The House in Fata Morgana, o Jogo que ultrapassou Zelda Uma obra-prima que desbancou clássicos

Michell Victor
The House in Fata Morgana
© The House in Fata Morgana / Novectacle

Desde o momento em que você abre o jogo pela primeira vez e mergulha na sua história o sentimento de que você vai conhecer um novo clássico surge. Toda a sua atmosfera e seu visual somados trazem o jogador para dentro daquele mundo, um mundo por muitas vezes cruel por outras belo.

The House in Fata Morgana é um jogo do estilo visual novel  desenvolvido pelo estúdio Novectacle originalmente lançado em 2010 para PC no Japão, que fez um certo sucesso na época mais não se tornou tão aclamada quanto outra obras  do gênero no mesmo período, foi traduzida para o inglês e publicada no ocidente 2016 mas seu reconhecimento pelo grande publico veio agora em 2021 com o lançamento da sua versão de Nintendo Switch, desbancou antigo primeiro lugar ocupado pelo clássico The Legend of Zelda: Ocarina of Time ao obter nota 100 e se tornar o jogo mais bem avaliado do metacritic.

Metacritic
© Metacritic

Agora o após um tempo o jogo desceu algumas posições e se encontra no quarto lugar com incríveis 98 de nota o que ainda é um grande feito, então vamos saber um pouco mais sobre esse novo clássico.

O jogo começa com o protagonista ainda sem nome, esse é outro dos mistérios a serem desvendados, despertando em uma antiga mansão onde nos deparamos com a The Maid que nos guiara nessa jornada através das eras.

The House in Fata Morgana / Novectacle
© The House in Fata Morgana / Novectacle

O protagonista não tem memórias e nem mesmo uma personalidade ou identidade. O gameplay se desenvolve através da exploração da mansão onde abrimos portas com o objetivo de encontrar um entendimento da sua existência, mas a cada nova porta, a cada nova escolha, a cada nova verdade o risco de se presenciar um dos vários finais ruins é eminente.

A linha que guia toda a história pode ser definida por uma palavra, EMPATIA. Pois ao ser apresentado a várias da tragédias ocorridas naquele local inúmeros sentimentos vão brotar vingança, ódio, dor, sofrimento e medo mais a capacidade de se colocar no lugar do próximo e sentir aquilo que ele está sentindo é o que liga as varias histórias e personagens desse local.

The House in Fata Morgana / Novectacle
© The House in Fata Morgana / Novectacle

Existem vários elementos que ajudam uma obra a ter ainda mais impacto e ser ainda mais efetiva em passar sua mensagem mais dois deles devem ser destacados. Á arte de com ilustrações belíssimas feitas por Moyataro que fazem com que o jogador tenha sensação de estar dentro de uma pintura viva com toda sua atmosfera gótica e pesada e ao mesmo tempo belíssima que consegue transmitir todo o sentimento que o roteiro quer passar.

The House in Fata Morgana / Novectacle
© The House in Fata Morgana / Novectacle

Outro elemento que agrega e auxilia todo o impacto do roteiro e da arte é a trilha sonora, pois cada ala da mansão, cada personagem usam a trilha para associar um momento especifico vivido ou o próprio elemento do período de tempo em que a história se passa. As trilhas são apresentadas de diversas formas desde músicas religiosas antigas ou musicas populares de certos períodos históricos ou ate mesmo com letras cantas em português, apesar de isso ser feito de forma quase incompreensível graças a falta de fluência dos interpretes isso acaba apenas trazendo um chame a mais para este mundo.

 Mas e vocês o que acharam do jogo? Já jogaram? Pretendem Jogar?


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.