B: The Beginning – Um Anime de Muitas Camadas da Netflix Uma história onde todos estão atrás do assassino de asas negras

Bolinhodearroz
B: The Beginning
©Production I.G / B: The Beginning

Para quem nunca ouviu falar, B: The Beginning é um anime que foi lançado em 2018 e pode ser encontrado na Netflix, com um total de 18 episódios (somando as duas temporadas) e que impacta bastante quem assiste com seus inúmeros desdobramentos de enredo.

A estética desse anime é dividida em suas partes sombrias e as mais descontraídas, com um traço marcante e uma qualidade de animação excelente, mostrando que veio para agradar mesmo. No entanto, poucos se lembram de ter um dia assistido ou sabem que ele sequer existe, por isso esse artigo de apresentação para quem deseja uma nova indicação de animes com bastante ação e investigação.

A trama gira em torno de uma série de assassinatos que estão ocorrendo na região de Cremona, dividindo-se entre diversos seriais killers soltos pela cidade e o chamado Killer B, um famoso assassino que se destaca por matar os outros homicidas e deixar sua marca nos locais dos crimes.

B: The Beginning
©Production I.G / B: The Beginning

Assim, a história vai se desenrolando com as equipes de investigação tendo que se desdobrar para encontrar não apenas esses seriais killers, mas também a figura justiceira que anda marcando não apenas a cidade inteira, mas também os policias, entre eles o detetive Keith que está retornando após um longo período afastado do trabalho após a morte brutal de sua irmã.

Assim se dá o enredo principal de B: The Beginning, mas quem assistir vai entender que ele não se limita apenas em uma caça desenfreada por assassinos, mostrando que existe muitos elementos a mais em todo o mistério que cerca todas essas mortes. Nada ali acontece por acaso e assim vamos acompanhando a jornada dos investigadores (com Keith à frente de tudo), juntamente com as motivações do que se conhece como Killer B. É dessa forma que se nota como duas tramas, que acreditamos ser totalmente separadas, aos poucos se interligam de maneira bem sútil em determinado ponto e vão se complementando da sua forma até chegar ao clímax dos episódios finais.

B: The Beginning
©Production I.G / B: The Beginning

É uma cadeia imensurável de crimes que se acumulam e convergem a um único ponto, nos mostrando uma organização que aparenta estar por trás de todo esse caos e com um único objetivo que só saberemos na metade da história.

O anime também não faz muita questão de esconder por muito tempo qual a verdadeira identidade do Killer B, por isso todo o resto do enredo se foca em apresentar a história do garoto que é a principal motivadora de toda essa violência, isso sem contar que também vamos conhecendo mais do Keith e da sua relação direta com todos esses crimes.

B: The Beginning, apesar de se apresentar como gênero de investigação, deixa muito esse foco de lado e parte para um outro rumo que passa a envolver seres sobre-humanos e a sua influência na Terra.

B: The Beginning
©Production I.G / B: The Beginning

É importante também deixar claro, sem me alongar muito para não liberar spoilers, que alguns dos mistérios ali investigados só terão um desfecho concreto justamente nos últimos episódios da primeira temporada, deixando que toda a trama seja movida pela batalha dos seres com poderes e a busca de Killer B pelo seu objetivo principal.

Assim, o tema de investigação só continuará persistindo através de Keith que é um investigador muito inteligente e perspicaz, no estilo Sherlock Holmes que conhecemos tanto.

Não se apeguem, portanto, aos personagens secundários que surgem pelo caminho, pois eles logo se mostram desnecessários para a história principal que se estende por todos os episódios. Basicamente eles só existem para manter a parte da investigação “de pé”. Além disso, vale também ressaltar que pode tudo parecer muito confuso no início, quando eles descarregam toda a sua bagagem de mistérios e informações de uma única vez nos espectadores, porém aos poucos tudo vai fluindo e podemos entender a real intenção de todo o quebra-cabeça mental que o anime faz.

B: The Beginning
©Production I.G / B: The Beginning

No entanto, esse estilo de segurar os mistérios para serem revelados no final durante um embate entre a trama de super-humanos pode não agradar todo mundo, já que a obra se propõe a debater investigações de assassinatos e só depois nos mostra que tudo, na verdade, era um efeito colateral do que realmente estava em jogo que era o chamado “Rei de Asas Negras” (vocês entenderão se virem tudo).

Enquanto isso, na medida que nos focamos no Killer B, o Keith segue sua jornada na sua própria investigação que está diretamente ligada ao caminho de Killer B, como vamos descobrindo aos poucos durante o decorrer dos episódios.

E tudo vai seguindo em uma montanha russa de acontecimentos e mistérios que se revelam a cada passo dos protagonistas, sempre em um estilo violento e sanguinário, com assassinatos tão cuidadosamente montados para que não fossem explícitos, mas que deixassem a sensação para o próprio espectador imaginar o que aconteceu.

B: The Beginning
©Production I.G / B: The Beginning

Para finalizar, é muito bom apontar que a trilha sonora foi muito bem escolhida e se encaixa perfeitamente com o clima do anime que se baseia muito no suspense. Porém a opening não é bem aqueles estilos que conhecemos, se baseando apenas em uma sequência breve de composições instrumentais enquanto a marca do Killer B aparece na tela, nada que deixe com peso na consciência por pular em todos os episódios.

No geral, tudo que se pode dizer sem liberar spoilers já foi dito e não tenho a intenção de estragar qualquer experiência que teriam com as revelações do anime. O importante é saberem que existe sim uma certa parte de investigação, mas tudo intrinsecamente ligado ao resto do que se pode concluir como sendo a trama principal que move todos os personagens da história: o plot dos seres super-humanos que batalham violentamente pelo objetivo do vilão por trás de tudo.

B: The Beginning
©Production I.G / B: The Beginning

E digam aí o que pensam sobre esse estilo de anime e se já assistiram para deixar registrado suas impressões. Aqueles que nunca deram uma chance, é bom dizer que vale à pena, se gostar do gênero. Depois podem voltar aqui e comparar o que pensam.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.