E Quando Criticar Se Torna Um Defeito? Uma pequena reflexão sobre a nossa comunidade

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Naruto
© Naruto/Pierrot

Ter senso crítico diante das situações é algo necessário no cotidiano de qualquer um de nós. Existem certas coisas que não podem ser simplesmente aceitas sem questionamento ou sem nos perguntarmos se aquilo realmente faz sentido. Porém, existem, infelizmente, exageros que precisam ser analisados e evitados. Quando questionar deixa de ser uma qualidade para se tornar um defeito?

Um pequeno exemplo: durante os dias que antecederam a vinda da Funimation ao Brasil e após sua confirmação oficial, foi observado uma quantidade grande de usuários pedindo e fazendo voz a um boicote ao serviço de streaming. A empresa sequer estreou em âmbito nacional e já havia uma parte da comunidade destinada a criticar e reclamar, sem ao menos dar a chance de entender e analisar o serviço oferecido pela empresa.

Para piorar, o discurso foi comprado por alguns sites do meio. Infelizmente, existem muitos portais especializado em animes e mangás, que ao invés de incentivar a indústria de entretenimento no país, preferem nadar contra a maré. Queria entender o que esses sites ganham com isso. A ideia é manter o seu nicho hediondo ativo e pronto? Se for, estão de parabéns. É só seguir esse caminho que “vai dar certo”.

Funimation
© Funimation

Gostaria de me surpreender com esse tipo de pensamento, mas acabo achando incrível, de forma irônica, como existem pessoas decididas à apenas criticar e dar a impressão de nunca estarem satisfeitas. A intenção é só reclamar e ponto. Sem profundidade, sem conhecimento de causa, sem argumentos plausíveis que façam aquele ponto levantado ter relevância e sentido.

Acredito, com convicção, que podemos ser melhores do que isso. Precisamos evoluir. Não é à toa que nossa comunidade, por causa de alguns, de certa forma, é conhecida por ser tóxica e destilar ódio gratuito a vários e vários pontos sociais. Não os detalharei, pois, acredito que você, leitor, sabe do que se trata. As críticas gratuitas a Funimation nada mais é do que uma constatação e um reflexo das ações rotineiras por uma parte de nossa comunidade que precisa fazer uma autorreflexão (Sem generalizações. Existe uma galera show dentre do meio que até para criticar sabe como proceder).

Sinto, em meio a tudo isso, a necessidade de um termo que se encaixe a esse grupo (se não é que já exista). A eles, não se trata de gostar de algo. De ter paixões. Não se trata de ter orgulho e prazer em ser otaku. Na verdade, tudo se resume a reclamar, criticar e odiar as coisas e as pessoas. E isso é levado a outros pontos de suas vidas cotidianas. Vide a dificuldade em respeitar e entender quem pensa diferente. É mais do que necessário limparmos tudo o que é toxico. Precisamos olhar pra dentro e fazer uma faxina geral.

Shingeki no Kyojin
© Shingeki no Kyojin/Wit Studio

O que você, como leitor, deve fazer, é analisar bem que tipo de conteúdo você está consumindo. Aquilo que você costuma ler e assistir, acrescenta em algo ou apenas alimenta a raiva e o ódio sem motivação plausível, que existem dentro de você? Já nós, como imprensa, precisamos refletir que tipo de público estamos engajando e de que maneira estamos influenciando os novos e veteranos do nosso meio. Estamos contribuindo positivamente em nossa comunidade ou somos mais um somando a destilação de rancor? Infelizmente, tem muita gente entrando nessa onda do ódio gratuito. Precisamos ligar o alerta. O que nós estamos fazendo para que possamos viver em um meio saudável?

Sinto e muito a necessidade de portais que consigam fazer um melhor trabalho quanto a isso. Nosso meio ainda é muito falho. É preciso reflexão. Escrever, gravar vídeos, podcasts, emitir opiniões… Nada disso é simples e fácil. Muito pelo contrário. Requer conhecimento sobre o assunto a ser falado, sobre visão de mundo. Requer reflexão sobre o impacto do aquilo que foi escrito ou falado irá gerar em seu público. Existem portais bons e sérios? Sem dúvidas, mas são poucos. Tenho o sentimento de que existe uma necessidade do “olho no olho” com o público, sem precisar expelir certas besteiras e alimentar sentimentos e desejos que na verdade fariam muito bem se fossem evitados.

Apenas para concluir o pensamento sobre a Funimation: realmente espero que a empresa tenha um enorme sucesso no Brasil. O que depender de mim, vou estar sempre apoiando e divulgando. Torço e quero que os animes cresçam mais e mais por aqui. Se precisar criticar, estarei aqui, dando minhas opiniões, mas tudo embasado em argumentos, sem perder o respeito e o bom senso.

One Piece
© One Piece/Toei Animation

A você leitor, peço que avalie melhor aquilo que você consome, inclusive os meus textos. Não se contente com o pouco. Deseje que aquilo que você ama, possa ter uma melhor cobertura, com mais pessoas envolvidas querendo fazer um trabalho sério e dedicado. E por sério, não quero dizer chato, quadrado e sem graça. Tem muita página de humor, por exemplo, que faz um ótimo conteúdo, sem ser engessado. Se trata de qualidade.

A você, blogueiro, youtuber, podcaster, desejo que reflita sobre o conteúdo criado e divulgado. Análise se aquilo que você falou ou escreveu, irá contribuir em algo para a comunidade. Reveja seus ideais e reflita se você está conduzindo e influenciando seu público de maneira sadia e correta.

Nós podemos ser melhores. Você pode ser melhor. Eu devo ser melhor.

Um abraço a todos e até a próxima!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.