16 de setembro, dia do respeito ao idoso Conheça os “velhinhos” mais icônicos dos animes

Rafael Leal
@Rafael4ide
Isaac Netero
© Isaac Netero | Hunter X Hunter | Madhouse

Todos os anos no Japão, é comemorado na terceira segunda feira do mês de setembro o feriado nacional do Dia do Respeito ao Idoso (Keiro no Hi / 敬老の日). Nesse ano de 2019, a data é comemorada neste dia 16 (segunda-feira).
O objetivo principal é lembrar aos mais novos a importância de respeitar e cuidar dos mais velhos.
Como o Japão é o país com a maior concentração de idosos no mundo, trata-se de uma data muito significativa que a Anime United tem o prazer de comemorar, mesmo daqui do Brasil.

Contextualizando

Historicamente a ideia da comemoração dessa data surgiu em 1947, quando uma aldeia em Hyogo resolveu oficializar a data, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses que sempre contribuíram para o País com sua sabedoria e seu trabalho.

A data escolhida é bem propícia, pois nesta época do ano o calor intenso já passou e o clima fica mais ameno. Nos meados da segunda quinzena de setembro, as colheitas nas plantações já terminaram e as condições climáticas normalmente são boas.

Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes familiares mais velhos. É o dia para se dar aquele bom e velho abraço e se por acaso alguém na família estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo da cor vermelha, considerada uma cor de proteção contra males físicos e espirituais.

De acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, a população com 65 anos ou mais já soma 31,86 milhões. Segundo o jornal japonês Asahi, o ministro Yoshitaka Shindo ressaltou que a população idosa do Japão continua crescendo porque as pessoas que nasceram em 1948, o pico de nascimentos do período pós-guerra (denominado baby boom), estão chegando aos 65 anos. Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Populacionais e de Segurança Social estima que em 2035, 33,4 por cento da população japonesa tenha 65 anos ou mais.

Idosos nos animes

Como forma de celebrar este dia, que faz parte da cultura japonesa, pela qual todos nós da Anime United somos apaixonados, decidimos externar o nosso carinho apresentando alguns dos “velhinhos” mais icônicos dos animes.

Mestre Kame (ou Muten Roshi) – Dragon Ball

Mestre Kame
© Mestre Kame | Dragon Ball | Funimation, Toei Animation

Mestre Kame (ou Muten Roshin nos mangás) é um antigo e sábio mestre de artes marciais, e o primeiro personagem a usar o conhecido Kamehameha no anime Dragon Ball. Muito embora ele pareça frágil, Kame é na verdade um guerreiro poderoso, que foi capaz de derrotar Goku na forma de besta gorila. Comumente o arquétipo de velho sábio e pervertido, típico de mangás “shonen” de primeira geração.  Às vezes, ele fica irritado, e produz alívio cômico em muitas partes do anime e mangá.

Mestra Genkai – Yu Yu Hakusho

Mestra Genkai
© Mestra Genkai | Yu Yu Hakusho | Funimation, Studio Pierrot

Genkai é a mestra de Yusuke em Yu Yu Hakusho, ela é uma seguidora da doutrina Leukoradoquem, Genkai era uma mulher antiquada com grande força e determinação. Ela colocou toda sua mente e corpo em um treinamento extensivo para permitir que criasse e controlasse a esfera da onda espiritual, o que contribuiu para seu comportamento bastante frio e pouco dócil de treinamento, poucos humanos e grandes espíritos conseguiram dominar a doutrina, isso requereu de Genkai um corpo físico forte para receber o Leukoradoquem.

Ela sempre foi notada como um dos personagens mais poderosos do anime e Yusuke não teria tanta força espiritual senão fosse pelo duro treinamento dela.

Solomon Muto – Yu-Gi-Oh!

Solomon Muto
© Solomon Muto | Yu-Gi-Oh! | Toei Animation

Solomon Muto (‘Sugoroku Muto’ na versão japonesa) é avô de Yugi, ele é dono de uma loja de cartas de monstros de duelo. Além de ser muito sábio referente ao jogo, Solomon entra em algumas enrascadas de vez e quando no anime, inclusive fazendo algumas aparições para duelos se disfarçando muito mal. A sua característica mais marcante é ser constantemente utilizado como isca para que seu neto tenha de jogar monstros de duelo.

Professor Samuel Carvalho – Pokémon

Professor Samuel Carvalho
© Professor Samuel Carvalho | Pokémon | Viz Media, 4Kids Entertainment, OLM

Samuel Carvalho é um famoso pesquisador de Pokémons da região de Hoenn, que vive na cidade de Pallet. Ele é bastante popular por ser um pesquisador proeminente da vida e habitat dos Pokémons, além de ser quem entrega os Pokémon iniciais aos treinadores. Suas aparições ocasionais não são muito recorrentes, mas, ele costuma ser melhor apresentado nos filmes da franquia.

Edward Newgate – One Piece

Edward Newgate
© Edward Newgate – One Piece | Funimation, 4Kids Entertainment, Toei Animation

Edward Newgate, mais conhecido como “Barba Branca”, era o capitão dos Piratas do Barba Branca e aquele que ficou conhecido como “O Homem Mais Forte do Mundo” e “O Homem Mais Próximo do One Piece” após a morte de Gol D. Roger. Ele foi um dos Yonkou que governam o Novo Mundo até sua morte durante a Batalha de Marineford.

Hiruzen Sarutobi – Naruto

Hiruzen Sarutobi
© Hiruzen Sarutobi | Naruto | Viz Media, Studio Pierrot

Hiruzen Sarutobi foi o Terceiro Hokage (Sandaime Hokage, Literalmente significa “Terceira Sombra do Fogo”) de Konohagakure. Sendo um discípulo do Hokage anterior da vila, Hiruzen era um ninja poderoso, aclamado como o Deus Shinobi (Shinobi no Kami, “O Shinobi Supremo”). Embora ele seja originalmente o professor dos Sannins, várias gerações de ninjas de Konoha se beneficiaram de sua sabedoria durante sua vida e de seu legado após sua morte.

Sua batalha contra Orochimaru, a partir do episódio 71 do anime, é uma das mais tensas e frenéticas, demonstrando toda força e determinação do Kage para proteger a vila de Konohagakure.

Isaac Netero – Hunter X Hunter

Isaac Netero
© Isaac Netero – Hunter X Hunter | Madhouse

Isaac Netero (EUA) ou Aizakku Netero (JAP), foi o décimo segundo presidente da Associação Hunter e mestre da escola de artes marciais Shingen. Ele é um dos personagens mais antigos e mais poderosos do anime.

Vemos seu real poder sendo utilizado na batalha contra a formiga quimera Meruem (episódio 126-7  do anime de 2011), sendo essa luta um dos clímax mais esperados, empolgantes e bem animados do anime Hunter X Hunter.

Genryusai Shigekuni Yamamoto – Bleach

Genryusai Shigekuni Yamamoto
© Genryusai Shigekuni Yamamoto | Bleach | Viz Media, Studio Pierrot

Yamamoto Genryuusai Shigekuni é um personagem do mangá e anime Bleach.

Ele é o Shinigami mais velho que se tem notícia. Capitão do 1° Esquadrão e Comandante do Gotei 13, ele é tido como o mais forte da Soul Society, estando acima de todos os outros na hierarquia, além de ser respeitado por todos os outros capitães.

Dentre os idosos apresentados até aqui ele ganha disparado no quesito idade, isto porque sua idade é baseada em cálculos de vida Shinigami, que somam aproximadamente 2,000 anos.

Sua conduta é de respeito às regras acima de tudo, sempre pensando na justiça, ele odeia aqueles que quebram esses princípios, estando, inicialmente, o protagonista Ichigo Kurosaki entre eles.

Apesar da idade, ele pode assustar qualquer um ao usar seus poderes. Ele é o principal responsável por guardar a Chave Real que é a chave para a dimensão do rei espiritual e da família real, que só conhecemos mais a respeito através dos mangás e filmes.

Makarov Dreyar – Fairy Tail

Makarov Dreyar
© Makarov Dreyar | Fairy Tail | Funimation, Satelight, A-1 Pictures

Makarov, também conhecido como o pequeno gigante, é um dos Dez Magos Santos. Já foi visto como o terceiro, sexto e oitavo mestre (só lendo o mangá para entender essa história) da guilda de Fairy Tail.

No início do anime, sua primeira aparição foi um pouco estranha, na verdade, eu pensei que seria um senhor tarado igual ao Mestre Kame de Dragon Ball, mas ele não demonstrou isso, pelo contrário, age seriamente e, algumas vezes, rigidamente com os magos de sua guilda.

Durante sua infância, conseguimos notar que, desde pequeno, já possuía um poder mágico imenso o qual nem todos tinham e, devido a esse motivo, foi chamado para ser um Mago Santo, além disso, Makarov é o filho de Yuri, um dos fundadores da guilda Fairy Tail.

Um fator interessante sobre Dreyar é que ele não suporta ver os seus filhos serem maltratados ou, até mesmo, atacados pelos inimigos, isso o deixa com muita raiva, na verdade, essa atitude dele é típica de um pai amoroso.

Ichiro Inuyashiki – Inuyashiki

Ichiro Inuyashiki
© Ichiro Inuyashiki | Inuyashiki | MAPPA

Ichiro Inuyashiki é um senhor de 58 anos de idade, que aparenta mais idade. No anime, que leva seu sobrenome, inicialmente ele é desprezado por sua própria família, vive em uma sociedade em decadência onde ninguém é capaz de ajudar ao próximo e para piorar descobre que tem um câncer terminal.

Este parece ser o fim, mas na verdade é apenas o início. Logo o Sr. Inuyashiki sofre um acidente e acaba tornando-se um ciborgue. A vida dele é virada de ponta a cabeça após esse acontecimento, dizem que o mangá é muito lento, mas o anime é bem roteirizado em 12 episódios, que acredito não ter perdido nada, ao contrário, ganhado em dinâmica e empatia.

Considerações finais

No Brasil, até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso (lei 11.433/20016) em 1º de outubro, é o dia oficial do idoso, porém não se trata de um feriado nacional para nós, como no Japão.

Considera-se idoso aquele que se enquadra no grupo de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta anos), a garantia de respeito aos direitos do idoso deve ser efetivada pelo Estado, no entanto, é um dever de todos nós zelar pela nossa melhor idade, então, por mais que este não seja um feriado somente no Japão, faça sua parte, respeitando e dando atenção e carinho aos idosos que você conhece e que fazem parte da sua vida.

O tratamento que damos aos outros determina como seremos tratados no futuro.

Achou que faltou citar alguém? Quem? Agora fiquei curioso, fala nos comentários.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.