ERASED: POR QUE VOCÊ DEVE ASSISTIR? Uma obra prima a espera do devido reconhecimento.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Erased
© Erased/A-1 Picture

Erased ou Boku Dake ga Inai Machi (você decide como prefere chamar) é uma das obras mais incríveis que eu já vi. Não existe um episódio ruim ou abaixo do nível apresentado. É tudo feito com muito cuidado e zelo. Mesmo sendo pesado e denso, o anime é  bonito e esperançoso. Uma história além do conceito da volta no tempo. Erased fala sobre relacionamentos, sobre como as amizades podem ser construídas, feitas e refeitas. Sobre a maneira que nossas atitudes impactam, positivo ou negativamente, a vida de quem está ao nosso redor. No texto vou explanar pontos que te irão te convencer a assistir o anime.

1 – Trama

Erased
© Erased/ A-1 Pictures

Erased é fascinante. Possui tudo que uma obra prima precisa: ótimo enredo, personagens carismáticos, excelente trilha sonora, entre outros. O anime conta a história de Satoru Fujinuma, um jovem de 29 anos que busca ter uma carreira como mangaká, mas enxerga suas escolhas de vida como fracassadas.

Porém, ele possui um dom especial: ao ocorrer algum desastre em que está presente, Satoru pode voltar alguns minutos no tempo para tentar corrigir o ocorrido. No entanto isso sempre leva consigo uma consequência: A modificação do espaço-tempo.

Quando sua mãe é assassinada, seu dom o leva de volta ao ano de 1988, revelando que os eventos do presente são reflexo de uma série de assassinatos que ocorreram há mais de uma década.

Criar rumos inesperados é o maior desafio quando se conta a história de um thriller/suspense. Erased acerta em cheio nesse aspecto. A tensão não vem apenas de seu enredo, mas da maneira como tudo isso é contado colocado. Satoru precisa sempre estar correndo contra o tempo, ou tudo irá desmoronar em suas mãos. Em alguns momentos, causa aflição ver o personagem tentando relembrar memórias de um passado que já estava quase apagado, sem saber como agir e sem ter a certeza de que o que foi modificado surtirá algum efeito no seu presente/futuro.

2- Viagem no Tempo

Erased
© Erased/ A-1 Pictures

A possibilidade de modificar o nosso presente e futuro é uma curiosidade humana que nos rodeia. A teoria nos atrai pela possibilidade de correção de nossos erros. Todos nós temos situações ou momentos, que desejamos um dia ter agido de forma diferente. Será que a vida teria sido totalmente modificada, por conta de um simples caminho ou escolha diferente?

Esse é um dos pontos chaves em Erased. As consequências da modificação de nossa história; como ocorrem as viagens no tempo, por si só já seriam um prato cheio, mas o anime subverte tudo isso. Não espere episódios cheios de teorias complexas. Pelo contrário, o enredo busca desmitificar tudo, trazendo ao centro da obra, o que realmente é necessário na série: o foco nas relações do protagonista com seu mundo antigo.

3- Animação Gráfica e Trilha Sonora

Erased
© Erased/ A-1 Pictures

Garanto a você que é muito difícil não gostar do design gráfico do anime. Os cenários de Erased são apaixonantes. É lindo ver o detalhamento do pisar na neve; o desabrochar e o cair das Sakuras; a forma como o anime apresenta as estruturas das escolas japonesas e tudo mais que a gente gosta em uma boa história nipônica. É tudo feito de uma maneira deliciosa. Incrível perceber a dedicação em cada episódio e como eles são bem feitos.

A trilha sonora, por sua vez, aquece ao coração. Pra quem é fã da cantora Sayuri, aproveite. Em diversas cenas é introduzido o instrumental de uma das musicas da cantora, que inclusive é a mesma tocada na ending. Sentimental é tocante, torna o anime muito mais emocional.

4 – Profundidade dos Personagens

Erased
© Erased/ A-1 Pictures

Inúmeras boas histórias não possuem um tão vasto segundo plano ou aprofundamento nos detalhes dos personagens primários e secundários. Isso ocorre principalmente em histórias mais fechadas, sem tanto espaço para crescer sua mitologia. Erased, apesar de ser curto, busca agir de maneira contrária a essa ideia. E a executa com perfeição, sem se apressar, principalmente, nos episódios finais.

Era necessário que o anime conseguisse conciliar seu ritmo de narrativa, mais frenético, com a cadência em desenvolver seus protagonistas e coadjuvantes, afinal é a história de cada personagem apresentado que traz sentido a trama. Você é convidado a uma imersão a vida de Satoru e seus amigos. Suas dores, suas aflições, seus momentos de alegria e felicidade. Tudo isso é explorado para que você crie vínculo e seja conduzido a sentir as sensações em cada momento, seja ele de um breve sorriso, ou uma angustiante aflição.

5 – Conclusão

Erased
©Erased/ A-1 Pictures

Erased é sobre como o amor, a amizade e o cuidado que pode fazer a diferença a quem se sente sozinho e não sabemos como ajudar. Nos mostra o quanto devemos dar valor as coisas que possuímos, já que o nosso pouco, pode ser o muito de alguém. É muito além. É profundo. É sentimental e filosófico. Erased me lembra o motivo de tanto amar obras japonesas. O anime está disponível na Crunchyroll.

Gostou do post? Deixe a sua opinião nos comentários! Até a próxima!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.