Air Gear: Obra prima dos animes 4:3 Patins motorizados e alta velocidade

Rafael
Air Gear
©Toei Animation / Air Gear

Existem diversos animes que fizeram sucessos gigantescos nos anos 2000, como Fullmetal Alchemist e Death Note e muitos animes tentam alcançar esse patamar até os dias de hoje, mas sem sucesso. Mas existem outros obras dos anos 2000 que não são tão reconhecidos, mas que ainda sim são excelentes.

Justamente por isso, gostaria de apresentar e conversar um pouco sobre uma animação dos anos 2000 que representa muito para quem gosta de boa história, ação, uma pitada de ecchi e um pouco de humor.

Air gear é um anime criado no ano 2006 e se passa no Japão nos tempos atuais, tendo como foco contar como é a utilização de patins motorizados e a apresentação das pessoas que fazem o uso desses patins um esporte.

A diferença da patinação normal, é que os patins utilizados no anime, são patins motorizados (mais conhecido como Air Trecks), possibilitando altas velocidades, movimentações verticais e várias outras manobras que não seriam possíveis se fossem patins convencionais.

História e personagens

Air Gear
©Toei Animation / Air Gear

A história gira em torno do protagonista Itsuki Minami, um jovem de 15 anos que é apaixonado por Air Trecks, mas não possui dinheiro para comprar o seu próprio, por isso, ele costuma ver as outras pessoas realizando manobras e deseja um dia alcançar os céus com o poder dos mesmos. Uma das pessoas que o Itsuki admira muito e que é exibida logo no inicio do anime é a Simca, personagem na qual o protagonista possui uma queda por ela e todo dia a espera passar no beco para ver ela utilizando os seus patins.

Devido a algumas situações, Itsuki descobre que a sua família adotiva possui alguns segredos no mundo dos Air Trecks e a sua irmã de consideração Ringo Noyamano, acaba sendo uma das incentivadoras para que o Itsuki entre nesse mundo.

Após adquirir o seu primeiro equipamento, Itsuki convoca alguns amigos e até mesmo inimigos que ele faz durante a sua jornada para que possam formar um time e alcançar os céus nas batalhas de Air Trecks.

Kazuma Mikura é o melhor amigo do protagonista, mas não se destaca tanto quando o assunto é patinação, mas ele sempre apoia o seu amigo a seguir em frente e o ajuda nas batalhas que ele deve enfrentar, sendo um dos principais pilares do anime. Onigiri é outro membro do Kogarasumaru (explicarei mais pra frente) e é um amante das mulheres e possui como foco se especializar em patinar para agradar as mulheres e tirar proveito disso nas batalhas, é um personagem estranho, mas é o gancho para o ecchi do anime.

Issha Mihotoke é o tanque e linha de frente do Kogarasumaru e começou como rival do Itsuki, mas com o passar do tempo, se tornaram amigos e decidem se apoiar em seus objetivos.

E não menos importante o integrante mais agressivo e de dupla personalidade Agito Wanijima, apresentado como um dos personagens mais fortes do anime e que possui um Air Treck diferenciado com poderes que se auto denomina Presas e utiliza os seus patins para trucidar os seus adversários.

Gangues

Air Gear
©Toei Animation / Air Gear

Além de apresentar os Air Trecks o anime possui batalhas de patinação, podendo ser partidas de corrida, lutas ou o que for decidido entre os competidores e o ganhadores recebem o emblema da gangue perdedora e também sobe no ranking da classificação geral dos patinadores e quanto maior for o ranking da gangue, mais vantagens eles possuem.

Itsuki junto com os seus amigos, criaram a Kogarasumaru, conforme a história anda, acompanhamos a evolução de cada integrante e tudo que eles passam para amadurecer e até mesmo fazer com a equipe se mantenha unida e que possam subir na classificação geral.

A Sleeping Forest é conhecida por ser a gangue com os corredores com a maior reputação do meio da patinação e possuem patins com diferentes poderes e modalidades de uso. Existe muito mistério envolvendo a Sleeping Forest e acaba tendo muita ligação com o Itsuki que ele não imaginava que teria.

Existe outras gangues com muita relevância no anime, mas essas são as principais para se ter um conhecimento no início do anime.

Além das gangues, existe os caminhos dos reis, são rotas que cada corredor se especializa e tenta ser o mais forte da sua rota, o Itsuki como tem o desejo de conquistar os céus, ele segue o caminho do vento, o seu amigo Kazuma acaba seguindo o caminho das chamas para conseguir atingir altas velocidades e o Agito é apresentado como o rei do caminho das presas e até mesmo já possui os patins do rei dessa rota.

Design e animação

Air Gear
©Toei Animation / Air Gear

Conforme descrito no título, o anime foi feito para telas 4:3, ou seja, possui a imagem quadrada, realizei alguns testes de tentar assistir com a tela esticada, mas muitos personagens perdem o seu brilho, acontece o mesmo quando alguém tenta jogar super Nintendo e joga com a tela esticada, tem como jogar, mas não tem o mesmo encanto do que jogar numa televisão de tubo com a imagem quadrada e pixelada. Os personagens são representados com rostos e corpos de estrutura fina na sua imagem original, mas ao esticar a tela, dá a impressão que os personagens ganharam peso, então recomendo fortemente que se forem assistir, vejam no formato 4:3.

O anime possui muitas técnicas para conseguir deixá-lo mais fluido e não permanecer somente com imagens estáticas, mesmo não tendo uma animação igual a dos animes atuais, ainda vale muito a pena assistir pela sua animação, uma comparação que posso exaltar aqui, é tentar assistir a primeira temporada de Cavaleiros dos Zodíacos, a animação ficou parada no tempo ao contrário de Air Gear que ainda possui gráficos que não pararam no tempo.

Air Gear
©Toei Animation / Air Gear

Air Gear foi uma das obras que me fez me apaixonar pelo mundo dos animes e mangás e apesar do seu ano de lançamento, ainda é o meu favorito, pode surgir outras obras maravilhosas, mas com o tempo Air Gear sempre volta ao meu top 1, então é uma recomendação que faço para quem gosta de animes de esportes e até mesmo animes que possuem uma evolução geral de seus personagens.

O mesmo infelizmente não possui um final fechado, mas caso tenha interesse, o mangá foi finalizado e se quiser animes parecidos, indico SK8 the Infinity, Hajime no Ippo, Run With the Wind e Eyeshield 21.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.