Dr. Stone #04: Impressões Semanais Análise do quarto episódio de Dr. Stone

Maknara
(Redator do Blog)
@maknarasan
Dr. Stone
©Dr. Stone – Quarto episódio

Chegou a hora do Taiju – enfim – se declarar?

Era isso que parecia no começo do quarto episódio de Dr. Stone. Enquanto Taiju e a Yuzuriha tomavam banho, ele esboçou que iria revelar sobre os seus sentimentos por ela, mas optou por não fazer isso. Por mais que essa atitude possa não fazer muito sentindo para alguns, a decisão dele foi muito bonita e racional.

Se ela o rejeitasse ali, tanto ele quanto ela não teriam para onde ir. Eles seriam obrigados a continuar convivendo juntos com um clima desconfortável, que poderia afetar muito a relação de todos eles. Mas a verdade é que ele não precisa dizer mais nada, porque claramente esses sentimentos já atingiram o coração da Yuzuriha.

Então começaram as experiências na criação da pólvora. Enquanto Senku explicava sobre ela, eu estava achando estranho, porque não é normal vermos explicações de como criar uma bomba em animes que possuem uma classificação etária de 12 anos. Ao fazer isso, a direção optou por colocar um Mecha-Senku na tentativa de minimizar possíveis problemas.

Bueno, eu preferiria que não houvesse a explicação e no lugar dela, Senku não explicasse muito dizendo que esse era um processo muito complicado para que o Taiju pudesse entender. Era melhor do que ter aquele aviso de “não façam isso em casa”. A ambientação de Dr. Stone é tão legal que nos faz sentir imerso naquele mundo pós-apocalíptico. Então recursos que nos tirem dessa imersão, eu julgo como desnecessário. Mas é claro que isso é apenas um mero detalhe.

Dr. Stone
©Dr. Stone – Mecha-Senku

Posição revelada, Tsukasa agradece

Senku se vê em uma decisão difícil de revelar sua localização em troca de comunicação com outras possíveis pessoas que responderam ao ver a fumaça da explosão. Uma decisão questionável que fez o Tsukasa os encontrar mais facilmente – e quem pagou o preço dessa decisão foi o cabelo da Yuzuriha.

Esse é um dos momentos mais tensos do episódio e a ambientação criada nele foi ótima. Por mais que Senku seja um gênio, Tsukasa é muito perspicaz. Acompanhar a tentativa de negociação dos dois me deixou realmente apreensivo. E no final dessa negociação, a direção utiliza outro recurso que não me agradou.

Tsukasa estava perto de executar o Senku e aquele momento cabia um flashback. Esse flashback acontece e ele era perfeito para deixar a cena ainda mais climática. Entretanto, eu questiono muito quando o flashback é tão longo como foi – principalmente quando o tom é completamente diferente da cena em questão. Foram exatamente 4 minutos de flashback no momento mais tenso do episódio.

O estúdio de tem optado por ser bem fiel ao mangá de Dr. Stone e nesse trecho não foi diferente. Ainda assim, creio que caberia uma adaptação. Esses flashbacks poderiam ocorrer durante todo o episódio, fragmentados em pequenos trechos. Com isso, na cena final, o flashback poderia ser mais curto, com os trechos mais emocionantes sobre o passado dos 3. O episódio estava criando uma tensão muito grande que foi quebrada por um flashback de 4 minutos – repleto de funny moments.

Dr. Stone
©Dr. Stone – De uma forma ou de outra, Senku chegou ao espaço.

Que final foi esse, Dr. Stone?

O desfecho do episódio foi simplesmente sensacional. Você pode ficar com raiva do episódio ter acabado naquele parte? Provavelmente, sim. Porém, ele deixa um baita gancho para o próximo episódio e eu tenho certeza que muita gente vai atrás do mangá para saber o que aconteceu. Se um episódio te deixa desejando que essa semana passe voando, esse episódio atingiu o seu objetivo.

Mesmo com alguns problemas no episódio – problemas pra mim, para muitos talvez não -, Dr. Stone continua entregando episódios com muita tensão e humor. Já repeti isso anteriormente, mas gosto de destacar o bom trabalho que a direção tem feito em mesclar esses dois componentes de uma forma, em que um não rouba o espaço do outro. A mistura dos dois tem dado muita personalidade para o anime – que já possui uma história original recheada de personalidade.

E você, o que achou do quarto episódio de Dr. Stone? Deixe aqui nos comentários!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.