Primeiras Impressões: Higurashi no Naku Koro ni Um "slice of life" completamente "normal"

Mateus Paganeli (Seki)
(redator de noticias)
@@mateuspaganeli
Higurashi no Naku Koro ni
©Higurashi no Naku Koro ni

Ficha técnica: Higurashi no Naku Koro ni

Gênero: Mistério, Terror, Psicológico, Sobrenatural, Thriller
Estúdio: Passione
Origem: Visual novel
Data de estreia: 01/10/2020

O anime recém-lançado ‘Higurashi no Naku Koro ni’ (2020) trata-se de um remake da adaptação original de 2006, que por sua vez segue a trama da visual novel de mesmo nome produzida e publicado pela empresa 07th Expansion em 2002. Uma visual novel (para quem não sabe) é um formato de jogo que deriva originalmente dos jogos de aventura point-and-click no Oriente, que naturalmente se desenvolveu para um jogo extremamente focado em narrativa e caracterização dos personagens com a introdução de Ace Attorney (Ou Gyakuten Saiban no Japão) entre 2001 para 2004 no Japão. Esse formato permite que o leitor interaja ativamente com o desenvolvimento da história e é o ambiente perfeito para tramas de horror, mistério e investigação, o que nos leva a adaptação do anime.

Higurashi no Naku Koro ni
©Higurashi no Naku Koro ni

Assim como seu antecessor, em sua primeira cena o público é automaticamente surpreendido por cenas brutais de violência ininterrupta e completamente fora de contexto, que serve como a oportunidade perfeita para que o anime prenda a sua atenção durante os próximos eventos mais lentos e banais que seguem a partir dessa cena. A história então procede apresentando seus personagens e o ambiente através do protagonista, Maebara Keiichi. Keiichi é um estudante transferido no verão de 1983 para uma escola em uma cidade rural extremamente pacífica em Hinamizawa, onde ele encontra o resto das personagens da história: Rena, Mion, Rika e Satoko. Por uma série de eventos, Keiichi é aceito como membro oficial de um “clube”, que se tem diversas atividades como jogos de cartas e de tabuleiro ou esconde-esconde. O nítido contraste entre as cenas de gore intenso mostradas no começo e o desenvolvimento do que seria um clássico slice-of-life estabelece para o público alguns aspectos bastante importantes da história: A tensão, o mistério e a sensação de inquietude.

É nesse ponto que são introduzidos lentamente alguns pontos que levantam a suspeita do personagem, aumentando a tensão e o suspense na medida em que o conhecimento de quem está assistindo e o do protagonista começam a ficar próximos; vários mistérios começam a surgir no que antes aparentava ser apenas uma cidade do interior. A transição para o clima de suspense é feita de uma maneira impressionante, combinando as cenas fora de contexto estabelecidas no começo do episódio com a crescente sensação de desconfiança no que até então era suposto ser um simples slice-of-life. Em suas cenas finais, há uma revelação bastante chocante que eu vou me abster de falar para não estragar a experiência.

Higurashi no Naku Koro ni
©Higurashi no Naku Koro ni

Produzido pelo estúdio Passione (Citrus, Rokka no Yuusha e Highschool DxD Hero) e com a direção de Kawaguchi Keiichirou, Higurashi é um anime que, para quem não conhece a história, será bastante surpreendente e bastante interessante. Para aqueles que já conhecem ou são entusiastas do gênero, será um anime de grandes expectativas.

Sinopse:

Em um dia quente de verão em 1983, o estudante transferido Maebara Keiichi chega a uma pacífica cidade rural em Hinamizawa. Lá, ele faz amizade com suas colegas de classe Rena, Mion, Rika e Satoko. Aceito como membro oficial do “clube”, Keiichi e sua gangue participam de várias atividades, como jogos de cartas e de tabuleiro, bem como esconde-esconde.

Mas assim que Keiichi estava começando a se acostumar com a vida no campo, ele se deparou com a história sombria por trás de Hinamizawa. Enquanto Keiichi desvenda esse mistério sombrio, ele descobre que seus novos amigos podem não ser o que aparentam ser.

Higurashi no Naku Koro ni
©Higurashi no Naku Koro ni

Expectativas:

De maneira geral, o anime é até então, surpreendentemente bem escrito e ambicioso, com uma trama e dinâmica de enredo bem estabelecida e uma enorme habilidade em gerar tensão e suspense, mesmo com as partes do cotidiano. Deixando quem assiste ansioso pelos próximos episódios.

Nota: 4/5

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Nota: 4/5 Fonte […]

Alex Sandro Alves
Alex Sandro Alves
9 meses atrás

Não conheço a história e achei este piloto um grande equívoco. Minha experiência foi totalmente contrária a sua. Intercalar aquele início misterioso e brutal com uma apresentação de cotidiano e personagens de maneira quase infantil foi justamente o que me fez não se interessar pelo anime.