Primeiras Impressões – Mahouka Koukou no Yuutousei Uma abordagem profunda sobre o uso de magia... agora sob nova perspectiva.

Pires94
(redator de noticias)
Mahouka Koukou no Yuutousei
© Mahouka Koukou no Yuutousei

Ficha Técnica – Mahouka Koukou no Yuutousei

Gênero: Ficção científica, magia, fantasia

Estúdio: Connect

Origem: Mangá

Data de estreia: 03/07/2021

Como o tempo passa rápido não é mesmo?? Engraçado, quando vi que já faz 10 anos desde o lançamento do mangá de Mahouka me surpreendi. Na mesma hora lembrei da época em que li a respeito do plot e fui “seco” atrás do mangá (excelente inclusive, fica a dica kk). Confesso que The Irregular at Magic High School me chamou a atenção logo de cara e, quem diria, aqui estamos novamente falando sobre o mesmo.

No somatório total, podemos dizer que Mahouka não é um anime perfeito mas, sem dúvidas é uma bela série. Tem mais pontos prós do que contra mas, vai por mim, tem SIM contras. Não é à toa que muitos não aceitaram tão bem a proposta da obra e eu entendo o porquê.

Mahouka Koukou no Rettousei é um mix de vários elementos do meu agrado; principalmente por se tratar de um anime relaxante, ter a magia como tema principal, e contar com protagonistas gentis e talentosos. Porém, a obra vai além do conceito teórico da magia, envolvendo guerra de classes, práticas “desleais”, e rejeição. Tudo isso com um fundo slice-of-life escolar, além de um leve drama envolvendo até mesmo um subentendido “romance entre irmãos”. O interessante aqui é que se pegarmos a parte do título “Rettousei” (aluno pobre) vemos que o mesmo faz jus à história, diante da diferença social, preconceito, rejeição que o protagonista (Tatsuya) sofre durante boa parte do anime.

Um dos pontos mais interessantes aqui é que o autor procurou enfatizar muitas vezes durante o anime o aspecto de lealdade quanto à prática no uso de magia, e que o conceito de talento e habilidade nada tem a ver com classe social (os alunos de melhor condição, na verdade, são os mais “picaretas”). Apesar de Tatsuya ser um prodígio frequentando um colégio elitista, ele tem fraqueza em uma única área muito específica, sendo forçado a frequentar um curso de nível inferior (curso 2), o que o torna contestado (e perseguido) por todos.

Por outro lado, ao mesmo tempo, Tatsuya tem a sorte de possuir um tipo de “anjo da guarda” como consolo; sua gentil, doce e altruísta irmã Miyuki (do curso 1), a qual não precisa provar nada a ninguém, mas que sempre procura evitar que alguém arrume intrigas com seu amado irmão.

Por fim, vejo como um ponto a favor também todo o design, colorização e efeitos usados. Todos são muito bem desenvolvidos, nada exagerado, bem suave mesmo agradando do início ao fim, sem cansaço. Não há excesso de luta, mas as cenas de batalha são igualmente bem produzidas e fáceis de seguir.

Agora, um dos pontos negativos é que em relação à história está poderia ter sido BEM MAIS explorada, faltou criatividade por parte do autor. Chega a um determinado ponto que se torna “mesmice”, Mahouka acaba sendo um anime previsível. E é exatamente isso que não agrada boa parte do público.

Os personagens secundários são LITERALMENTE isso. Não mudam em nada o enredo em si e são facilmente esquecidos. Por exemplo: Chiba Erika (uma aluna do curso 2 e colega de classe 1-E de Tatsuya), Shibata Mizuki, Saijou Leonheart, Saegusa Mayumi (presidente do conselho estudantil), e Watanabe Mari. Somente na segunda temporada que teremos o surgimento da loirinha de olhos azuis (que não pode faltar né… rsrs) Angelina Kudou Shields uma estudante estrangeira de intercâmbio da USNA que chegou à First High School durante a segunda metade do primeiro ano, ocupando o lugar de Shizuku, que foi estudar em Berkeley, Califórnia.

“Ela é apresentada como membro da Família Kudou dos Dez Clãs Mestres. Por causa de sua popularidade e de não querer perder tempo depois da escola, ela não consegue decidir a qual clube se afiliar e, em vez disso, é colocada como membro temporário do Conselho de Estudantes. Ela se refere a si mesma como “Lina”, e geralmente sai com Miyuki.”

Agora, não vou dar spoilers sobre como terminam as temporadas anteriores. Bora pular para o que há de mais recente em Mahouka Koukou no Yuutousei, agora que o primeiro episódio, “I’ll Cherish This For The Rest Of My Life”, já está disponível.

Bom, basicamente o spin-off gira em torno da “tentativa de incesto”, do “relacionamento proibido” entre os dois irmãos; sempre destacando a graciosidade da srta. “Rainha do gelo” e seu frio, porém gentil, irmão. Esse será o foco e, consequentemente um “prato cheio”, caso tenha curtido todo o conceito romântico desde o início.

É 25 de março, aniversário de Miyuki, e o que ela mais deseja é estar junto de Tatsuya. Ambos passam então o dia inteiro juntos lado a lado (e de mãos dadas aliás, até desfrutam de um belo Parfait dos Namorados e tals rsrs). Tudo vai muito bem, até que surge um telefonema repentino para Tatsuya da família Yotsuba. 

“Estão me chamando na filial de Kanto da Sociedade de Magia” é o que diz o protagonista. Na verdade, a chamada diz respeito à tia materna de ambos, Yotsuba Maya, chefe da família Yotsuba. Já na filial, Tatsuya descobre toda a problemática e o motivo de ter sido forçado a encerrar seu encontro.

Pelo visto, surgiram “questões políticas problemáticas envolvendo a Força de Defesa e um Mago no qual foi usado o sistema de vibração para adequar o fortalecer do aquecimento. Um experimento que não virou um herói”, e agora o mesmo acusa a Sociedade de Magia de terem acabado com a vida dele. O assassino pretende realizar uma demonstração na Torre Bay Hills e é exatamente aí que a ação começa!! Um grande incêndio por conjuração inicia e Miyuki assim como muitos do prédio correm sério perigo.

Contudo, nossa protagonista é corajosa e vai enfrentar o inimigo assassino. Foi um susto de fato, porém, utilizando-se do poder da magia para o bem, Miyuki salva a vida de todos e ainda é presenteada por seu irmão no final. Finalmente, o que nos resta agora é a curiosidade em saber sob qual óptica Miyuki enxergará tudo que está por vir.

Sinceramente achei que não teríamos praticamente cenas de ação neste spin-off mas, estava errado. O primeiro episódio foi bem agitado nesse sentido, o que é um bom sinal. The Honor Student at Magic High School manteve-se fiel quanto à qualidade de produção em todos os sentidos.

Mahouka Koukou no Yuutousei
© Mahouka Koukou no Yuutousei

Sinopse:

“Um século se passou desde que a magia – a verdadeira magia, o material das lendas – voltou ao mundo. É primavera, a estação de novos começos, e uma nova classe de alunos está prestes a começar seus estudos na First National Magic University Affiliated High School, apelidada: First High.

Um mangá derivado da imensamente popular série de light novels Mahouka Koukou no Rettousei (The Irregular at Magic High School), Mahouka Koukou no Yuutousei (The Honor Student at Magic High School) segue os eventos da série original sob os olhares vistos de Miyuki Shiba, irmã de Tatsuya. A vida de uma estudante de honra vem com muitas expectativas… e sentimentos ocultos inesperados?!”

Mahouka Koukou no Yuutousei
© Mahouka Koukou no Yuutousei

Expectativas:

The Irregular at Magic High School é um anime particularmente nostálgico para mim. Sem dúvidas é um dos melhores de magia que já assisti. Porém, irei aqui me basear em alguns pontos; um deles é à favor – Acredito que Mahouka se mantenha no topo dessa temporada mais pelo nome em si, pelo peso que carrega (e só). Agora quanto aos pontos negativos: vejo que não só boa parte do público perdeu o interesse pela história com o passar do tempo (o que é compreensível), como também estamos falando de um spin-off produzido (acredito eu) MEIO que pra não “cair no esquecimento”, aproveitando a comemoração dos 10 anos do mangá. Vale lembrar ainda que outras continuações devem “ofuscar” a série.

Nota: 4,0/5,0


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.