A resiliência presente em Hunter x Hunter Aprenda com o protagonista do anime a melhor forma de se adaptar à situações difíceis

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

Recentemente comecei a assistir Hunter X Hunter. Eu sei que passei da hora de ver esta obra de arte de Yoshihiro Togashi. Entretanto, como já diz o velho ditado: “antes tarde do que nunca.” Como ainda estou no início da obra, não posso comentar muitas coisas sobre ela em si. Sobretudo, um detalhe muito importante que percebi foi a presença forte da resiliência no protagonista do anime, um menino chamado Gon Freecss, que deseja se tornar um Hunter.

Antes de iniciar de fato o tema deste texto, preciso definir o termo “resiliência”, no caso de alguns não saberem seu significado. Resiliência significa a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. E em poucos episódios que assisti até o momento de Hunter X Hunter, pude perceber essa característica dentro do anime. Ao analisar por essa ótica e tentar puxar para a vida, torna-se material de motivação.

Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

Quem é Gon Freecss, o protagonista de Hunter X Hunter?

Ao ser apresentado na história, Gon já surge com uma conquista antes realizada somente por seu pai. Ele consegue pescar o maior e mais temido peixe do lago da cidade onde ele mora. Esse é o estopim para iniciar-se de fato a história de Hunter X Hunter. Ele havia feito uma promessa com sua tia que cuidava dele que, se ele conseguisse pegar esse peixe, ele poderia prestar o exame Hunter. O motivo era entender o porquê de seu pai preferir ser um Hunter do que cuidar do seu próprio filho.

Eis aqui o primeiro vislumbre de resiliência de Gon. Em geral, numa situação como essa, onde o pai abandona o filho para correr atrás de outras coisas, sabe-se lá o que na maioria das vezes, é interessante analisar a percepção que o mesmo tem deste cenário. Ao invés de reclamar e praguejar, ele buscar compreender o que levou seu pai a tomar essa decisão. Ademais, ele entende que talvez seja algo tão importante, que ele também deseja seguir esse caminho.

Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

O arco dos testes para se tornar um Hunter

Este arco é simplesmente incrível, pois nada que aparece nele realmente é o que aparenta ser. Em meio a maratonas, perguntas que testam a lógica do candidato e, acima de tudo, muita atenção aos detalhes, Gon em todas se sobressai. Claro que é importante ressaltar que ele é o protagonista da série, logo haverá um certo protagonismo. Porém não é daqueles de se encher a paciência. Pode-se dizer que é um protagonismo necessário.

Em específico, quero focar neste texto em apenas um: o teste da torre. Os participantes foram deixados no pico de uma enorme torre, tendo eles 72h (se não estou equivocado) para encontrar a saída. Nesse meio tempo, vários outros testes ião sendo enfrentados pelo caminho. O que mostrou a convicção e resiliência de Gon foi justamente o último. Em síntese, haviam duas opções: em uma somente, alguns sairiam dali facilmente. Porém, na outra, todos sairiam, mas de uma forma muito trabalhosa.

Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

O clima acalorado e a tranquilidade mental

Gerou-se uma briga entre os envolvidos e somente Gon estava pensando com clareza. Logo, ele deu a ideia de seguir pelo caminho mais trabalhoso, entretanto, usar alguns machados que estavam presentes no cenário para abrir passagem para o outro lado, o lado mais fácil. Foi uma trapaça? Foi, mas quem liga?! O teste Hunter está aí justamente para provar a perspicácia de cada um dos participantes presentes ali naquele torneio.

No fim, todos conseguiram sair da torre, graças ao poder da resiliência do protagonista. Claramente isso foi notável. O fato de pensar com clareza e não deixar se abalar em um momento onde todos estão desesperados e atônitos com a situação, não é algo que qualquer pessoa consegue fazer. Mas é algo que deveria. Ser racional, ter objetivo e, sobretudo, não se deixar levar pela situação, mas subvertê-la, é algo mais do que necessário para a vida.

Hunter X Hunter/Madhouse
© Hunter X Hunter/Madhouse

Gostou do texto? Deixe um comentário, vamos interagir.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
sabia dos camposgabriel maya aguilar assisAnduin Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Anduin
Visitante
Anduin

bem vindo ao mundo dos caçadores. você vai saber porque hunter x hunter é um dos melhores (se não for o melhor) animes de todos os tempos.

gabriel maya aguilar assis
Visitante
gabriel maya aguilar assis

que bom que voce começou a assistir esse anime epico mesmo que atrasado mais sem querer ofender eu acho que se for postaar sobre esse anime deveria ser sobre se ele vai realmente continuar ou nao voce vai entender quando chegar no ultimo episodeo.

sabia dos campos
Visitante
sabia dos campos

verdade