Deca-Dence: Primeiras Impressões O que esperar de um anime que mistura Shingeki no Kyojin e Darling in the Franxx?

jonathanmss
(Revisor)
Deca-Dence
© Deca-Dence

 Ficha Técnica – Deca-Dence

Título alternativo: Dekadansu
Gênero:
 Ação, Aventura, Ficção Científica
Estúdio: Studio NUT
Baseado em: Material Original
Data de estreia: 08/07/2020

Foi lançado Deca-Dence, um anime de ação e aventura em um mundo pós-apocalíptico, produzido pelo Studio NUT (Youjo Senki), dirigindo por Yuzuru Tachikawa (Mob Psycho 100) além de licenciado e distribuído pela Funimation, o que podemos esperar deste anime?

Sinopse:

“Muitos anos se passaram desde que a humanidade foi levada à beira da extinção pelo surgimento repentino das formas de vida desconhecidas chamadas Gadoll. Aqueles que sobreviveram agora se abrigam em uma fortaleza móvel de 3000 metros de altura chamada Deca-Dence,  construída para se proteger da ameaça da ameaça Gadoll.

Os habitantes de Deca-Dence se enquadram em duas categorias: Gears, guerreiros que combatem os Gadoll diariamente, e Tankers, aqueles que não possuem habilidades para lutar. Um dia, Natsume, uma garota tanker que sonha em se tornar uma Gear, conhece o rude Kaburagi, um homem ranzinza reparador de armaduras de Deca-Dence.

Esse encontro casual entre os aparentemente opostos. Uma garota com uma atitude positiva que nunca desiste de seus sonhos e o realista que desistiu dos seus acabará por abalar o curso do futuro deste mundo.”

Sobre o Episódio

O anime se inicia no meio de um deserto onde Muro e seus companheiros estão investigando algumas ruínas e aparece sua filha chamada Natsume que veio escondida com o grupo para estar com o seu pai. Durante a conversa, um bando de Gadolls atacam o grupo e os ferindo. Natsume acorda em um ambulatório com o braço amputado e vendo seu pai se despedindo para lutar contra as criaturas.

Anos se passaram, Muro é considerado morto (se não há corpo, então pode voltar) Natsume e outros jovens estão na Deca-Dence se preparando para adquirir suas funções, Natsume é uma Tanker que busca ser uma Gear, porém é muito difícil conseguir alguém que não tenha as habilidades necessárias (som mental e som corporal).

Natsume é designada para ser reparadora da armadura da fortaleza e é subordinada a Kaburagi, um homem pouco simpático que não tem ambições e se contenta a fazer sua função.

O episódio se passa com Natsume forçando uma abertura para interagir com Kaburagi e este ignorando-a e chega em um momento que a fortaleza é atacada por um grupo de Gadolls, sendo um deles gigantesco e descobrindo alguns detalhes sobre este mundo que acredito que sejam explicados com o passar dos episódios.

Sobre o Anime

Este anime não possui um plot muito original, claramente bebeu da fonte de Shingeki no Kyojin e principalmente de Darling in the Franxx: Ambiente steampunk,  mundo dominado por criaturas, humanos vivendo em fortaleza móvel e que precisam extrair o sangue de Gadoll (chamado Oxyone) como fonte de energia, grupos de pessoas que possuem habilidades especiais para defender a fortaleza, entre outros. Apesar da (falta de) originalidade, o enredo apesar de não ser muito profundo, pelo menos até o momento, foi bem trabalhado.

O episódio se preocupou em mostrar o mundo como está, além de explicar como funciona a sociedade que vive na fortaleza. O episódio tem como pontos positivos principalmente os personagens principais: Natsume (Kumori Kusunoki) e Kaburagi (Katsuyuki Konishi), e pela interação deles que é questionado se realmente as pessoas devem seguir a vida que os outros determinam para elas, fazem isso confrontando com alguém que está conformado com a sua situação, por outro lado, ao contrário de Darling in the Franxx, as questões sociais até o momento foram abordadas de maneira muito superficial.

Sobre qualidade gráfica, tanto os personagens quanto a animação são medianas: não são ruins, mas está longe de encher aos olhos, já a animação como um todo também é mediana, com exceção da segunda luta contra os Gadoll e a preparação da principal arma da fortaleza que foi acima da média.

Falando nisso, uma palavra resume a arma principal da Deca-Dence: frustrante, (spoilers a partir daqui!) pois a fortaleza se firma no chão, organiza as armaduras, parecia que estava vendo um Megazord de Power Rangers, no fim quando pensava-se que era um canhão de energia, descobre-se  que é um soco-foguete!! (é sério isso?) E o mais curioso é que o resultado de um soco desintegra o Gadoll Gigante! (pode isso, Arnaldo?)

Deca-Dence
© Deca-Dence

Expectativas

Apesar de não ser muito profundo, o episódio foi competente em fazer o seu papel: vender o mundo e os personagens para que o telespectador se interesse por eles, o que na minha opinião conseguiram. Os personagens principais tem seu carisma, Natsume é uma garota forte, determinada e que faz o que for preciso pra atingir os seus objetivos, já o Kaburagi, parece que estou vendo o Yami de Black Clover, um  homem rude, com cara de poucos amigos, mas que se importa com quem está por perto dele.

Minhas expectativas não são grandes, mas que será um bom anime e que utilizará os clichês dos animes de ação, para contar sua história, se esses clichês forem bem utilizados poderá ser um excelente anime, pois tem potencial para discutir temas bastante interessantes.

Nota:4/5

E você?  Concorda com a gente? Comente aqui suas opiniões sobre o anime.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.