A beleza em Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma Quem é a Marvel na fila do pão, perto dos Vingadores da Literatura?

Bolinhodearroz
Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma
©OLM / Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma

Era uma vez um jovem e agitado escritor de cabelo vermelho e um charmoso cavalheiro (também escritor) que saem em aventuras na busca de acabar com os Maculados, seres que querem destruir todos os livros do mundo, após aprisionarem as almas de seus autores em suas próprias histórias e causarem o caos naquele enredo e nas emoções de quem os escreveu. Juntos, a dupla (e outros diversos autores que surgem) irão perseguir esses monstros e buscar salvar a literatura e as almas de seus próprios autores que estão ali reféns.

Em Bungou to Alchemist, do estúdio OLM (2020), vamos acompanhar, um grupo de autores lindos – e que se vestem muito bem -, precisando lidar com suas próprias divergências de personalidades e, ao mesmo tempo, pulando por cada livro que está sendo atacado pelos Maculados para tentar salvar aquela história e, por consequência, tudo o que conhecemos como Literatura. Esses rapazes, na verdade, são as reencarnações dos autores (como almas) do passado e vivem mantidos dentro de uma biblioteca sem saída em que um gato falante é seu diretor.

Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma
©OLM / Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma

E assim temos um breve resumo do que é todo o anime Bungou to Alchemist e o que podemos esperar de seus incríveis 13 episódios. Sendo assim, não se enganem ao começar a acompanhar essa obra, porque apesar do primeiro episódio ser mais parado, na verdade ele serve como introdução para um dos protagonistas que é o Dazai, mas do segundo em diante a ação começa e a história se desenvolve muito melhor.

Enquanto acompanhava cada episódio, eu só achava cada vez mais incrível como a beleza desse anime se estende por todos os elementos, além dos personagens. Sua estética é impecável, o enredo é incrível e delicado e a sua trilha sonora parece moldada para também complementar todo esse conjunto perfeito.

Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma
©OLM / Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma

Bungou to Alchemist é muito gostoso de ver e toda a história se desenvolve de uma forma muito delicada e interessante. Nem preciso dizer também que sua premissa de autores combaterem seres infernais que querem destruir a literatura de todo o mundo é muito genial, mesmo que não consigamos identificar essas referências culturais japonesas, pois sua essência já é suficiente para adentrarmos no enredo completamente.

Durante toda a história vamos acompanhando: conflitos internos, interações divertidas, plot twists, aprofundamentos de temas complexos e por aí vai. Para quem também já assistiu, deve concordar comigo em como é intrigante e muito importante esse enredo em que os próprios autores dos livros entram em combates mortais contra seres muito perigosos só para não deixar que suas obras e as de todos os autores do mundo sejam destruídas para sempre, isso além de um enredo que vai tratando a literatura como algo que salva vidas e dá sentido ao mundo.

Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma
©OLM / Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma

Cada vez mais vamos nos encantando com tudo que Bungou to Alchemist nos oferece, muito mais do que seus personagens deslumbrantes, deixando a história seguir seu rumo até o clímax de encerramento que apresenta aquele plot twist de respeito. Com seu belíssimo duelo final para fechar tudo com chave de ouro, o anime demonstrou que seus 13 episódios totais foram o suficiente para iniciar a história, explicar todo o contexto e finalizar sem nenhuma ponta solta e de maneira que satisfaça todos os lados, mas ainda lembrando que, enquanto existirem Maculados que ameacem a literatura, a batalha dos autores – o que chamo de “Vingadores da Literatura” – sempre continuará.

Mas é isso, por enquanto, porque Bungou to Alchemist é um anime curto, mas belo. O conjunto de poucos episódios e uma história interessante podem fazer com que tudo pareça andar rápido demais, porém são inúmeras nuances e contextos para se interpretar e refletir sobre o que são os livros, os poemas e as diversas histórias para seus autores e aqueles que moldam suas vidas, positivamente, por influência da literatura, deixando de lado a solidão, graças aqueles que deram tudo de si – inclusive com questionamentos morais e surtos emocionais – para concluir suas obras.

Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma
©OLM / Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma

Então deixem nos comentários se assistiram ou não esse anime, para debatermos um pouco suas críticas e/ou elogios, afinal nem tudo pode agradar todo mundo e está tudo bem. Se conhecerem outras obras parecidas, deixem aqui também para mais pessoas acompanharem outros animes bons e compartilhem também se gostaram desse belo anime.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.