Como saber se o anime que gosta terá nova temporada?! Venha conferir os métodos para descobrir isso!

Gabriel Barcelos
(Redator do Blog)
anime
© Asobi Asobase

Uma grande dúvida que temos ao finalizar um anime que gostamos ou ainda durante a exibição, é se o mesmo terá ou não uma nova temporada. E para ajudar a entender melhor as chances de um anime que vocês gostam ter ou não uma nova temporada, irei explicitar algumas das informações que precisamos saber para ter conhecimento da possibilidade do anime em questão ter chance ou não de uma nova temporada.

Vendas:

Um ponto extremamente importante para sabermos as chances de nova temporada de um anime é se ele vendeu bem, tanto em mídia Home Vídeo, quanto o produto que serviu de base: seja Mangá, Jogo, Light Novel e afins. A venda de BD e DVD ainda são os mais importante para sabermos as chances, se ele vende bem, logicamente a chance é alta, se vende mal, as chances são baixas.

Cabe então após verificar as vendas de BD e DVD, saber se a obra original que serviu de base melhorou ou não as suas vendas, afinal, mesmo que um anime tenha vendido mal, um salto de vendas do original bom o bastante, pode ser o suficiente para fazer com que a editora se interesse em bancar uma nova temporada, mesmo com as vendas baixas. Apesar disso, as vendas do BD/DVD continuam sendo extremamente importantes.

”Mas então quanto um anime deve vender para ter boas chances?” Com a queda constante das vendas de Home Vídeo no Japão é normal que o número necessário de vendas caiam também, hoje para podermos considerar que um anime específico tenham razoáveis ou boas chances de uma nova temporada é necessário ele vender a partir de 5000 unidades por volume somando-se as vendas de BD com as de DVD da obra. Para que um anime seja um sucesso de vendas, basta vender acima de 8000 unidades por volume, se ultrapassar os 10000 já se pode considerar um sucesso absoluto, obviamente que esses resultados geram ainda mais chance de uma continuidade.

Streaming:

Um dos motivos da queda constante da venda de BD/DVD com certeza é o avanço do Streaming. A cada ano que chega, ele começa a ter um papel muito importante no cenário de continuidade das obras, já que a venda das licenças pelo mundo geram um bom dinheiro para a produtora, ainda que abaixo do lucro que é gerado pela venda em Home Vídeo.

Portanto hoje se um anime faz sucesso pelo mundo através das transmissões via Streaming, já se pode ter um certo otimismo quanto à continuidade da obra, ainda que a necessidade das vendas sejam importantes.

Outros:

Outros fatores importantes na hora de verificar as possibilidades são o material base, conforme o anime se aproxima do original, mais tempo se faz necessário para que ele receba uma nova temporada, e gostando ou não, quanto mais se espera, mais público se perde, portanto animes que demoram muito a receber uma nova temporada, tendem a ter uma redução na possibilidade com o tempo por conta da grande probabilidade de queda do público fazendo-o não ser mais viável.

Também devemos avaliar o próprio anime em si, se o mesmo conseguiu adaptar todo um Jogo, um Mangá ou uma Light Novel, obviamente a chance de uma nova temporada é muito pequena, e a necessidade menor ainda. Se o anime for com roteiro original, deve-se levar em consideração de como se finalizou a temporada, se teve um final aberto ou fechado, assim como se aumenta ainda mais a necessidade de vender bem em Home Vídeo, já que o lucro vem principalmente dessa fonte, não tendo uma editora por trás por exemplo.

anime
© Miss Kobayashi’s Dragon Maid

Conclusão:

A partir dos dados acima pudemos perceber que apesar do avanço do Streaming, as vendas em Home Vídeo continuam sendo fundamentais para que o anime tenha ou não uma nova temporada.

É importante frisar que independente dos dados serem positivos ou negativos, nunca se tem uma certeza, apenas se pode fazer projeções. Assim sendo, mesmo que o anime que goste tenha vendido mal, ele ainda pode ter uma nova temporada, apenas possui menor possibilidade para tal.

O mesmo cenário acontece com um anime que tenha vendido bem, apesar da possibilidade ser boa, ele pode acabar não recebendo uma continuação, e como dito, fatores para isso é o que não faltam, como por exemplo a editora de um Mangá/Light Novel pode simplesmente decidir não investir mais em uma nova temporada por motivos estratégicos, por mais bizarros que sejam. Resumindo, no mundo dos animes nunca se tem uma certeza, apenas uma possibilidade!

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of