EMISSORA DE TV ABERTA BRASILEIRA GERA REVOLTA DE FÃS DE ANIMES NAS REDES SOCIAIS Reportagem associava Death Note como causador de assassinatos, suicídios e depressão.

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Death Note
©Madhouse / Death Note
Neste ultimo dia 17 de Outubro, domingo a noite, foi ao ar no programa Domingo Espetacular , da Record TV , uma reportagem intitulada como “Especialistas alertam para os perigos da exposição de crianças a conteúdos de séries que podem causar danos a saúde”. Este assunto abordava sobre o impacto do consumo de certos produtos sobre crianças e adolescentes e a matéria causou muita polêmica nas redes sociais ao associar a animação japonesa Death Note (2006), à danos à saúde mental de crianças. A mesma reportagem também citou outros animes como Attack on Titan (2013) e Tokyo Ghoul (2014).
Segundo a reportagem que foi ao ar pelo programa jornalístico Domingo Espetacular, o mangá, o anime e o filme live-action de Death Note, contém cenas de violência extrema e estariam em completo acesso de crianças e adolescentes, influenciando e causando diversos danos psicológicos a estes, que poderiam levá-los a desenvolver doenças como depressão e a atitudes extremas como assassinatos e suicídios, desde então, as redes sociais ficaram inquietas com postagens de fãs da obra de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata.
Madhouse / Death Note
©Madhouse / Death Note
No argumento levantado pela reportagem, a emissora critica o fato do anime ser de fácil acesso as crianças e adolescentes e  também critica a venda de brinquedos e utensílios sem restrição de idade, especificamente um caderno semelhante ao usado na franquia, que podem ser adquiridos facilmente por menores, embora exista uma classificação indicativa de 18 anos para o anime e 16 anos para o live-action.
Na internet, a reportagem foi criticada em diversos sites e principalmente nas redes sociais pela sua abordagem extremamente sensacionalista, e por especialistas um tanto quanto duvidosos, como vemos nas imagens abaixo:

A franquia Death Note conta com 108 capítulos em 12 volumes de mangá, originalmente serializados pela Weekly  Shonen Jump da Shueisha de 2003 à 2006, No Brasil, a série de mangá foi licenciada em duas versões pela editora JBC, que também lançou as duas light novels da série. O anime tem uma única temporada com 37 episódios no total, o sucesso mundial do mangá e do anime possibilitou um filme americano em live-action produzido pela Netflix  lançado em 2017 na plataforma, onde o anime também está disponivel.

Não vou fazer uma review completa do anime, por que eu sei que a maioria dos que estão aqui lendo este artigo já assistiram o anime ou leram o mangá, que é excelente e tem um drama inteligente demais, e sim Death Note é bastante sombrio e é protagonizado por um personagem totalmente fora do padrão, e isso foi inovador na época.

A história é tão bem acabada, que o anime está até hoje na lista dos melhores animações adaptadas e conta com mais de 3 milhões de fãs no site MyAnimeList, onde o score também é alto, deixando na posição 64 no rank de melhores animes já votados no site.

Sinopse de Death Note:

O jovem estudante Light Yagami achar um caderno com poderes sobrenaturais, chamado Death Note, no qual era possível matar uma pessoa apenas escrevendo seu nome no caderno. Quando o descobre, Light tenta eliminar todos os criminosos do mundo e dar à sociedade um mundo livre do mal.

E você? qual a sua opinião sobre toda está polêmica? você já assistiu o anime? gostou ou odiou?

Deixe o seu comentário aqui em baixo, para que a sua opinião possa ser vista por aqueles que amam este anime.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.