Análise de 4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku Pode não ser uma coisa fora da curva, mas precisa ser?

Josué Fraga Costa
(Redator)
4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku
©4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku

Quando se fala de animes shounen já podemos esperar lutas épicas (ou não se for a terceira temporada de Nanatsu), quando se é aqueles seinen pode se esperar animes que transmitam mensagens elaboradas e com grande profundidade, mas o que se espera de um anime de colegiais em formato de Yonkomangá? Sinceramente? Não muito, porém, o legal de ser surpreendido é exatamente esse, 4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku chegou de fininho na minha lista no ano passado e conquistou minha atenção e nesta análise te mostrarei alguns motivos para acompanhar esta obra, não uma obra-prima, mas com certeza uma boa para se assistir.

Simples de acompanhar, fácil de entender

4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku
©4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku

Um Yonkomangá é um formato de quatro quadros formando uma pequena estória, é um dos estilos mais básicos que há de se fazer uma estória, pois são apenas quatro quadros para se ler e acompanhar os diálogos, onde cada segmento não é necessariamente dependente do anterior ou do próximo, bom para fazer de cada momento algo diferente e único dentro da obra, pois em muitos animes o que há são momentos de ação contínua e depois ele murcha e se torna desinteressante, ou então aquele que vive prometendo algo e não acontece nada, em 4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku o tempo é bem usado e te deixa preso aos episódios, cada episódio é diferente e não é maçante de acompanhar, é usada uma mesma estrutura em cada mini capítulo dentro do episódio, todos os quatro personagens são usados de acordo com o que são nas mais variadas formas, e sem tem uma coisa que precisa de cara ser um chamariz é ser direto no que se apresenta e com um formato que case com a proposta da obra, 12 episódios são mais do que o suficiente para se acompanhar a estória que é simples, não precisa bater muito a cabeça em se compreender o enredo ou ver quem são os personagens, é o famoso 8 ou 80, pode ser ou não de seu agrado, mas o que ele é no primeiro episódio, ele é no último.

Uma bagunça organizada

4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku
©4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku

Nas minhas Primeiras Impressões  eu destaco o que é 4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku (As mentirinhas que contamos) mostra uma alienígena, uma telepata, uma ninja e um garoto se passando por sua irmã, de relance não é algo tão conexo e brilhante, mas quando você vê que os quatro estão tentando se passar por colegiais comuns e tentando a literalmente todo custo manterem suas identidades, é aí que 4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku se destaca. É legal ter um tipo de começo, meio e fim? Sim. É legal ter um objetivo a ser alcançado ou algo para se desenvolver? Sim, mas venhamos e convenhamos, é legal ver um pouco de confusão e nonsense com os personagens. Quem não curte o que Carnival Phantasm faz com os personagens da série de Fate? É legal você usar os personagens de maneira bem humorada e zoada de vez em quando, imagina então quando isso acontece como o propósito da obra?

4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku
©4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku

Para além de esconderem suas verdadeiras identidades, os quatro protagonistas geram momentos verdadeiramente hilários entre si por conta disso, uma ninja (Chiyo) que foi matar o diretor da escola e que acabou por ficar lá por querer viver uma vida estudantil, uma alienígena (Rikka) que literalmente caiu com a nave na escola que curtiu ser uma colegial, uma telepata com poderes fracos que só alcançam mulheres (Sekine) que quer tentar virar alguém normal, e um garoto que assumiu o papel da irmã (Tsuyoshi em sua forma normal, Tsubasa como a irmã) que foi parar nessa escola só para mulheres, o que poderia dar de errado com essa mistura? A cada mini capítulo é uma coisa diferente acontecendo entre eles, e nenhum deles sai do personagem, cada um é um ser diferente que faz diferença no enredo, ou seja, uma bagunça que de alguma forma é organizada bem feita. Fora que ao longo de seus episódios ele usa de recursos interessantes e bem usados para compor a obra, há claras referências nas cenas a Neon Genesis Evangelion, a Jojo, e outras sacadas que casam de alguma forma com as piadas geradas entre os personagens, entre outras dinâmicas que existem e que são bem bolados na série, que dão bons ares à obra.

Esperto no que mostra

4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku
©4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku

Aprendemos história para aprendermos como tudo ocorreu e discernir o que é certo e o que é o errado, mas para quê acompanhamos estórias? Já parou para pensar por quê vemos animes? Eu te digo para o quê, é simplesmente agradável ver personagens num contexto em específico e vermos no que dará, pois uma boa estória inspira a qualquer um por meio de sua imersão, o quão longe a estória te leva num objetivo ou situação, e o quão os personagens dela te atraem, não do jeito que você está pensando, as vezes por representar uma parcela de nós neles, as vezes para imaginar como você seria no lugar dele, e se tem uma coisa que compensa ver em 4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku é essa coisa agradável que algumas estórias não dão conta de desenvolver.

4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku
©4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku

Lidar com humor nunca é algo simples pois ele se estende por várias linhas diferentes de raciocínio e gosto, uma vez numa discussão eu estava justificando o porquê de um dos membros do grupo onde a discussão estava acontecendo não ter gostado de Konosuba, e falei que o humor da obra toca em certos pontos que talvez não seja do agrado da pessoa, tipo um Kazuma que é amplo defensor da igualdade de gênero, sendo assim, sentava a paulada até mesmo em mulher sem se importar com o fato dela ser mulher (coerente pelo menos) e ele concordou, pois o humor tem dessas de identificar com quem se alinha nesse raciocínio, mas 4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku entra numa outra característica de humor, ele não usa de uma visão de mundo ou outra, ele usa seus personagens como centro do humor e faz o seu por aí, eu não diria que ele é gênio no que faz, mas diria que ele é esperto em usar seus personagens sem dó nem piedade e explora a aleatoriedade deles, compensando o fato de não terem um enredo elaborado e que começa, evolui e conclui uma ideia, mas que usa cada personagem para ser o humor da coisa.

Notas

4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku
©4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku

Animação: Estou gostando que cada vez mais animes menos conhecidos estão ganhando animações com mais qualidade na sua produção, o anime é bem feito em todos os pontos de sua animação, os personagens tem sua personalidade marcada em cada cena em que são usados, cada um com sua reação mantida de acordo com suas personas, cores bem ajustadas, cenários bem desenhados, e uma boa adaptação da arte do mangá. 8.0/10

Arte Gráfica: Pode não ser a coisa mais marcante, o design dos personagens já é conhecido de quem vê animes diariamente, mas conseguem dar personalidade aos personagens e não fazem nenhuma bizarrice com eles, mas não ousa muito para ser algo marcante, cumpre bem seu papel. 7.0

Personagens e Enredo: Ponto de destaque da obra, é criativo e bem executado, mostrando que não precisa de algo muito profundo para ser interessante, acho que não terá alguma obra que une uma alienígena loli, uma ninja musa, uma telepata de óculos, e um cara que caiu de paraquedas substituindo sua irmã num colégio para garotas com tanta personalidade quanto essa obra. 8.5/10

Trilha Sonora: Simples e dinâmica, mas não de destaque, apesar de ter uma intro e um encerramento fenomenais. 6.0/10

Geral: Tem personalidade, é constante no que apresenta, é simples e direto, é do tipo 8 ou 80, mas não dá pra negar que tem criatividade e personalidade própria, pode não ser uma coisa fora da curva, mas precisa ser? 7.3

Veredito

4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku
©4-Wa Sorezore Uso wo Tsuku

É um anime tranquilo de se acompanhar, apresenta um enredo aleatório que faz bem o que propõe, personagens que são bem usados e que são o centro de todo o enredo, não enjoa, é honestamente bom, e com honestamente quero dizer que não tenta se apresentar de forma indireta, ele usa de si próprio para se sustentar e mostrar ao que veio, recomendo se você quer um humor diferente, espertamente usado em cada um dos doze episódios, vale a pena colocar na sua lista para ir vendo do jeito que quiser, pode ser duma vez, aos poucos, intercalado com outros animes, é uma obra boa no que faz.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.