A singularidade do mundo de Hayao Miyazaki A sua arte produz verdadeiras preciosidades

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Hayao Miyazaki
©Hayao Miyazaki

Em todos os lugares e épocas há artistas que deixam sua marca de uma forma muito peculiar, com um nível de singularidade tamanho que faz com que mereçam um olhar atencioso. É o caso do cineasta Hayao Miyazaki, que com sua arte produz verdadeiras preciosidades em um mundo de fantasia rico e delicado. Tanto que recentemente ganhou um parque temático, idealizado por ele e pelo Studio Ghibli, um dos mais importantes estúdios de animação do mundo.

Acesso ao conteúdo

Quem cresceu nos anos 90 deve ter a doce lembrança de assistir a desenhos como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z. Estes eram televisionados em horários fixos e, na época, não existia amplo acesso a filmes de animação japonesa. Contudo, a realidade atual do público mais jovem é muito diferente, já que existe um grande acesso à internet. Segundo uma pesquisa publicada no blog da ExpressVPN, 87% dos pais de crianças entre 4 e 13 anos dos Estados Unidos e do Reino Unido permitem que os pequenos assistam a vídeos na Netflix e no YouTube, onde filmes de animação japonesa são facilmente encontrados.

Um mundo de magia

Contudo, a beleza do mundo de Hayao Miyazaki é tamanha que envolve telespectadores de todas as faixas etárias. Isso porque, entre outros elementos cativantes, seus filmes carregam um sentimento de forte nostalgia. As obras do cineasta (que também é escritor, artista de mangá, roteirista e animador) possuem ensinamentos profundos e tocam no que há de mais simples no cotidiano, com o intuito de mostrar como é importante aproveitar a vida.

Um dos aspectos de seus filmes que mais merecem destaque são as muitas protagonistas femininas, as quais são autossuficientes e demonstram grande coragem tanto para enfrentar desafios como para defender amigos. Certa vez, durante um evento realizado em 2009, Miyazaki foi questionado sobre a preferência por tais personagens. Sorrindo, ele limitou-se a responder: “Porque as mulheres são fortes e belas!”.

Sua abordagem e leitura são muito importantes para o público mais jovem, em especial as meninas, que estão crescendo e compreendendo o mundo ao seu redor. Desse modo, são impulsionadas a desenvolver um pensamento crítico sobre suas qualidades. Contudo, o papel dessa abordagem também é relevante para os meninos, já que possuem forte contribuição social nesse processo.

Essa ligação com a vida real faz com que o mundo de Miyazaki, com toda sua excentricidade, ressoe com os telespectadores. E elementos excêntricos não faltam: suas obras são tão utópicas que chegam a ser poéticas, cheias de cores e paisagens, natureza e misticismo. Na fantasia, ele encontra espaço para criar um paralelo com a simplicidade do cotidiano e a representação feminina, mostrando que é possível viver, de certa forma, entre o imaginário e o concreto, contanto que nunca percamos a capacidade de sonhar.

Filmes

Apesar da idade avançada (atualmente com 81 anos), Miyazaki continua ativo. E a boa notícia é que um novo filme já tem data de estreia: julho de 2023. Até lá, vale a pena conferir suas obras, como Meu Amigo Totoro (1988), O Serviço de Entregas da Kiki (1989) e A Viagem de Chihiro (2001). Com Miyazaki é sempre tempo de entrar em contato com a nossa criança interior.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.