim, não funcionou. Na maioria dos casos pouco mais do que o nome dos personagens originais permanece, John Watson é o único que parece manter sua essência. O próprio Sherlock, que se apresenta como um estranho detetive como no imaginário popular, se mostra sem muito carisma e a adição do rakugo (entretenimento japonês baseado em monólogos humorísticos, uma espécie de comédia stand-up) como forma dele analisar pistas e evidências, embora pareça condizente com as ruas loucas de Kabukichou, não parece condizente com o personagem apresentado até então.

Fazendo um exercício para enxergar o anime sem ser uma adaptação, a série também parece sofrer um problema com a indecisão sobre o tom em que quer contar a sua história. Oscilamos entre momentos de extrema seriedade e apreensão, como os momentos em que ocorre o assassinato do episódio e as reconstituições da cena do crime feita pelos detetives, e momentos de exagero característicos dos animes, caretas e poses, que nos ejetam para fora do clima que estava sendo construído.

A animação e sua direção de arte, em conjunto com a trilha sonora, por outro lado, são muito boas e trabalham para construir o clima das noites em uma cidade cheia de neon, perigo e mistério. O visual foi uma das coisas que sem dúvida me atraíram para assistir essa série.

Provavelmente vou esperar a conclusão da temporada antes de dar uma segunda chance a Kabukichou Sherlock.

Nota: 2/5 – Sem expectativas


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.