Primeiras Impressões: Aharen-san wa Hakarenai Descubra os mistérios que envolvem Aharen, uma garotinha quase que indecifrável.

Pires94
(redator de noticias)
Aharen-san wa Hakarenai
© Aharen-san wa Hakarenai

Ficha Técnica – Aharen-san wa Hakarenai

Gênero: Comédia

Estúdio: Felix Film

Origem: Mangá

Data de Estreia: 02/04/2022 (Japão)

Olá meu povo!! Todos bem?? Espero que sim!! Sejam todos muito bem vindos a mais uma sessão de animes nesse 2022 que já está dando o que falar… e nesta temporada de primavera, como de costume, teremos novas e gratas surpresas no caminho. Uma delas é Aharen Is Indecipherable. Então cá estou (embora um pouco atrasado por problemas técnicos, ou imprevistos se assim preferirem) mas prontinho para falar a respeito.

Produção:

Fica por conta da Bilibili (UraharaHatena☆IllusionBokutachi no Remake, Fire Force) em parceria com o estúdio da Felix Film (Nekopara). Enquanto a primeira já tem certo renome e é responsável por diversos animes, muitos são inclusive chineses, por outro lado a Felix Film foi fundada há 8 anos já, porém com poucos trabalhos na bagagem (e que nem tiveram tanto impacto), isso pode sempre pesar um pouco.

Personagens:

Pelo menos até então o elenco é bem reduzido, girando em torno de:

Reina Aharen: Uma garota pequena, tímida e insondável que se apega a Raidou depois que ele começa a falar com ela. Ela tem um mau senso de distância;

Raidou Matsuboshi: Um cara alto, calmo e geralmente legal que cuida de Reina. Ele quer ajudá-la com seus problemas, apesar deles não serem seus para lidar.

Sobre o primeiro episódio:

Praticamente se dá nos primeiros dias de aula de Aharen e Matsuboshi. Enquanto Mitsuboshi tenta socializar, Reina é a opção que se apresenta mais próxima sentada ao seu lado. As tentativas de Mitsuboshi em interagir com Aharen (aparentemente distante) parecem não surtir efeito, só que não, pelo visto dá certo!! Até que os dois resolvem almoçar juntos.

Posteriormente, com o final das aulas os dois ainda saem para se divertir, vão ao karaokê, etc etc…

Mais um dia se passa, e Reina é a mesma, continua ignorando e não cumprimentando Mitsuboshi, como se nada tivesse acontecido. É, nossa protagonista realmente é meio imprevisível e difícil de entender. No entanto, a verdade surge por trás de Aharen, e o fato dela ser como é se deve ao receio de criar vínculos em termos de amizade, sendo que no passado ela acabava se empolgando e afastando as outras pessoas. Sério, no fundo dá dó dela.

Mas não pára por aí, Reina tem o hábito de falar muito baixo (imagino que por ser reprimida) fazendo com que Mitsuboshi comece a treinar leitura labial, o que também é bem engraçado pois os lábios de Reina mal se mexem, o pior é que outros planos como escrever em papeizinhos, condução óssea, pombo correio, telepatia, código morse, gestos e sinais, mensagem por arco, sinal de fumaça, absolutamente NADA funciona.

Finalmente, apesar das tentativas frustradas, nosso par a esta altura já está minimamente acostumado um com o outro. Nem tudo está perdido, haverá muito tempo ainda para ambos aprofundarem a relação. Aharen é inteligente, altruísta e gentil, parece que vai dar pra conciliar as coisas.

Prós:

Gêneros: Escolar/Comédia – Se fosse pra mim falar apenas da ambientação, isso já seria um ponto a favor, agora, este não é um anime qualquer, definitivamente. Estamos falando de algo bem peculiar, de uma dupla de colegas que é bem fora da curva. Enquanto um é avoado e distraído, a outra, sua parceira de classe é praticamente um enigma, quase sempre “matutando” algo, mas com cara de paisagem. Acima de tudo, a forma com que esses dois interagem é bem curiosa e engraçada;

Moe do início ao fim: A obra no geral parece ser assim, mas principalmente a relação entre nossos protagonistas não é apenas cômica mas igualmente fofa;

Relaxante: Essa talvez foi a maior sensação que tive, de uma maneira geral o ritmo é lento mas não é ruim, se encaixa com o enredo, os diálogos são baixos, e a obra carrega aquele humor japonês discreto. Um destaque aqui fica para a narrativa de fundo em terceira pessoa. Sempre gostei dessa característica, o que vem a contribuir nesse aspecto;

Contras: Talvez muita gente não goste do ritmo por digamos “dar sono”. Como o tipo de humor é diferente, este pode significar uma desvantagem.

Ponto interessante:

Segundo o site da MyAnimeList, a obra se enquadra como um Iyashikei. E de fato, isso ocorre ao longo de praticamente todo o episódio, se tornando algo bem evidente, então o autor cumpriu bem com o que foi proposto.

Anime Iyashikei: A palavra japonesa “iyashi” (癒し) significa cura, e o termo “Iyashikei” refere-se a animes e mangás que “curam” o público instilando um sentimento calmante ou evocando uma cártese emocional. Quase sempre, as histórias de Iyashikei têm atmosferas pacíficas, um tanto mundanas e nostálgicas. Os cenários são idílicos com pouco ou nenhum conflito, e as narrativas se concentram na reflexão pessoal, momentos emocionantes, uma vaga sensação de melancolia e/ou uma apreciação pelas pequenas coisas da vida. Iyashikei é uma vertente dentro do gênero slice of life e, portanto, as condições para ambas as definições devem ser atendidas para a categoria. Histórias com temas de animais de estimação são uma subcategoria de Iyashikei, portanto, não são marcadas duas vezes.

Aharen-san wa Hakarenai
© Aharen-san wa Hakarenai

Sinopse:

Reina Aharen, uma estudante pequena e fofa com uma voz calma, é muito ruim em determinar distância e espaço pessoal. Às vezes ela está a centímetros do seu rosto, e outras vezes, milhas demais! O único que tenta entender suas travessuras é Raidou Matsuboshi, que está sentado ao lado dela na aula. Ele tem um rosto ameaçador, mas na realidade, ele é um garoto gentil com uma imaginação que pode correr solta às vezes.

Aharen-san wa Hakarenai segue o par peculiar enquanto sua estranha amizade começa a florescer quando Raidou pega a borracha de Aharen para ela. Ela interpreta mal o gesto dele e agora acredita que eles são melhores amigos, mostrando como as coisas mais simples podem ser o mais complicado dos desafios para eles.”

Aharen-san wa Hakarenai
© Aharen-san wa Hakarenai

Expectativas:

Este é sem dúvida um dos lançamentos mais aguardados da temporada, principalmente se desconsiderarmos as continuações. Porém, confesso que tal fato não era do meu conhecimento, na verdade vou mais além e dizer sinceramente que não tinha dado muita atenção para este título especificamente. Depois de acompanhar o primeiro episódio, pretendo maratonar a obra e acredito não ser loucura afirmar que Aharen-san wa Hakarenai deverá no mínimo manter sua posição no ranking.

Nota: 4,5/5,0

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.