Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai (We Never Learn): Impressões Finais A primeira temporada do anime entrega um bom trabalho sem inventar muito

Maknara
(Redator do Blog)
@maknarasan
©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai
©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai – Primeira temporada

A primeira temporada de Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai ou We Never Learn chegou ao fim com a sensação de dever cumprido. A parceria dos estúdios novos Silver e Arvo Animation, resultou em uma adaptação que segue uma fórmula simples, sem grandes inovações, mas também sem grandes erros. Assim como no mangá, acompanhamos uma história que rende boas risadas com doses de romance – distribuídas em copos pequenos. 

Atenção! Evitarei ao máximo os spoilers, porém, algumas informações relevantes para a análise serão citadas, então naturalmente esse artigo terá spoilers. Por isso, veja se o nível de spoiler desse post é adequado para você.
Nível de Spoilers: Baixo

©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai
©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai – Rizu Ogata e Uruka Takemoto

O roteiro não parece original, mas é

Há 2 meses atrás, para ser mais preciso na Temporada de Primavera do Japão, estreou Gotoubun no Hanayome ou The Quintessential Quintuplets. Um anime com uma proposta muito parecida com a de Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai. A adaptação foi um verdadeiro sucesso, tanto que a venda do mangá cresceu exponencialmente por lá, quando o anime terminou.

Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai teve sua estréia na Temporada de Verão do Japão. Muita gente acredita que o anime é uma cópia de Gotoubun, mas na verdade não é bem assim. O mangá de Bokutachi foi lançado antes de Gotoubun. Então a história é original e pode ter até servido como referência para Gotoubun. Inclusive, os autores se dão muito bem e de vez em quando trocam mensagens públicas pelo twitter.

Caso você queira ver um comparativo mais detalhado sobre as duas obras, deixarei o link ao lado de outro artigo que compara detalhadamente as duas obras. GOTOUBUN NO HANAYOME X BOKUTACHI WA BENKYOU GA DEKINAI.

©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai
©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai – Fumino Furuhashi, Uruka Takemoto e Rizu Ogata. No fundo, Nariyuki Yuiga

Fidelidade ao mangá

A trama se desenvolve em episódios com histórias curtas, geralmente adaptando 2 histórias do mangá por episódio. O anime se mantém bem fiel ao original em praticamente toda a temporada.

Assim como no mangá, o anime mostra uma das suas maiores qualidades desde o começo: a comédia. O diretor consegue aproveitar muito bem dos momentos de comédia da obra original, utilizando expressões e animações que deixam as cenas ainda mais engraçadas. Ele tem uma certa experiência com animes de comédia, então sua escolha para dirigir o anime se mostrou acertada durante a temporada. O estúdio e a Staff fizeram um bom trabalho de forma geral.

O romance é outra característica presente no anime – mas esse acontece de forma bem lenta. Essa lentidão no romance não chega a incomodar durante o anime, já que nesse meio tempo as personagens estão sendo apresentadas e desenvolvidas, enquanto você começa a torcer para cada uma delas, em cada episódio. Essa mudança de time é normal, não se assuste.

Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai
©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai – Fumino é a preferida? Quem disse? Estranho

Os personagens te conquistam gradualmente

Os personagens de Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai possuem personalidades definidas e distintas. Então mesmo que você acabe se identificando mais com uma heroína, em algum momento você pode ser fisgado por outra e todas acabarem conquistando você mais cedo ou mais tarde.

O protagonista não fica atrás, sendo uma pessoa sempre prestativa que conquista as pessoas ao seu redor. Seu desenvolvimento não é muito rápido, mas o anime apenas segue o ritmo do mangá, que também custa a desenvolver o personagem. Pelo menos ele parte do início com carisma suficiente para se sustentar durante a história.

Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai
©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai – Nariyuki e o seu harém só que não

A primeira temporada de Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai foi

Bem adaptada. O fato do mangá trazer a cada capítulo uma história curta do protagonista com uma das heroínas, fez com que fosse possível escolher as melhores histórias para adaptar.

Fumino e Ogata são as primeiras personagens da trama, seguidas pela Takemoto. Com o passar dos episódios, a Kirisu começa a ganhar mais visibilidade e a Kominami surge na reta final da temporada. Todas acabam se envolvendo emocionalmente com o Yuiga que tem uma enorme dificuldade de perceber esse envolvimento. Histórias divertidas e embaraçosas são criadas com cada uma, que possuem maneiras diferentes de lidar com seus sentimentos.

O protagonista tem papel diferente na vida das heroínas. Existe uma química natural entre ele e sua amiga de infância, Uruka. Ele desenvolve uma forte amizade com a Fumino. A Ogata sempre tem a ajuda dele nos momentos mais difíceis. A Kominami o envolve em um problema pessoal e acaba se interessando por ele cada vez mais. E a sensei Kirisu acaba sempre dependendo do protagonista para resolver seus problemas – até mesmo os pequenos problemas.

As relações desenvolvidas com o Nariyuki Yuiga possuem elementos únicos, onde cada uma tem a sua beleza e seus pontos fracos. Você consegue escolher a sua waifu favorita por apenas 1 episódio, porque no episódio seguinte você poderá ser conquistado pela história de outra heroína.

A primeira temporada não aprofunda em todas 5 heroínas, focando mais na Takemoto, Ogata e na Fumino. Porém, encerra com uma história que eu considero uma das mais bonitas do mangá até hoje, quando o Nariyuki e a Fumino dormem juntos em uma pousada. Não teria capítulo melhor para encerrar a temporada.

©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai
©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai – Fumino olhando as estrelas, lembrando de sua mãe falecida.

O que esperar da segunda temporada de Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai

A segunda temporada de Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai foi anunciada para outubro de 2019. Você pode conferir a notícia na íntegra: BOKUTACHI WA BENKYOU GA DEKINAI – ANIME GANHARÁ SEGUNDA TEMPORADA

Podemos esperar mais momentos engraçados com maior desenvolvimento de alguns personagens, como a sensei Mafuyu Kirisu. E não muito mais do que isso. Eu imagino que a segunda temporada deva adaptar até uma parte específica do mangá, ficando razoavelmente próximo dos capítulos semanais. Até esse ponto, os romances continuam na mesma toada sem grandes desenvolvimentos para uma ou outra heroína.

Nem o mangá chegou em um ponto de maior desenvolvimento do romance, então não esperem ver isso nas próximas temporadas. Mesmo assim, Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai é um bom anime de sábado a tarde para dar boas risadas e se apaixonar pelas heroínas – enquanto o Nariyuki permanece na mesma. 

Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai
©Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai – Mafuyu Kirisu, a sensei mais querida, será desenvolvida na segunda temporada.

Nota do anime: 7

A escala de avaliações Maknara funciona da seguinte forma:

10 – Utopia
9 – Excelente
8 – Ótimo
7 –  Muito Bom
6 – Bom
5 – Mediano
4 – Abaixo da média
3 – Ruim
2 – Muito Ruim
1 – Era um anime?

E você, qual nota daria para a primeira temporada de Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai? Deixe nos comentários!

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
JaiL Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
JaiL
Visitante
JaiL

10 principalmente pelo último episódio, fora que aguardo a adaptação do Cap 84 a diante… uma das histórias mais bonitas do mangá…