5 melhores direções de animes da temporada de julho 2019 Chegou a hora de analisarmos o trabalho dos diretores

Maknara
(Redator do Blog)
@maknarasan
melhores animes dirigidos
©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019

Ah, como eu gosto do assunto que vamos falar hoje: direção de animes. Para ser mais específico, as melhores direções de animes da temporada de julho 2019 – na humilde opinião de quem vos escreve.

Quando você assiste um anime, o que mais te chama a atenção? Seriam as cenas de ação? O romance envolvido? A qualidade gráfica e fluidez? Ou personalidade dos personagens? Bom, a mim todos esses elementos chamam a atenção, entretanto, o que se destaca aos meus olhos é a direção do anime e a condução de um episódio.

A direção de um anime pode transformar uma obra incrível em um grande fracasso, ou elevar uma obra não tão boa a um patamar que nem ela sabia que poderia alcançar.

Esse é um artigo que contém alguns animes com assuntos polêmicos, afinal vivemos em um tempo onde polemizar é mais natural do que ler um artigo completo. Mas o foco principal estará em analisar a direção, independente se ela é polêmica ou não.

Então vamos ao TOP 5 – que não necessariamente estão em uma ordem do pior para o melhor, ou vice versa.

Given

Given
©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019 – Given

Given é um bom exemplo de um anime bem dirigido para começarmos a lista.

O anime desde o primeiro episódio mostrou uma direção coesa, sem deixar buracos nas falas e acontecimentos dentro de cada episódio. O ritmo imposto pelo anime, sempre esteve alinhado do primeiro ao último episódio. Não houve acelerações ou desacelerações notáveis. Lembrando que essa não é uma comparação com a obra original, apenas do anime com o próprio anime.

Animes do gênero yaoi estão conquistando cada vez mais o seu espaço em uma indústria de animes, que até alguns anos atrás era voltada somente ao público hétero. Infelizmente, animes do gênero muitas vezes passam sem receber o devido crédito, mas isso certamente não acontecerá com Given e sua ótima direção.

Você pode ser um apreciador do gênero yaoi, ou nunca ter assistido um anime do gênero antes, não importa. Given entrega uma ótima trama, mas a condução do anime faz com que a história tome sua atenção emprestada e só devolva no final do episódio. E um dos grandes responsáveis por isso é o novato diretor Hikaru Yamaguchi junto ao estúdio Lerche.

Kanata no Astra

©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019 - Kanata no Astra
©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019 – Kanata no Astra

Falar de direções boas dessa temporada e não relacionar Kanata no Astra é difícil. O anime entrega uma série de qualidade em formato de anime.

Cada episódio de Kanata no Astra teve começo, meio, fim, clímax central e gancho para o próximo episódio. Essa fórmula é simples, tanto em séries, filmes e animes, mas mesmo sendo algo simples, nem todos conseguem executar com maestria.

Além do que, a história de Kanata no Astra é um Sci-Fi muito complexo, cheio de pormenores, recheado de plot twists – uma prato cheio para a direção se perder e entregar um trabalho confuso. Ou seja, é uma obra de difícil condução, que o diretor Masaomi Ando junto ao estúdio Lerche – olha ele aí de novo -, estão conseguindo conduzir sem grandes dificuldades.

Inclusive, vale à pena ficar de olhos nesse estúdio e nos profissionais que ali estão – muito sem experiência. Já faz um tempo que os trabalhos entregues são sólidos e de muita qualidade.

Uchi no Ko no Tame naraba (If It’s for My Daughter, I’d Even Defeat a Demon Lord)

Uchi no Ko no Tame naraba
©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019 – Uchi no Ko no Tame naraba

Chegamos a um dos animes mais polêmicos da lista. Uchi no Ko no Tame naraba, Ore wa Moshikashitara Maou mo Taoseru kamo Shirenai tinha tudo para fazer pouco sucesso aqui no ocidente, não só pelas polêmicas, mas também por ser de um gênero (Slice of Life com fantasia) menos popular do que os famosos Shounens e Isekais. Mas não é isso que está acontecendo.

Os episódios costumam fluir muito bem, sem muitos cortes de cenas ou momentos desnecessários para a construção da história. Equilibrar um anime que foca no cotidiano, contendo apenas pequenos momentos de ação é uma tarefa difícil, pois existe uma linha muito tênue entre uma história agradável – que aquece o seu coração – e uma história monótona.

É claro que eu não posso deixar de mencionar sobre o ponto mais polêmico da obra – do ponto de vista da direção -, pois ela tem influência direta na direção do anime. Mas antes disso, se você não assistiu ao anime e não quer saber spoilers sobre o anime e sobre o futuro dele, pule imediatamente para o próximo anime da listaobrigado pela leitura e nós vemos no quarto anime da lista.

Se você não pulou para o próximo anime, já deve saber ou pelo menos imaginar que a obra original de Uchi no Ko no Tame naraba conduz para um romance entre o Dale e a Latina. Um romance entre “pai e filha adotiva” é de extrema dificuldade para um diretor. Se você errar na dose, a polêmica só aumenta e a repercussão do anime se torna muito negativa e irreparável. Tanto o autor da obra, Chirolu, como o diretor do anime, Takeyuki Yanase, conseguem suavizar essa transição na relação dos dois de forma sutil. E isso é uma baita desafio para qualquer estúdio, principalmente um novato como o Maho Film.

Você pode não gostar desse desfecho, reclamar, questionar, esbravejar, mas é difícil negar que ele está sendo feito de forma leve e gradual – e é sobre a direção que eu estou analisando, não sobre se eu acho certo ou errado esse desfecho. Existem animes com abordagens muito mais pesadas sobre temas parecidos ou próximos no Japão.

Araburu Kisetsu no Otome-domo yo

Araburu Kisetsu no Otome-domo yo
©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019 – Araburu Kisetsu no Otome-domo yo

Achou que os animes polêmicos terminavam por aqui? Bem, mais ou menos.

De todos dessa lista, esse é o anime que mais me surpreende em questão ao trabalho feito pela direção. A produção do anime estava mega atrasada, o estúdio é o Lay-duce que é novíssimo e ainda carece de bons trabalhos. Seria esse um trabalho muito difícil para qualquer diretor que pegasse o projeto.

Porém, o diretor Masahiro Andou está conduzindo o anime de forma excelente mesmo com todos esses – e outros problemas que muitas vezes não chegam ao nosso conhecimento. É impressionante como ele consegue desenvolver a trama de quatro personagens em único episódio, sem rushar nenhuma das quatro histórias e ainda consegue te prender a atenção quase que igualmente em todas as histórias.

Sem esquecer que o anime aborda sobre um tema difícil para os japoneses – principalmente na adolescência – : sexo. Aqui no ocidente falar sobre sexo na juventude não é um tabu, mas no oriente esse é um assunto mais complicado. Faça um exercício rápido agora e pense em quantos animes você já assistiu que aborda sobre o sexo na adolescência. Se você pensou e chegou a uma lista com mais de 3 animes, vou pedir para você excluir os ecchis e hentais e fazer o mesmo exercício. Tenho certeza que a lista ficou menor.

Araburu Kisetsu no Otome-domo yo é um dos melhores trabalhos da temporada, onde fica visível que o dedo do diretor fez toda a diferença.

Vinland Saga

©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019
©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019 – Vinland Saga

Por fim, chegamos em um anime não tão polêmico para concluir a nossa lista das 5 melhores direções de animes da temporada de julho 2019.

Vinland Saga tinha um hype enorme antes mesmo de sua estreia. E não era para menos, afinal o anime estava sendo produzido pelo Wit Studio (Shingeki no Kyojin).

Com a qualidade do estúdio e por se tratar de um anime de ação focado em vikings, o trabalho do novato Shuuhei Yabuta certamente foi facilitado, entretanto, isso não minimiza o bom trabalho que ele vem fazendo durante a primeira temporada do anime.

O natural em Vinland Saga seria que as cenas de ação fossem o grande protagonista do anime, mas não é. É claro que elas são muito boas, mas o desenvolvimento da personalidade do Thorfinn e a ambientação criada em torno da sua história, fazem com que o anime tenha uma capacidade de te enraizar muito maior. Isso poderia ficar em segundo plano, mas o diretor fez questão de trazer para o primeiro.

A palavra-chave sobre o trabalho da direção é ambientação. Ela se manteve em ótimo nível desde o primeiro episódio.

Espera um pouco, cadê o meu anime nessa lista?

Dr. Stone
©Melhores direções de animes da temporada de julho 2019 – Não. Dr. Stone não está na minha lista como direção.

Talvez você tenha se perguntado isso ao chegar até aqui – não exatamente com essas palavras -, mas eu tenho uma explicação isso. Existe em torno de 20% de chance de eu não ter assistindo o seu anime dessa temporada, afinal são dezenas de animes e alguns de difícil acesso. Mas eu garanto que pelo menos 80% dos animes dessa temporada eu estou assistindo semanalmente.

Ou seja, existe 80% de chance de eu não ter considerado a direção do anime – não a história, a animação, ou os personagens, somente a direção – melhor do que as outras direções que eu citei na lista.  Como eu disse no começo, esse texto expressa única e exclusivamente a minha opinião. Certamente essa lista seria diferente nas suas mãos. Ou será que não? Só tem um jeito de saber.

Deixe a sua lista nos comentários das 5 melhores direções de animes da temporada de julho 2019 para que eu possa ver e dizer se eu assisti o anime, e porque não o inclui nessa lista. Se eu não tiver assistido o anime, já aceitarei como recomendação sua de um anime com uma boa direção – mas se não for bom, eu volto aqui.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.