Emocione-se com Kimi to, Nami ni Noretara A fluidez de um romance que nasceu e cresceu com a água como seu principal elo de ligação

Bolinhodearroz
Kimi to, Nami ni Noretara
©Science SARU / Kimi to, Nami ni Noretara

A escolha dessa semana para uma breve análise foi Kimi to, Nami ni Noretara (Lançado em 2019 e produzido pelo estúdio Science SARU) um filme que nos cativa desde seus primeiros segundos e traz uma vibe tão gostosa em seu começo que é impossível desgrudar os olhos.

Enredo:

A história de amor segue Hinako, uma estudante universitária que se muda para uma cidade costeira. Ela adora surfar, e quando está nas ondas ela é destemida, mas em terra ela tem dificuldade em surfar as ondas da vida. Quando um incêndio causa estragos na cidade, ela encontra um bombeiro chamado Minato. Ele pode lidar com quase todas as tarefas em terra, mas é um iniciante no surf. Enquanto eles surfam e passam mais tempo juntos, Hinako se sente atraída por alguém como ele, que se dedica a ajudar outras pessoas, e os dois começam um relacionamento.

Kimi to, Nami ni Noretara
©Science SARU / Kimi to, Nami ni Noretara

Como citado na introdução, a vibe de Kimi to, Nami ni Noretara traz uma sensação tão calorosa que nos encanta desde os primeiros momentos. É a história de Minato e Hinako, um bombeiro e uma surfista alegre e despreocupada com a vida. Assim, através de simples acasos, o destino dos dois se entrelaça e promete uni-los para todo o sempre como um casal cheio de planos, totalmente sintonizados, livres e com muito amor e alegria.

Algo que me surpreendeu no filme, além da qualidade da animação e da excelente trilha sonora, foi a direção de cenas que foi cirúrgica em grandes momentos, como o encontro deles durante o incêndio em meio a fogos de artifício que estouram magicamente ao fundo dos protagonistas como se fossem o encanto entre ambos ali desabrochando e até mesmo o destaque para simples ações que trazem uma carga enorme para a história.

Kimi to, Nami ni Noretara
©Science SARU / Kimi to, Nami ni Noretara

O que mais me conquistou, além disso, foi essa conexão e intimidade prazerosa que os protagonistas desenvolveram com muita rapidez, afinal a Hinako é aquele tipo de garota descontraída, extrovertida e sempre alegre, que cativa com seu jeito de ser e gosta de aproveitar a sua liberdade com o oceano, mas ao descobrir o amor todos os horizontes se abrem ainda mais para ela, sobretudo pela forma como Minato se encaixa perfeitamente com ela.

A água, como podemos perceber, é o maior elemento de ligação entre suas ocupações. A surfista que se deixa levar pelo mar, aproveitando a natureza e a leveza da vida e o bombeiro que usa litros de água para salvar vidas e trazer ordem para o caos. Todos os elementos que surgem indicam essa leveza e a tranquilidade da vida e da relação entre Minato e Hinako, sobretudo com o início que mostra seus momentos graduais de aproximação ao som dos próprios personagens cantando uma música muito linda de uma maneira descontraída e alegre, assim representando o que tudo ali estava significando para eles.

Kimi to, Nami ni Noretara
©Science SARU / Kimi to, Nami ni Noretara

Nós nos apaixonamos e nos conectamos com todo o clima do filme, até que algo acontece fazendo com que tudo mude drasticamente e de uma maneira muito simbólica para quem está prestando atenção em todos os detalhes da história, afinal esse filme está repleto de símbolos. Mas a partir daqui tentarei tomar o máximo de cuidado possível para não dar nenhum spoiler, afinal a intenção é que os argumentos aqui possam conquistar mais público para um filme tão lindo que traz diversas sensações.

De qualquer maneira, o que se segue durante grande parte do longa é a vida de Hinako ao tentar se acostumar com sua nova realidade e como ela lida com questões de seu cotidiano. Minato é uma figura constante e está ali sempre que ela mais precisa de alguém para consolá-la ou animá-la, mas o que devemos retomar aqui é a frequente aparição do elemento água em todos os momentos. A água, como já dito, é esse fator de ligação desses dois e marcará suas interações durante todo o filme, indo e voltando nas cenas como as ondas do mar.

Kimi to, Nami ni Noretara
©Science SARU / Kimi to, Nami ni Noretara

Esse amor tão lindo e que surge e cresce em tão pouco tempo é tão cativante que não queremos que acabe nunca, assim como os próprios protagonistas juram ficar juntos até o fim de suas vidas, com Minato prometendo que será o porto seguro de sua amada e estará lá sempre que ela precisar dele. Por isso ele é a figura que ela mais vê em todos os momentos em que está sozinha, como uma forma dela entender que ele está com ela por toda a sua vida e também para ajudar a superar as dificuldades da vida.

São muitos detalhes em toda a animação que nos fazem entender definitivamente porque Kimi to, Nami ni Noretara é uma obra prima que precisa ser tão divulgada quanto outros grandes filmes como Your Name. As transições de cores em cenas marcantes, a trilha sonora tão contagiante e bonita, o design de animação extremamente detalhista e a direção, de maneira geral, são todos elementos impecáveis do início ao fim. E, como já afirmei, somos conquistados nas primeiras cenas e continuamos nos apaixonando no decorrer da trama, sentindo as dores, as alegrias e tudo o que ele tenta passar.

Kimi to, Nami ni Noretara
©Science SARU / Kimi to, Nami ni Noretara

É uma obra cheia de simbologias e que não deixa nada passar despercebido, tratando, portanto, da leveza da vida, das relações que se movem como as ondas do mar, da importância da água como um elo de ligação para esses dois protagonistas, do amor alegre e descontraído, entre outros pontos que conseguimos perceber em todas as cenas.

De qualquer maneira, sem querer me alongar ainda mais, afinal posso liberar spoilers importantes, deixo aqui como indicação esse filme que nos marca de várias formas e vai te emocionar do início ao fim (até me sinto na obrigação de alertá-los sobre um eventual choro que poderão ter ao escutar a música do casal).

Por isso deixem aqui seus comentários, contando se já assistiram, ou não, além de expressar suas opiniões relacionadas à história. Não esqueçam também de compartilhar em suas redes sociais e nos ajudar a divulgar essa obra ainda mais.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.