REVIEW: YURU CAMP Um anime reconfortante

Vitor Nascimento
(Redator de Notícias)
@ifusic
©C-Station

Yuru Camp  – Ficha Técnica

Gênero: Slice of Life ,Comédia
Estúdio: C-Station
Baseado em: Mangá
Número de episódios: 12
Estreia: Temporada de inverno de 2018

Chega ao fim um dos animes mais reconfortantes que eu já tive o prazer de assistir. Yuru camp já havia me conquistado lá no primeiro episódio, onde tivemos o encontro de Rin e Nadeshiko, nossas duas personagens com maior tempo de tela durante o anime.

Antes de eu falar sobre o que achei da progressão da história, primeiro vou falar sobre o que achei da parte técnica do anime. O C-Station está longe de ser um grande estúdio; mas desse vem acertou em cheio na maioria dos pontos técnicos de Yuru Camp, a direção de Yoshiaki Kyougoku; que começou sua carreira como animador na Production I.G e foi responsável por grandes episódios durante as 3 temporadas de Kuroko no Basket; foi muito agradável. O diretor conseguiu manter o ritmo da série com facilidade e fez com que ela não ficasse enjoativa durante os episódios, o que é muito difícil de se fazer em animes que só tem um tema específico, nesse caso, o de Camping.

©C-Station | Faz o sinal da “cabaninha”

A direção de som também não ficou abaixo do padrão, Takashi Takadera; conseguiu passar sentimento em muitas das cenas, tais como as de belas paisagens, ou as de simples explicações sobre camping. No geral, ele fez o feijão com arroz e o resultado saiu bem agradável.

E a abertura ”Shiny Days” cantada pela cantora Asuka também foi outro ponto positivo, quando falamos de animes de garotinhas; geralmente esperamos aberturas com as dubladoras cantando uma música com suas vozes fofinhas. Yuru Camp quebra essa prerrogativa colocando uma música com um estilo bem mais ”Americano” e que combina muito bem com o tema camping, que é bem mais conhecido no ocidente do que no oriente

E para concluir, não poderíamos deixar de falar de Yoshimi Umino, diretor de arte que veio do estúdio Production Ai (Este estúdio em particular é muito experiente no quesito arte). Yoshimi fez um grande trabalho de background e nos proporcionou paisagens incríveis durante o anime; não só lindas como também bem fiéis as paisagens originais da região de Yamanashi, onde o Fuji está localizado. Os personagens também estavam bem enquadrados nas paisagens, algumas vezes os personagens acabam ficando mal ”encaixados” no cenário. Isso prova que a equipe de fotografia também trabalhou com precisão. No geral, um belo trabalho da equipe de arte do anime.

Agora que falamos sobre a parte técnica, vamos começar a falar da história. A história consegue te proporcionar acontecimentos divertidos enquanto ensina sobre camping; e essa junção de coisas bonitinhas e informativas passa uma sensação relaxante para quem está assistindo. Se você for ver os comentários sobre Yuru Camp; a maioria deles vai ser sobre a sensação reconfortante/relaxante que o anime consegue te passar. Outra coisa que me deixou feliz no anime foi o bom desenvolvimento de personagem.

Rin, que era uma pessoa que preferia acampar sozinha se torna alguém que consegue dividir um espaço com amigas ao redor de uma fogueira, essa evolução veio justamente por causa de Nadeshiko, que conseguiu abrir o coração de nossa pequena Shimarin.

Após alguns episódios, o meu maior medo era de que eu fosse enjoar do ritmo repetitivo do anime, que é basicamente acampamentos seguidos de acampamentos; mas isso não aconteceu, justamente porque o destaque ficou para as personagens e para as incríveis paisagens que são mostradas durante a obra.

Acho que o único problema que Yuru Camp me mostrou foi a falta de tempo de tela de alguns personagens. Nadeshiko e Rin foram dominantes nesse termo e apareceram mais do que qualquer um na série, por causa disso, alguns personagens ficaram com alguns buracos abertos em seu desenvolvimento.

No geral, Yuru Camp foi um dos animes mais surpreendentes dessa temporada, já que NINGUÉM esperava absolutamente nada dele. A boa direção aliada com um bom trabalho de arte tornara este anime um candidato fortíssimo a surpresa da temporada. Este anime é altamente recomendado, para quem gosta de ver situações divertidas e momentos que te passam uma sensação relaxante.

Nota: 7 – Bom

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

3
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Pedro Augusto GuaraniCristian França PereiraIssei-kun ♉ Tsukune Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Issei-kun ♉ Tsukune
Visitante
Issei-kun ♉ Tsukune

Realmente, Yuru Camp é a prova de como um bom diretor influencia no anime. Como foi dito no review: “ninguém esperava nada desse anime”, acredito que essa foi uma das “armas” que fez o anime se tornar tão popular. Outra dessas “armas” seria o plot do anime, já que até o momento não existe outro anime que possua temática inteiramente relacionada com camping – pode até existir, mas não foi tão popular quanto Yuru Camp xD -. O que achei mais impressionante no anime foi a forma que inseriram o camping nas situações cotidianas sem precisar criar situações muito loucas… Read more »

Cristian França Pereira
Visitante
Cristian França Pereira

Sete é pouco, nota 8 fácil pra mim

Pedro Augusto Guarani
Visitante
Pedro Augusto Guarani

Eu fiquei bastante em dúvida entre dar 7 ou 8, vai muito da interpretação de cada um. Creio que no meu caso, o 8 seria algum anime que me fizesse pensar após ter terminado, ou me fizesse querer ir atrás de mais conteúdo sobre. No caso do 7, eu geralmente dou para animes que me deixaram satisfeitos. Acredito que esse tenha sido o caso de Yuru Camp xD