12 Anime Populares Baseados em Videogames Confira esta lista!

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
anime
©Foto de Dex Ezekiel em Unsplash.com

Embora a adaptação da Netflix de Castlevania possa ter ajudado como essa tendência de anime dos videogames, as adaptações de videogames em animes em muitos casos são tão antigas quanto os próprios videogames. Desde o final dos anos 80, centenas deles foram feitos, e vários deles acumularam um grande número de seguidores.

Por outro lado, a popularidade de Castlevania abriu o caminho para adaptações de alguns dos títulos de videogame mais obscuros e a Netflix anunciou uma grande lista de títulos de anime que chegarão na plataforma este ano.

Isto demonstra que as adaptações de anime não estão mais limitadas aos best-sellers ou aos jogos gráficos novos, o que só pode beneficiar tanto os gamers quanto os fãs de anime.

Aqui está uma lista de alguns animes mais populares que são adaptações de videogames.

Virtua Fighter

Virtua Fighter é uma prequela à primeira parcela da série, com cada personagem aparecendo como uma versão mais jovem de si mesmo. Em sua missão de encontrar as “oito estrelas brilhantes”, itens mitológicos que só verdadeiros mestres podem obter, o artista marcial Akira Yuki vai criando relações em cada episódio.

O anime tem uma narrativa clara com muitas sequências de ação, utilizando personagens tanto do Virtua Fighter quanto do Virtua Fighter 2. Os fãs de Virtua Fighter e outros clássicos como Tekken e Street Fighter vão gostar das batalhas de ritmo rápido.

O diabo pode chorar

Embora seja mais conhecido como um videogame, o diabo pode chorar inspirou uma série de anime de uma temporada. A série, intitulada Dante, aparece o investigador privado favorito dos fãs como dono de sua própria agência de caça ao diabo.

A narrativa parece ser baseada nos dois primeiros jogos da franquia, e traz de volta personagens como Trish e Lady, adicionando também novos personagens como o amigo de Dante, Morrison e Patty, uma garota com quem ele salva. Como se pode antecipar, o anime está repleto de sequências de ação que prestam homenagem ao clássico jogo hack-and-slash.

Pokémon

Nenhuma lista de franquias de videogames está completa sem falar de Pokémon, um fenômeno cultural que marcou toda uma geração de crianças. O grande pai do anime, Pokémon é uma das razões pelas quais dezenas de convenções de anime são realizadas todos os anos! A Netflix está apresentado enormes quantidades de conteúdo de anime, os cassinos muitas vezes oferecem bônus sem depósito na forma de giros de caça-níqueis gratuitos, que apresentam muitas vezes um tema de anime, e agora há até mesmo rotinas de exercícios com tema de animação baseadas em muitos personagens de anime populares.

O anime, que estreou em 1997, segue à Ash Ketchum de dez anos em viagens para caçar, capturar e treinar os animais titulares. Ele aprende várias lições de vida em sua busca para se tornar o melhor treinador de Pokémon do mundo.

Pokémon foi lançado um ano antes do anime com Pocket Monsters Red e Green no Nintendo Game Boy (comercializado como Red e Blue nos EUA). O jogo tornou-se tão bem sucedido, incluído em todas as iterações de sistemas portáteis Nintendo. O treinador Pokémon Red, o personagem que inspirou Ash, foi o foco destes videogames de Pokémon da Geração I.

Dragon’s Dogma

Ethan é um guerreiro feroz em uma missão para derrotar o Dragão que lhe roubou o coração, destruindo sua casa e matando sua família no passado. Entretanto, cada passo que ele dá para buscar a vingança desencadeia seus próprios demônios interiores. As batalhas mentais do protagonista dão realidade ao seu personagem, e há muita emoção para os aficionados da fantasia medieval.

A paisagem de mundo aberto vista na série anime Netflix é explorada em maior profundidade no videogame de 2012, que também apresenta um enredo mais rico. Embora o visual do videogame ainda seja de vanguarda, eles são fortemente influenciados por uma estética mais tradicional. Por outro lado, o anime usa um conceito CGI mais sofisticado devido aos avanços na tecnologia de renderização visual.

Castlevania

Como mencionado anteriormente, Castlevania é uma série original da Netflix, ambientada em um mundo de vampiros, caçadores de vampiros e feiticeiros. Quando o Conde Drácula procura vingança por sua esposa assassinada e causa desordem, tais forças se unem para restaurar a ordem, e traz como resultado uma sequência interminável de escapadelas violentas.

As duas primeiras temporadas se concentram em Castlevania III: A Maldição de Drácula, enquanto as últimas apresentam personagens e enredo de jogos de Castlevania spin-off, como a Maldição das Trevas. A série de anime da Netflix replica a violência exagerada dos jogos e fornece histórias de fundo mais profundas para personagens como Trevor Belmont e Alucard.

Steins;Gate

A franquia Steins;Gate tem tido um sucesso muito maior em anime do que em jogos. Várias adaptações foram lançadas ao longo dos anos, todas elas bastante populares, mas nenhuma mais do que a série original: Steins;Gate.

Steins;Gate é uma mistura de ficção científica, lendas urbanas e teorias físicas e fatos,  baseado em um romance gráfico com o mesmo nome em que o protagonista viaja através do tempo. É adaptado do primeiro de uma série de romances visuais que seguem os membros do Future Gadget Lab enquanto eles investigam as viagens no tempo.

Steins;Gate é divertido, dramático e de suspense, mas primeiro, é uma série que se concentra em seu povo e seus problemas de maneiras únicas e envolventes.

Dragon Quest

O primeiro jogo Dragon Quest foi lançado em 1986, é uma das franquias de videogame mais populares de todos os tempos. A série já virou mangá, anime e alguns poucos filmes, entre outros. Dragon Quest: Dai no Daibouken, lançado em 1991, foi o maior dos animes gerados pela franquia.

Muitos consideram que a série produzida pela Toei Animation, a empresa por trás do anime Dragon Ball, é o maior trabalho do estúdio. Os fãs do Dragon Ball reconhecerão o estilo visual e o tempo, mas o enredo e o maravilhoso desenvolvimento de personagens que ele promove manterão os espectadores cativados até o final.

Senjou no Valkyria

Senjou no Valkyria é uma série de anime popular que fez um excelente trabalho de replicar o espírito do jogo lendário da Sega. Tem um início lento, mas uma vez ultrapassados os primeiros episódios, o interessante conto consegue cativar, mantendo-se fiel ao material original.

O estilo gráfico é notavelmente semelhante ao do jogo, e todos os personagens têm personalidades únicas. À medida que a série avança, grande parte da comédia desaparece, mas considerando que se trata de um drama de guerra, isto deve ser esperado.

Inazuma Eleven

A trama é notavelmente rica para uma série que é na maioria sobre futebol. O espetáculo é baseado na série de videogames com o mesmo nome. Mamoru, Shuuya e Yuuto são todos personalidades fantásticas, e suas relações com o elenco de apoio oferecem algumas das cenas mais memoráveis da série.

O estilo artístico é atraente, e o uso de cores ousadas realmente ajuda a distinguir a série. Sua representação de jogos de futebol, por outro lado, é onde ela realmente brilha. As imagens e edições se combinam para criar uma atmosfera frenética ao longo das sequências, mantendo os espectadores na beira de seus assentos até o apito final.

Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works

Ao longo dos anos, a série Fate se estendeu a vários gêneros, mas a maior parte de sua popularidade veio de suas múltiplas séries de anime, especiais e filmes. Algumas das funções de MyAnimeList têm uma classificação de nove, mas o Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works é a série multiepisódio mais popular.

Estreou no final de 2014 e tem uma classificação de 8,19 dada por mais de meio milhão de usuários. Ela narra a história da Guerra do Santo Graal através de um mago chamado Rin, que participa ativamente dela durante uma única corrida de 12 episódios. Para obter a recompensa final, ele deve lutar contra uma sucessão de adversários formidáveis com a ajuda de seu servo Archer e a colega de classe Amiya.

Final Fantasy

Muitas pessoas acreditam que a franquia Final Fantasy é uma das melhores em jogos. Com 15 jogos da série principal e vários spin-offs, não é de surpreender os inúmeros esforços para adaptar a franquia ao anime. As adaptações nem sempre foram bem-sucedidas, mas há muitas que foram excelentes disponíveis.

O melhor do lote é o Final Fantasy VII: Advent Children Complete, que se soma à edição teatral de várias maneiras. Inclui um olhar mais profundo sobre algumas das histórias dos personagens, e uma interpretação ampliada da sequência de combate de Cloud e Sephiroth.

Esta é uma OVA imperdível para qualquer pessoa com um interesse até mesmo casual na Compilação Final Fantasy VII.

Digimon Adventure

É o primeiro anime de Digimon e segue um caminho semelhante ao de Pokémon com seus jovens heróis cuidando de ‘dinossauros digitais’. Ao contrário dos monstros Pokémon que ocorrem na natureza, os monstros Digimon aparecem nas telas dos computadores. Eles parecem viver em um reino paralelo conhecido como o ‘Mundo Digital’.

Digimon começou com a linha de produtos Namcai com o mesmo nome, que incluía animais de estimação digitais similares ao Tamagotchi. Estes brinquedos geraram o jogo de vídeo Digimon World, que gerou uma história de fundo importante para a história fictícia dos cães virtuais.

Digimon Adventure envelheceu bem, abraçando questões de velhice e de sociedade que o jogo nunca levantou.

Menções honrosas:

  • Street Fighter
  • Mega Man
  • Professor Layton
  • God Eater
  • Tales
  • Danganronpa
  • Persona
  • Tales of Vesperia
  • Gungrave
  • Angels of Death
  • Makafushigi
  • Dragon Nest

Para ser justo, a lista é interminável e contém muitos títulos que você provavelmente encontrará ao continuar assistindo ao anime.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.