Review: WorldEnd Syndrome Uma novel que é muito mais do que parece ser

Arian Nascimento
(Revisor)
World End Syndrome
© World End Syndrome

Desenvolvedora: TOYBOX
Distribuidora: Arc System Works
Lançamento: 2 de maio de 2019
Plataformas: Playstation 4, Nintendo Switch (digital apenas)
Gênero: Visual Novel, Aventura/Mistério

World End Syndrome é uma visual novel que faz exatamente o esperado do gênero: waifus, fan service considerável, rotas e uma variedade de finais possíveis, porém, além disso, consegue trazer também artes lindas, boa trilha sonora, personagens carismáticos e interessantes, uma intrigante história de mistério e até umas reviravoltas imprevisíveis. Mas tudo isso apenas se você conseguir aguentar as primeiras horas do jogo.

World End Syndrome
© WorldEnd Syndrome

Visual e música:

Essa é uma novel com gráficos de fundo lindos, dignos de ficar em quadro, com direito até mesmo a animações de fundo. Os personagens também não deixam a desejar,com todos eles sendo bem detalhados embora existam momentos que as expressões dos personagens não conseguem transmitir tão bem o que está acontecendo nas cenas. A trilha sonora é de ótima qualidade, às vezes com melodias simples, que combinam bem com o ambiente escolar, embora às vezes com músicas mais dramáticas ou mais calmas mas sempre memoráveis.

World End Syndrome
© WorldEnd Syndrome

Gameplay e história:

Como toda visual novel, a jogabilidade se resume a ler diálogos e de vez em quando fazer escolhas, que se tornam cada vez mais importantes conforme a história avança. Depois de um certo ponto do jogo, você estará livre para explorar a pequena cidade de Mihate Town, podendo ir pra qualquer lugar marcado no mapa, encontrando personagens, completando pequenas quests, ganhando itens (que não servem muito a propósito) e avançando seu relacionamento com eles. Embora às vezes o jogo espera que você faça coisas MUITO específicas para encontrar um personagem na cidade ou conseguir um determinado final.

O enredo do jogo é simples porém intrigante. Quase toda vez que ele começa a ficar maçante,tem alguma reviravolta ou algo pra chamar sua atenção. Os personagens fazem um ótimo trabalho carregando momentos que normalmente seriam tediosos e é sempre divertido passar um tempo com eles ao ponto que é fácil esquecer dos mistérios da cidade, conforme você passa o tempo e vai conhecendo melhor a história de cada um deles e a do protagonista também, que possui seus próprios demônios e problemas.

Fazer ela repetidas vezes para ver todos os finais pode ser tedioso (o botão SKIP será o seu melhor amigo nessas horas) mas vale muito a pena no final de cada rota, vendo todas as peças da história de cada personagem lentamente se encaixando, com direito a algumas reviravoltas em algumas delas e além de darem uma mensagem positiva em cada final, ainda vão, lentamente dando as peças do quebra cabeça muito maior que é a cidade de Mihito Town.

World End Syndrome
© WorldEnd Syndrome

Sinopse:

Queria que esse mundo acabasse…”, O protagonista, que é levemente perturbado, se muda de uma cidade grande para uma pequena cidade chamada Mihate depois de um acidente. Ele se muda para a mansão de seu tio e começa uma nova vida na cidade. Com novos amigos que ele conhece na “Mihate High School” , ele passa por um verão inesquecível com incidentes estranhos. Dependendo de como ele passa esse verão, o “mundo”do protagonista vai mudar de forma bem significativa…”

Considerações Finais:

World End Syndrome é uma novel que se mostrou ser muito mais do que aparentava, seguindo bem o esperado de seu gênero, contendo seus próprios diferenciais, como a exploração da cidade e os maiores mistérios envolvendo tanto o lugar quanto o próprio protagonista. Entretanto é um jogo que espera um pouco de dedicação e paciência do jogador, já que leva um tempo para ele realmente começar e mostrar como realmente é. Existe uma narrativa muito boa aqui, só resta saber se você terá a paciência para vê lá até o seu final.

Nota: 8,5/10


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.