Review: Anime de Wakaru Shinryounaika Um anime nada normal! Aqui, são os médicos que precisam de ajuda.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©Shin-Ei Animation

É hora de explorar as maravilhas e as falhas ocasionais do cérebro humano com a ajuda dos “profissionais” da Clínica Mental Yuu. Anime de Wakaru Shinryounaika é uma animação com um formato original e que ensina tanto quanto entretém.

Wakaru – Ficha Técnica

Gênero: Comédia, Seinen
Estúdio: Shin-Ei Animation
Baseado em: Mangá
Número de Episódios: 20
Estreia: 2015

SINOPSE
A história centra o psicólogo Ryou e sua enfermeira Kangoshi Asuna. Eles explicam os aspectos das doenças mentais através de uma série de casos vagamente ligados. Com um tom bem humorado, o doutor, com a “grande ajuda” de sua enfermeira, explica causas, sintomas e tratamentos de algumas condições, tais como depressão, síndrome do pânico, problemas de ereção, pedofilia, entre outras. A informação é transmitida de uma forma alegre e cômica, com várias piadas, trocadilhos e referências a cultura pop.

POR QUE GOSTEI?
O autor do mangá que deu origem a obra, Yuu Yuuki, de fato é um psiquiatra e todas as informações presentes são verídicas com bases científicas. A animação apresenta um formato pouco utilizado em animes, que consiste basicamente em o protagonista falar diretamente com o público, criando assim uma interação maior.

Cada episódio termina com uma nota esperançosa, expressando que não é preciso combater a doença mental sozinha, encorajando aqueles que estão em dúvidas sobre consultar um médico. Entretanto, isso atua como um aviso, essencialmente dizendo ao espectador: “Não obtenha conselhos médicos de um anime, consulte um profissional”. Um sentimento realmente sábio.

Além desses fatores, o anime apresenta muitas referências. Em alguns episódios, por exemplo, ocorre a aparição de uma figura bem caricata, o cantor Ladybeard.

©Shin-Ei Animation

O QUE NÃO GOSTEI?
Para um anime do tipo, onde o único objetivo é transmitir informações ao mesmo tempo que alegra o público, é difícil achar um ponto que atrapalhe toda essa diversão. Talvez alguns achem que os episódios sejam muito curtos, contudo, eles foram projetados assim. Provavelmente episódios mais longos seriam repetitivos. Vale lembrar que o material original é composto por pequenas tirinhas.

MELHORES MOMENTOS
Atenção leitor! Este trecho pode conter spoilers do enredo da obra. Caso não queira ser afetado, pule para o tópico “Conclusão”.
Algo que acontece comumente nos episódios é Ryou explicando algo com um tom sério e Asuna tentando complementá-lo para ajudar. Porém, quase sempre ela fala coisas com teor sexual e bem fora do contexto.

Os eventos que levam ao tema central nunca são normais. Quase sempre envolvem novamente Asuna, como na vez em que um exibicionista mostrou-se para ela. Ou então os fetiches que o avô dela apresenta. Esses fatores junto com outros elementos presentes, mostram que a assistente possui uma família um tanto quanto peculiar.

©Shin-Ei Animation

CONCLUSÃO
Se você busca informar-se sobre algum transtorno mental, entretanto, os longos textos lhe desanimam, esse anime é perfeito. Ou então, se quer apenas dar boas risadas e se divertir, vale a pena conferir também.

Anime de Wakaru Shinryounaika é uma obra bem desconhecida de grande parte do público que acompanha animes. Muito embora seu conteúdo seja excelente. Com uma abordagem cômica, explica com bastante detalhes certos problemas que afligem grande parte da população. Além do mais, o fato de ser algo criado por alguém que realmente entenda e tenha formação na área, enriquece o conhecimento de quem assiste.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Prid Yuri
Prid Yuri
3 anos atrás

Uma comédia nada normal!