A resiliência presente em Hunter x Hunter Aprenda com o protagonista do anime a melhor forma de se adaptar à situações difíceis

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

Recentemente comecei a assistir Hunter X Hunter. Eu sei que passei da hora de ver esta obra de arte de Yoshihiro Togashi. Entretanto, como já diz o velho ditado: “antes tarde do que nunca.” Como ainda estou no início da obra, não posso comentar muitas coisas sobre ela em si. Sobretudo, um detalhe muito importante que percebi foi a presença forte da resiliência no protagonista do anime, um menino chamado Gon Freecss, que deseja se tornar um Hunter.

Antes de iniciar de fato o tema deste texto, preciso definir o termo “resiliência”, no caso de alguns não saberem seu significado. Resiliência significa a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. E em poucos episódios que assisti até o momento de Hunter X Hunter, pude perceber essa característica dentro do anime. Ao analisar por essa ótica e tentar puxar para a vida, torna-se material de motivação.

Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

Quem é Gon Freecss, o protagonista de Hunter X Hunter?

Ao ser apresentado na história, Gon já surge com uma conquista antes realizada somente por seu pai. Ele consegue pescar o maior e mais temido peixe do lago da cidade onde ele mora. Esse é o estopim para iniciar-se de fato a história de Hunter X Hunter. Ele havia feito uma promessa com sua tia que cuidava dele que, se ele conseguisse pegar esse peixe, ele poderia prestar o exame Hunter. O motivo era entender o porquê de seu pai preferir ser um Hunter do que cuidar do seu próprio filho.

Eis aqui o primeiro vislumbre de resiliência de Gon. Em geral, numa situação como essa, onde o pai abandona o filho para correr atrás de outras coisas, sabe-se lá o que na maioria das vezes, é interessante analisar a percepção que o mesmo tem deste cenário. Ao invés de reclamar e praguejar, ele buscar compreender o que levou seu pai a tomar essa decisão. Ademais, ele entende que talvez seja algo tão importante, que ele também deseja seguir esse caminho.

Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

O arco dos testes para se tornar um Hunter

Este arco é simplesmente incrível, pois nada que aparece nele realmente é o que aparenta ser. Em meio a maratonas, perguntas que testam a lógica do candidato e, acima de tudo, muita atenção aos detalhes, Gon em todas se sobressai. Claro que é importante ressaltar que ele é o protagonista da série, logo haverá um certo protagonismo. Porém não é daqueles de se encher a paciência. Pode-se dizer que é um protagonismo necessário.

Em específico, quero focar neste texto em apenas um: o teste da torre. Os participantes foram deixados no pico de uma enorme torre, tendo eles 72h (se não estou equivocado) para encontrar a saída. Nesse meio tempo, vários outros testes ião sendo enfrentados pelo caminho. O que mostrou a convicção e resiliência de Gon foi justamente o último. Em síntese, haviam duas opções: em uma somente, alguns sairiam dali facilmente. Porém, na outra, todos sairiam, mas de uma forma muito trabalhosa.

Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

O clima acalorado e a tranquilidade mental

Gerou-se uma briga entre os envolvidos e somente Gon estava pensando com clareza. Logo, ele deu a ideia de seguir pelo caminho mais trabalhoso, entretanto, usar alguns machados que estavam presentes no cenário para abrir passagem para o outro lado, o lado mais fácil. Foi uma trapaça? Foi, mas quem liga?! O teste Hunter está aí justamente para provar a perspicácia de cada um dos participantes presentes ali naquele torneio.

No fim, todos conseguiram sair da torre, graças ao poder da resiliência do protagonista. Claramente isso foi notável. O fato de pensar com clareza e não deixar se abalar em um momento onde todos estão desesperados e atônitos com a situação, não é algo que qualquer pessoa consegue fazer. Mas é algo que deveria. Ser racional, ter objetivo e, sobretudo, não se deixar levar pela situação, mas subvertê-la, é algo mais do que necessário para a vida.

Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

Gostou do texto? Deixe um comentário, vamos interagir.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.