Chainsaw Man: um protagonista matador de demônios nada convencional A história segue um homem com uma cabeça de motosserra que extermina demônios para sobreviver

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Chainsaw Man
© Chainsaw Man/Shueisha

Chainsaw Man é um mangá escrito e ilustrado por Tatsuki Fujimoto. A obra é serializada na revista Weekly Shōnen Jump, da editora Shueisha, desde dezembro de 2018. Fujimoto também é o responsável por Fire Punch. Ademais, a história é o que podemos chamar de comum, porém com um grande diferencial: o protagonista.

Quando digo história comum, quero me ater ao que compõe o universo de Chainsaw Man. A narrativa segue a vida de exterminadores de demônios que atuam nesta área para proteger civis e também tirarem seu sustento a partir disto. Logo, é perceptível que se trata de um enredo batido até. Mas, claro, possui seus pontos singulares.

Para desenvolver esse texto, com base na minha leitura do primeiro volume do mangá, irei dividir em dois momentos. O primeiro vou focalizar na contextualização do personagem e das coisas pelas quais ele passou, e na segunda o desenvolvimento do enredo, as coisas que começam a acontecer na vida dele.

A história de Denji, um caçador de demônios

Denji é o protagonista de Chainsaw Man. Logo no início descobrimos que ele trabalha matando demônios e ganhando o dinheiro das recompensas para poder sobreviver. Ele exerce essa função ao lado de seu fiel bicho de estimação Pochita. O Pochita é uma espécie de cachorro que possui uma serra elétrica na cabeça.

Além de precisar da grana para se sustentar e pagar contas, Denji também precisa fazer isto para quitar uma enorme dívida deixada por seu pai. Depois que o pai de Denji partiu, os agiotas que haviam emprestado dinheiro para ele voltaram sua atenção total para o garoto, o forçando a trabalhar para eles até que todo o dinheiro fosse reembolsado.

Chainsaw Man
© Chainsaw Man/Shueisha

Daí partimos, juntamente com Denji, nas várias dificuldades que o garoto enfrenta. Uma delas, como já é sabido, é a problemática com o dinheiro, que sempre é extremamente escasso. A outra é uma questão mais introspectiva do personagem, onde, não conseguindo dormir por causa da fome, passa noites acordado sonhando com coisas simplórias.

Diferente de muitos sonhos a serem realizados, que às vezes são realizações extraordinárias, Denji almeja uma pessoa para amar, um lugar para morar e ter comida na mesa. Como supracitado, coisas simples da vida que, infelizmente para ele, era algo intangível. Todavia isto estava para mudar (ou pelo menos algumas coisas).

Chainsaw Man
© Chainsaw Man/Shueisha

A batalha violenta contra um demônio zumbi e a morte de Denji

Em um determinado dia, as mesmas pessoas que faziam Denji trabalhar para eles, encontraram-se com um demônio zumbi. O monstro ofereceu poder para eles caso entregassem seus corpos. Tomados por ganância, sucumbiram. E assim desencadeou o primeiro momento mais dramático e repleto de agressividade do mangá.

Nesta batalha, Denji acaba sendo morto por esses zumbis. Até este ponto, o menino era apenas um ser humano comum. Contava somente com o apoio de Pochita, que era um demônio. Posterior a sua morte, Pochita acaba assumindo o corpo de Denji e se torna seu coração. Porém, é preciso fazer uma retrospectiva para compreender esse momento.

Chainsaw Man
© Chainsaw Man/Shueisha

Quando o pai de Denji faleceu, no mesmo dia que foi visitar seu pai no cemitério, ele encontrou-se com Pochita, que estava gravemente ferido. Ele sabia que demônios podiam se curar ao beber sangue. Então Denji ofereceu seu sangue em troca de um contrato: que ele possuísse seu corpo caso viesse a morrer um dia, ou algo similar a isto.

Ele sabia que algumas espécies de demônios tinham essa prerrogativa. Por coincidência (ou não), Pochita fazia parte dessa classe. E assim se sucedeu. Denji recuperou a vida, mas somente graças a Pochita, que não fez somente pelo acordo que havia entre eles, mas porque queria que os sonhos de Denji se tornassem realidade. E finalmente o homem cabeça de motosserra surge.

Chainsaw Man
© Chainsaw Man/Shueisha

O encontro com Makima

Makima foi a primeira pessoa que conversou com Denji após sua transformação. Ela é caçadora de demônios de segurança pública. Ou seja, ela mata demônios, mas de forma legalizada. Após a chacina que ocorre, ela acaba recrutando Denji para um esquadrão que está em fase de teste. Então, ele deixa de ser um cachorro dos agiotas para ser um cachorro da corporação. Em seguida, ela coloca Denji na equipe de Hayakawa e de Power, que também é uma possessa, assim como ele. A partir deste ponto, algumas aventuras e matanças começam a acontecer.

Chainsaw Man
© Chainsaw Man/Shueisha

Por fim, caso queira saber um pouco mais sobre o que eu achei dessa história, você pode assistir ao vídeo que vou deixar logo abaixo. Nele, eu falo com mais detalhes sobre alguns pontos e algumas outras considerações que ficaram de fora deste texto.

Conhecia este mangá? Me diz aí nos comentários o que você achou de Chainsaw Man.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.