Dr. Stone #05: Impressões Semanais Análise do quinto episódio de Dr. Stone

Maknara
(Redator do Blog)
@maknarasan
Dr. Stone
©Dr. Stone

O plano mais bem feito – e arriscado – até agora

Depois de um final angustiante no quarto episódio de Dr. Stone, esse episódio começa mantendo o mesmo nível de tensão. A ideia de mostrar um passado com o Tsukasa fazendo parte do grupo foi ótima. O trecho não foi mostrado no flashback do episódio anterior – guardado para um momento mais apropriado.

Então, Taiju mostra novamente que ele é muito mais esperto do que parece. Veja, eu não usei a palavra inteligente dessa vez. O motivo é simples. Está claro que o forte dele não é a inteligência, porém, ele consegue ler a situação e tomar boas decisões em sinergia com os pensamentos do Senku. Ele é muito esperto quando está em perigo e sabe interpretar o ambiente ao seu redor. E dessa vez, ele executa um plano que era muito mais complexo do que parece, vide a situação emocional em que eles se encontravam.

Com a ajuda da Yuzuriha que aos poucos começa a mostrar sua utilidade para o grupo – o plano é um sucesso e eles conseguem fugir com o Senku desacordado.

Muitos podem se perguntar o motivo do Tsukasa não ir atrás deles. Na verdade, ele não precisa e nem quer matar os dois. Por mais que o Tsukasa seja visto como um assassino, existe um proposito por trás de suas atitudes e ele não mata as pessoas por prazer. Sem contar que ele tem certeza que matou o Senku – e vamos combinar, com um golpe daquele de um cara tão forte, quem não teria essa certeza também?

Dr. Stone
©Dr. Stone – Tsukasa à prova de tudo

Senku tinha certeza que eles entenderiam o seu plano

O plano do Senku só seria possível, se ele tivesse certeza de que as pistas deixadas seriam suficiente para que Taiju e Yuzuhira pudessem entendê-las. Sem confiança e sem a certeza de que os dois são muito mais espertos do que parecem, esse plano seria um grande fracasso.

Mesmo em um momento tenso, a direção do anime consegue dosar cirurgicamente o humor no episódio – quebrando a tensão de um jeito agradável. É nessa hora que você pode estragar o episódio colocando cenas e piadas desnecessárias. É tão fácil de se complicar nesses momentos… só que isso raramente acontece em Dr. Stone.

Os dois começam a ligar os pontos e entender qual era o plano de Senku. Por mais arriscado que o plano fosse, era a última solução naquele momento. Era um plano que dependia muito dos dois e eles não decepcionaram.

Dr. Stone
©Dr. Stone – Essa cena ficou muito engraçada

O flashback é bom, mas o momento que ele é encaixado é melhor ainda

Então começa o flashback da época em que Senku despertou. O recurso utilizado aqui é ótimo e dificilmente teria melhor momento para utilizar. Não só no aspecto da história, mas também no timing em que ele acontece no episódio. Quando a obra é boa e o estúdio sabe adaptar, o resultado é esse.

Dentro do flashback percebemos a dificuldade que Senku encontrou logo quando despertou. E essas dificuldades são bem exploradas, porque apontam as fraquezas reais do personagem e como ele usa a ciência para superar essas adversidades. Esse é um mundo em que ele teria enorme dificuldades de sobreviver sem o domínio da ciência e isso ficou bem claro no flashback.

Sem perder o costume, a história apresenta situações inusitadas, como mostrar a divertida comunicação dos macacos entre si. Isso só se torna possível, porque a obra mostra desde o começo que usará elementos nem sempre racionais e isso permite que eles possam trazer esse tipo de situação, sem que soe estranho ou pareça muito fora de contexto.

Dr. Stone
©Dr. Stone – O segredo é petrificação para cuidar do rosto e do cabelo

Podemos chegar a uma conclusão de Dr. Stone

A adaptação de Dr. Stone está sendo ótima, entretanto, esse trabalho conta com um ingrediente essencial para o sucesso: a qualidade da obra original. Dr. Stone é tão bem escrito que facilita – e muito – que um estúdio consiga adaptar sua obra para anime.

Não estou tirando o mérito do TMS Entertainment, estúdio responsável pela adaptação, até porque muitos estúdios conseguem estragar a obra original. Só estou ressaltando que o casamento de uma história bem escrita com um ótimo estúdio, gera um trabalho desse nível.

E você, o que achou do quinto episódio de Dr. Stone? Deixe nos comentários. 

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of