Review: The Dark Pictures Anthology: Man of Medan O primeiro jogo de uma série de terror

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
The Dark Pictures Anthology: Man of Medan
©The Dark Pictures Anthology: Man of Medan

Ficha Técnica – The Dark Pictures Anthology: Man of Medan

Desenvolvedora: Supermassive Games
Distribuidora: BANDAI NAMCO Entertainment
Lançamento: 30 de agosto de 2019
Plataformas: PlayStation 4, XboxOne, PC
Gênero: Terror, Ação Aventura

The Dark Pictures é o mais novo projeto da Supermassive Games, junto da Bandai Namco. Este projeto tem como intuito lançar uma série de jogos e o primeiro da lista é Man of Medan. Apesar de ser vendido como uma história de terror, o jogo é mais um mistério que o jogador tem de desvendar ao longo da história, baseado em um naufrágio da Segunda Guerra Mundial com algumas referências à histórias clássicas de terror.

História do jogo:

Quatro amigos e seu capitão partiram em uma viagem de mergulho de férias para encontrar um naufrágio da Segunda Guerra Mundial, mas à medida que o dia se desenrola, uma tempestade se aproxima e logo sua viagem se transforma em algo muito mais sinistro.

The Dark Pictures Anthology: Man of Medan
©The Dark Pictures Anthology: Man of Medan

Gráfico:

Os visuais em Man of Medan são bons mas não impressionam. Os personagens até são realistas e os ambientes bem detalhados para a exploração. Mas claramente falta um pouco mais de polimento, porém nada que atrapalhe a experiência do jogador.

The Dark Pictures Anthology: Man of Medan
©The Dark Pictures Anthology: Man of Medan

Gameplay e Personalização:

Quem jogou Until Dawn, um jogo da mesma desenvolvedora lançado em 2015, já deve estar acostumado com a mecânica simples e intuitiva. Um jogo em 3ª pessoa, com a possibilidade de controlar personagens diferentes em diferentes pontos do mesmo e tomar decisões que irão mudar o rumo da história. Além disso possui também alguns mini-games com momentos de ação em que o jogador tem de apertar rapidamente um comando.

O curador das histórias, faz a função daquele que guia o jogador dando pistas e conselhos que podem ajudar a decifrar o mistério por trás do enredo. É preciso também encontrar e revisar os itens colecionáveis para entender o que realmente está acontecendo. As decisões do jogador, claro, mudam o destino dos personagens e consequentemente da história, além das personalidades dos mesmos que também são modificadas de acordo com as decisões feitas.

Um ponto ruim da mecânica é que os personagens se movem lentamente e você as vezes tem de esperar eles terminarem seus movimentos para continuar a próxima ação.

The Dark Pictures Anthology: Man of Medan
©The Dark Pictures Anthology: Man of Medan

Considerações Finais:

O jogo tem mecânicas simples e serve bem para jogadores que curtem resolver mistérios com um toque de terror. O modo em que a história é colocada faz o jogador imergir nele e prende a atenção não só pelo medo de um antagonista ou um monstro atacar de repente, mas a atmosfera do ambiente e da história faz você querer ir cada vez mais fundo no mistério. O terror do jogo é muito bem colocado, sem exagero e sem fazer nenhuma sátira, apenas com boas referências que ajudam a contar a história.

Um ponto negativo é que ele é rápido, entre 4 e 6 horas, e pode terminar de repente sem o jogador ter entendido toda a narrativa.

PS: O game foi testado e analisado no Playstation 4, onde teve um ótimo desempenho.

Nota: 9/10


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.