Primeiras Impressões: Arknights: Prelude to Dawn Como as adaptações em anime de jogos devem ser feitas

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Arknights: Prelude to Dawn
© Arknights: Prelude to Dawn

Ficha Técnica – Arknights: Reimei Zensou (Prelude to Dawn)

Gênero: Ação, Fantasia
Estúdio: Yostar Pictures
Origem: Jogo
Data de estreia: 29 de outubro

Arknights: Prelude to Dawn
© Arknights: Prelude to Dawn

A Estreia

Existem inúmeras adaptações em anime de games, mas Arknights: Prelude to Dawn definitivamente se destacou da média com o quão bom foi o primeiro episódio. Mas como um ávido jogador do jogo para celular Arknights, eu tinha grandes expectativas para esta série e estou satisfeito com o resultado até certo ponto, porém com algumas pequenas decepções, mas no total até superou minhas expectativas. Esta série é um bom exemplo de como as adaptações de anime devem ser feitas, e aqui está o porquê.

Arknights: Prelude to Dawn
© Arknights: Prelude to Dawn

Arte e Animação – Arknights Anime captura a atmosfera do jogo

A apresentação visual foi muito magnífica, principalmente pelo fato de a mesma equipe que produziu os trailers do jogo também estar trabalhando neste projeto. O Studio Yostar Pictures está animando a série, com Yuuki Watanabe (Plastic Memories, Kiznaiver, New Game!, Shinkoukei’s Mikakunin) responsável pela direção do anime. Os próprios estúdios, ou seja, o pessoal, são creditados com toda a escrita e supervisão do roteiro. Aya Takafuji (Seishun Buta Yarou wa Bunny Girl Senpai no Yume wo Minai, Little Witch Academia, Promare) é responsável pela concepção de personagens e direção de animação. Yuuki Hayashi (Boku no Hero Academia, Haikyuuu!!, Death Parade) é o responsável pela composição da trilha sonora.

Os efeitos visuais no primeiro episódio foram muito detalhados e as representações dos personagens bastante precisas quando comparadas ao jogo. Você pode ver como as expressões faciais são detalhadas quando complementam o tom e o humor do personagem em uma determinada cena. Como o cenário de Arknights é sombrio e miserável, os personagens tendem a mudar bastante suas expressões. De total desesperança a um rosto de encorajamento e confiança, a série conseguiu enfatizar esses looks para todos os personagens.

Arknights: Prelude to Dawn
© Arknights: Prelude to Dawn

Sinopse:

Assuma o papel de um membro-chave da Ilha de Rodes, uma empresa farmacêutica que luta tanto contra uma infecção mortal quanto contra a inquietação que ela deixa em seu rastro. Junto com seu líder Amiya, você recrutará operadores, os treinará e, em seguida, os designará para várias operações para proteger os inocentes e resistir àqueles que colocariam o mundo em turbulência.

Arknights: Prelude to Dawn
© Arknights: Prelude to Dawn

Expectativas:

Um dos principais fatores que as adaptações de anime tendem a massacrar é a narrativa e a apresentação terríveis. Eles muitas vezes acabam pulando a história, como se fossem voltados para a base de jogadores experientes, ou acrescentando muitas informações irrelevantes para tentar explicar tudo. No entanto, a adaptação do anime Arknights conseguiu evitar isso com sucesso por causa da progressão bem equilibrada e detalhada da história. A história nunca faltou e eu senti vontade de jogar o jogo assistindo cutscenes ao invés de ler o texto. A série também adicionou conteúdo adicional que complementou a progressão e tenho certeza que isso foi útil para aqueles que só agora estão entrando na franquia.

Uma pergunta comum que as pessoas fazem ao entrar em adaptações de anime é “devemos verificar a fonte dessa adaptação?” Tomei a liberdade de fazer um estudo de caso e fiz com que alguém que nunca jogou assistisse o primeiro episódio comigo. O participante então resumiu a história e os resultados foram excelentes – eles entenderam cada pedacinho da história e até inventaram teorias que eu nunca pensei enquanto jogava o jogo. Com isso, posso dizer que não é necessário jogar o jogo Arknights para entender a história do anime.

Este projeto definitivamente, valeu a pena. A narrativa estava no ponto, os visuais eram magníficos e a dublagem era simplesmente excelente. Arknights: Prelude to Dawn deu uma forte primeira impressão e as coisas certamente ficarão mais interessantes contanto que a qualidade seja consistente ao longo da série.

Nota: 3,5/5,0


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.