Dragon Ball Z – 31 Anos Da Invasão Saiyajin Ao Planeta Terra A obra de Akira Toriyama inspirou de crianças, jovens e adultos, e hoje é consagrada dentro das obras japonesas.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Dragon Ball Z
© Dragon Ball Z/Toei Animation

Dragon Ball Z é, sem dúvidas, uma das maiores series de todos os tempos dos animes. Além de ser continuação direta de Dragon Ball, ambos são baseados na obra em mangá de Akira Toriyama. Com o sucesso de seu anterior, a sequência da saga de Son Goku, já era dada como certa entre as adaptações para a TV. Assim, exibida pela Fuji Television no dia 26 de abril de 1989, a mais nova obra de Toriyama ganhava vida nas telinhas.

Em DBZ o tom da série fica mais sério e maduro, diferentemente do que ocorria em Dragon Ball, que girava em torno de uma aventura que usava e abusava de todo tipo de piada. Uma curiosidade interessante é o motivo de usar “Z” ao final do título: sem ideias para a saga, Toriyama decidiu que era hora de finaliza-lá, escolhendo assim, a última letra do alfabeto para simbolizar o encerramento da história.

Em quase 7 anos de exibição, a série teve 291 episódios, divididos em quatro sagas que mostravam a descoberta de Goku sobre suas origens e sua vida em família, que sempre era atrapalhada por uma nova ameaça à Terra.

No Brasil, Dragon Ball Z dominava as tardes no Band Kids, passando depois para as manhãs da TV Globinho onde fez grande sucesso, e também no canal por assinatura, Cartoon Network.

Para comemorar a data, vamos relembrar as principais sagas do anime? (Contém Spoiler)

1-Saga Sayajin

Dragon Ball Z
© Dragon Ball Z/ Toei Animation

Cinco anos depois do final da série anterior, Son Goku já é um homem adulto, casado com Chi-Chi, tendo como filho Son Gohan, fruto de seu relacionamento. Após certo tempo, um homem chamado Raditz, chega à Terra em uma nave espacial, procurando por Goku. Ao encontrá-lo Raditz conta que na verdade, Goku é seu irmão mais novo e seu verdadeiro nome é Kakaroto. Ele também revela que os dois são membros de uma raça guerreira quase extinta: os Saiyajins. Foram estes que enviaram Goku à Terra para conquistar o planeta, mas ao cair de um penhasco e bater a cabeça em uma rocha, Goku esquece de sua missão. Ao se negar ajudar Raditz, Gohan é sequestrado. Goku decide formar uma aliança com Piccolo para derrotar Raditz e salvar seu filho, sacrificando a sua vida no processo. Morto, Goku treina com o Senhor Kaioh até ser ressuscitado pelas esferas do dragão um ano depois para salvar a Terra. Porém, dois guerreiros saiyajins ainda mais fortes que Raditz, surgem: Nappa e Vegeta, o príncipe dos saiyajins.

Durante a batalha, Piccolo é morto, junto com Yamcha, Tenshinhan e Chaos. Por conta do adeus de Piccolo, as esferas do dragão deixam de existir (uma vez que com a morte de Piccolo, Kami-Sama também morre.) Goku então, chega ao campo de batalha e vinga seus amigos ao derrotar Nappa. Em seguida, Vegeta trava uma batalha com Goku. Este consegue vencê-lo, com a ajuda de Gohan e seu melhor amigo Kuririn. A pedido de Goku, Kuririn poupa a vida do Princípe dos Sayajins e deixa-o escapar da Terra.

2- Saga Freeza

Dragon Ball Z/
© Dragon Ball Z/ Toei Animation

Durante a batalha, Kuririn escuta Vegeta mencionar a origem de Piccolo e das esferas do dragão. Enquanto Goku se recupera de seus ferimentos, Gohan, Kuririn e Bulma, vão para o Planeta Namekusei, atrás das esferas do dragão, na tentativa de ressuscitar os amigos mortos. No entanto, eles descobrem que o imperador do universo, Freeza, também está em busca das esferas para obter a vida eterna. Logo depois, Vegeta também vai para Namekusei procurá-las por conta própria, o que resulta em guerra entre os membros do exército de Freeza. Percebendo que não terá escapatória, Vegeta junta-se a Gohan e Kuririn para lutar contra as Forças Especiais Ginyu, um grupo de mercenários contratados por Freeza. Quando Goku finalmente chega em Namekusei, é travada uma das batalhas mais lendárias dos animes, Goku contra Freeza. Esta chega ao fim quando Goku se transforma no lendário Super Saiyajin após ver a morte de seu melhor amigo.

3-Saga Androides e Cell

Dragon Ball Z/
© Dragon Ball Z/ Toei Animation

Um ano depois de retornar à Terra, Goku encontra um viajante do tempo chamado Trunks, o futuro filho de Bulma e Vegeta. Trunks adverte a Goku que um grupo de androides criados pelo Dr. Gero aparecerá em três anos em busca de vingança contra ele por destruir o Exército Red Ribbon quando este era criança. Durante este período, uma forma de vida chamada Cell emerge e absorve os androides 17 e 18 para alcançar sua “forma perfeita”. Cell então organiza um torneio de artes marciais para decidir o destino da Terra. Depois que Goku sacrifica sua vida pela segunda vez, Gohan vinga seu pai ao derrotar Cell depois de alcançar o segundo nível de Super Sayajin.

4- Saga Majin Boo

Dragon Ball Z
© Dragon Ball Z/ Toei Animation

Sete anos depois, Goku é ressuscitado por um dia para que participasse da nova edição do torneio de artes marciais. Porém, ele é levado a uma batalha contra um ser chamado Majin Boo. Após inúmeros confrontos que levam à destruição e a recriação da Terra, Goku (cuja vida é permanentemente restaurada pelo Supremo Senhor Kaio) destrói Boo com uma Genkidama que contém a energia de toda a Terra. Porém, alguns momentos antes de destruí-lo, Goku deseja que Majin Boo renasça como uma boa pessoa. Dez anos depois, durante um outro torneio de artes marciais, Goku encontra a reencarnação humana de Boo. Goku então assume o papel de Sensei e começa a treinar Oob afim de educá-lo para se tornar o novo guardião da Terra.

5- Conclusão

Dragon Ball Z
© Dragon Ball Z/Toei Animation

Dragon Ball Z será um anime lembrado geração após geração, seja por sua história rica, pelas possíveis próximas séries lançadas (torcemos por isso), ou por ter se tornado referência a tantas outras histórias. Lendas nunca podem ser esquecidas.

E você? É fã de Dragon Ball Z? Conte o que o anime representa pra você, nos comentários! Até a próxima!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.