Dr. Stone #08: Impressões Semanais Análise do oitavo episódio de Dr. Stone

Maknara
(Redator do Blog)
@maknarasan
Dr. Stone
©Dr. Stone – Uma nova integrante para o reino da ciência

A corrida para criar antibiótico

No final do sétimo episódio de Dr. Stone, Senku apontou o que seria o foco do reino da ciência para conquistar as pessoas da vila Ishigami: criar a penicilina.

Os preparativos já começaram e no início do oitavo episódio, uma explicação científica é dada sobre o processo, assim como acontece durante a obra toda. Mas se você não gosta muito dessas explicações e prefere as partes de ação ou humor, tem um motivo pra se preocupar.

Elas ficarão cada vez mais frequentes, algumas mais complexas e maiores. Eu acho que faz todo sentido que essas explicações aconteçam, é um diferencial da obra, entretanto, isso pode se tornar um motivo de preocupação para quem está acompanhando o anime e não conhece o material original. Vamos abordar sobre isso um pouco mais a frente, quando entrarmos no ritmo da história.

O pequeno grupo de Senku sai pra coletar ferro e se depara com uma nova personagem, a adorável Suika.

Dr. Stone
©Dr. Stone – Ferro coletado com sucesso

A menina que ninguém queria perto

Suika tem 9 anos e usa uma máscara de melão – o motivo será revelado nos próximos episódios-. Ela costuma ser rejeitada na vila e é vista como uma inútil pelas pessoas.

Ao contrário do que elas pensam, suas habilidades são muito úteis para qualquer grupo, desde que sejam exploradas corretamente. Ela consegue executar atividades específicas e tem uma grande capacidade de coletar informações sem ser percebida. Seu papel para o reino da ciência será sempre pontual, mas com muita utilidade.

Em momento algum o Senku recusaria um membro por aspectos físicos, então oficialmente ela se torna a quarta pessoa do grupo – que expande a cada episódio.

Um grupo que é bem explorado em Dr. Stone. A obra não deixa os personagens secundários de lado e eles sempre aparecem em um momento oportuno.

©Dr. Stone
©Dr. Stone – Suika e sua misteriosa máscara.

O ritmo da adaptação de Dr. Stone está bom, porém, tem um asterisco.

Esse ritmo que o estúdio TMS Entertainment escolheu para adaptar a obra original está sendo bom, porque dá espaço para contar detalhadamente todas as etapas e conquistas do reino da ciência. E nesse arco existem muitos momentos de criação, construção de objetos e processos menores até chegar no objetivo final.

O problema – ou o que pode se tornar um – é que essa adaptação mais lenta pode gerar episódios teóricos seguidos – verdadeiras aulas de ciência. Particularmente, isso não me incomoda, pois vejo isso como um diferencial no original. Além do mais, não acompanho Dr. Stone esperando ação o tempo todo.

Só que tem muita gente que pode ficar um pouco saturada de tanta explicação e menos movimentação. Mesmo que o anime deixe bem claro desde o início que o foco não está nas lutas, o público em geral pode estranhar um pouco a mudança no ritmo, visto que os primeiros episódios tiverem uma ambientação muito mais tensa.

Posso assegurar pra você que os momentos de ação desse arco valerão muito à pena. Então se você tiver paciência, tenho 10 bilhões % de certeza que você será presenteado com uma excelente história.

Dr. Stone
©Dr. Stone – O plano para criar a penicilina

Shokugeki no Stone?

Graças a investigação feita pela Suika, Senku decide criar um prato que atrairá as pessoas para trabalhar no seu projeto.

A ciência faz parte da culinária e pode transformar um prato simples em um prato saboroso, mesmo que a pessoa que cozinhou não tenha muitas habilidades. E isso a obra faz questão de retratar, mostrando que o Senku não possui habilidade gastronômica nenhuma. Ele só aplicou ciência no processo.

Assim como a lança dourada, agora temos o lámen. Todas essas e outras criações serão feitas para atrair cada vez mais pessoas para o grupo. Esse trabalho é lento, gradual, mas é muito divertido de acompanhar.

©Dr. Stone
©Dr. Stone – Lámem do nosso Senku Soma

E você, o que achou do oitavo episódio de Dr. Stone? Deixe aqui nos comentários!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.