Entendendo o porquê do anime Bleach ter sido cancelado! Da forma mais estranha e incomum, entenda a razão dessa animação ter acabado do nada!

Cássio Firmino
(Redator de Notícias)
@cassioaugussto

Bleach
© Bleach/Studio Pierrot

Bleach – Ficha Técnica

Gênero: Ação, aventura, sobrenatural, comédia
Estúdio: Studio Pierrot
Baseado em: Manga
Número de episódios: 366 episódios
Estreia: 5 de outubro, 2004

O cancelamento de Bleach foi uma dor muito grande para os fãs e apreciadores (como eu) da série. Independente de ter sido cancelado no ano de 2012, essa animação é ainda visualizada e, sobretudo, bastante comentada por muitos visto que é usada como referência e inspiração em muitos quesitos, seja em relação aos seus personagens, traços, entre outros.

É inegável que Bleach fez sucesso. Essa animação veio com tudo no ano de 2004, nos entregando um anime shounen com uma saga primária de qualidade, com uma história envolvente, com uma atmosfera de tensão que se encaixava muito bem e, obviamente, com personagens eternos em nossas mentes.

Abordando suas sagas

As sagas de Bleach são muito boas, principalmente a sua clássica Soul Society. Pessoalmente falando, eu acredito que essa saga seja uma das melhores já feitas, desbancando muitos sagas de outros shounens! Eu considero ela nível a saga do Quarteto do Som e York Shin, isto é, está nivelada com as sagas que mais fizeram sucesso e as que eu mais gosto em Naruto e Hunter x Hunter, só para usar de exemplo.

Pois bem, além da saga da Soul Society, quem se lembra das outras? Vamos recordar! Após a saga do Shinigami Substituto e da Soul Society nós temos no anime, em ordem de lançamento: Bounts, Arrankars e Vaizards, Hueco Mundo, a do capitão Amagai Shuusuke, a do Turn Back the Pendulum (saga que mostra o passado dos Vaizards), a das Zanpakutous, a das Espadas Bestiais, a Batalha do Inverno, a do Exército de Invasão do Gotei 13 e, finalmente, a do Shinigami Substituto desaparecido.

Então, comentando um pouquinho sobre essas sagas, podemos entrar em um consenso que as sagas fillers, como a do capitão Amagai Shuusuke, do Gotei 13, Zanpakutous, Espadas Bestais e Bounts são os famosos arcos dispensáveis. Eu sei que todo shounen clássico possui fillers, vide Naruto e One Piece, mas acontece que essas sagas fillers de Bleach são ruins, viu? Pelo amor de Deus, muita tortura aguentar a saga dos Bounts e do Amagai Shuusuke, uma tortura só.

Bleach
© Bleach/Studio Pierrot

Dessa forma, podemos chegar a um ponto aí, ou seja, que a animação de Bleach é inconstante, ela oscila. Eu sei que é normal, óbvio que nem um anime agrada a todo mundo com todas as suas sagas, mas acontece que nesse anime a coisa é realmente ruim. Logo, quando era anunciado que Bleach teria uma saga filler, era natural ouvir muitas pessoas reclamando, afirmando que iam parar de assistir, que a obra estava uma porcaria, entre outras reclamações.

Tá, mas porque a animação foi cancelada? Foi por culpa desses arcos fillers? Do mangá?

Como consta na ficha técnica, o anime de Bleach conta com 366 episódios e, cá entre nós, é uma quantidade curta em comparação ao que ele tem no mangá. Indo direto ao ponto, Bleach teve seu cancelamento depois da saga do Shinigami Substituto desaparecido, conhecida também como saga Fullbringer, mas isso não fez o mangá parar, ele continuou sendo lançado semanalmente, inclusive teve seu fechamento no ano de 2016.

Bleach
© Bleach/Panini

Acontece que a saga Fullbringer foi um completo desastre, mesmo sendo a penúltima saga, isto é, estava bem pertinho de acabar e Bleach foi cancelado perto da linha de chegada. Sobretudo, as sagas passadas não estavam rendendo também e, consequentemente, aconteceu uma queda na venda dos mangás de Bleach! Os fãs já não estavam gostando mais do que Tite Kubo fazia, as pessoas já não ficavam mais cativadas com as lutas, os conflitos, as revelações, com os personagens da obra.

Portanto, a queda do mangá surtiu muito efeito e não havia mais aquele lucro para ser convertido em adaptação de anime, a animação de Bleach estava em apuros no tempo da saga Fullbringer e, como consequência, foi cancelada. Aí você me pergunta qual é meu palpite sobre o que aconteceu para os mangás caírem tanto, eu respondo tranquilamente que a culpa não é exatamente dos fillers, não é da animação, mas sim do autor e, logicamente, do desenvolvimento da história.

Bleach parou de chamar atenção, simplesmente não conseguia mais captar atenção do público. Tirando a saga da Soul Society, dos Vaizards e do Hueco Mundo, era uma obra que realmente não se destacava, se perdia na história, dava foco e direcionamento errado em certos personagens e rumo dos arcos, além de ficar bastante clichê ao meu ver. As lutas já não eram tão instigantes, os bankais e shinkais já não roubavam a cena, simplesmente despareceu a magia de Bleach.

Concluindo

Enfim, é uma pena que Bleach não tenha conseguido acompanhar as vendas de Naruto e One Piece, é fato que o mercado de animes e mangás é incrivelmente concorrido e qualquer queda de vendas é vital, por isso é necessário que, principalmente hoje em dia, tanto as animações como os mangás façam diferença, se destaquem para prosseguirem.

Se eu tenho esperança que algum estúdio queira fazer o arco final de Bleach? Acredito que não, mas a esperança é a última que morre! E você? Concorda comigo em todos os pontos? Discorda de algo que disse? Quer dar um feedback? Fique à vontade para comentar aqui embaixo que eu ficarei feliz em lhe responder!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.