Primeiras Impressões: Dance Dance Danseur Sonho x Preconceito: Qual lado ele vai escolher?

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Dance Dance Danseur
©Dance Dance Danseur

Ficha Técnica – Dance Dance Danseur

Gênero: Drama
Estúdio:MAPPA
Origem:Mangá
Data de estreia: 8 de abril de 2022

Se uma mulher conseguir reconhecimento sem preconceito numa área que costumeiramente é masculina, o mesmo vale para o inverso. Assim sofre o nosso protagonista Junpei, que se apaixona pelo balé ainda criança e fala aos seus pais sobre o seu desejo. Seu pai no primeiro momento fica relutante, dizendo que o filho deveria escolher algo mais viril, mas acaba sedendo ao desejo do filho ao vê-lo tentar imitar alguns passos da dança com muita alegria. Ele consegue então se matricular numa escolinha de balé que aceita meninos, mas ao sair da escola é ridicularizado por seus colegas de escola e ainda por cima, seu pai morre deixando ele como o único homem da casa na missão de cuidar de sua mãe e sua irmã. Junpei então desiste do balé e entra para uma escola de luta para fazer algo mais “viril” como seu pai desejava.

Quando chega à adolescência, seu amor pelo balé ainda está vivo, mas para manter sua aparência de homem macho e não ser zuado pelos seus amigos, ele tenta ao máximo se afastar e se concentrar na sua arte de luta. Esforço este que cai por terra quando uma colega de classe identifica um passo de balé em seus movimentos de luta e o convida para a escola em que sua mãe dá aula de balé. A partir daí Junpei terá que se decidir se segue seu sonho e amor pelo balé ou deixa de lado para ser o homem viril que todos admiram.

A história comovente trás a luz questões interessantes sobre o preconceito imposto sobre nós pela sociedade daquilo que é o papel de um homem e de uma mulher dentro dela e o que um pode ou não praticar segundo os pensamentos dos demais e como estas questões retrógradas devem ser combatidas e as pessoas devem seguir seus sonhos não importando seu gênero, etnia, etc.

A animação é do estúdio MAPPA, conhecido por Shingeki no Kyojin, Zombieland Saga, Jujutsu Kaisen e muitos outros e, neste anime, ele mantém a tradição com uma ótima animação, mesmo sendo um drama slice-of-life, destacando a abertura que mostra a dança em primeira pessoa de Junpei. O design de personagens e de fundo também estão ótimos.

Dance Dance Danseur
©Dance Dance Danseur

Sinopse: 

Junpei está dormindo feliz durante o recital de balé de sua irmã, quando um dançarino entra no palco. Movido pela força e habilidade demonstradas pelo dançarino, o menino descobre seu amor por essa arte. Mas depois que uma certa tragédia ocorre, ele jura deixar seu passado para trás e se tornar a epítome da masculinidade. O que você fará quando seu amor pelo balé for reacendido? Ou melhor, você já foi capaz de desistir de sua paixão?

Dance Dance Danseur
©Dance Dance Danseur

Expectativas:

Como o anime não teve um marketing muito grande antes de sua exibição, pode ser que ele passe desapercebido por muitos, principalmente numa temporada com grandes continuações de animes. Mas para quem der uma chance a esta obra vai com certeza gostar principalmente das questões sociais dos personagens e, claro, a animação muito bem feita dos estúdios MAPPA.

Nota: 4,5/5,0


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.