Estes são alguns fetiches que os animes popularizaram Eu sei que você também tem alguns destes

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Saikin Yatotta Maid ga Ayashii
© Saikin Yatotta Maid ga Ayashii

Os fetiches, conhecidos no campo sexual como parafilias, são todos aqueles padrões de comportamento sexual ligados a objetos, situações, atividades ou indivíduos atípicos. Alguns são mais preocupantes do que outros, mas uma coisa podemos ter certeza é que a cultura do anime espalhou certos fetiches para o mundo inteiro, e algumas pessoas podem nem saber que têm uma “coisa de fetiche” até que um anime demonstre isso a eles.

Então, quais seriam os fetiches mais relevantes que foram promovidos pela indústria de anime?

1. Fetiche por uniformes escolares

Um dos fetiches de anime mais comuns é o uniforme escolar. Como já observado, a mera presença de um uniforme escolar não significa necessariamente que ele esteja sendo fetichizado ou objetificado, mas pode estar. Também vale a pena notar que o interesse em personagens vestindo uniformes escolares também não denota automaticamente algo sinistro ou ilegal; de fato, para aqueles que têm fetiche sexual por uniformes escolares, muitas vezes é o contraste entre uma pessoa adulta e uma roupa associada à “juventude” que é mais atraente. Na verdade, não é incomum que personagens de anime supostamente em idade escolar tenham figuras claramente maduras.

Fetiches - Colegiais
© Fetiches – Colegiais

Como um fetiche no anime e mais amplamente na mídia popular japonesa, o uniforme escolar típico é frequentemente combinado com a moda feminina para criar um visual mais estilizado e às vezes provocativo. Isso é conseguido encurtando a saia, independentemente da estação, e combinando-a com meias diferenciadas, como meias soltas. Os personagens também costumam aplicar seu próprio toque de individualidade ao uniforme básico, uma maneira fácil de se destacar visualmente enquanto ainda fazem parte do “grupo”.

Mas o apelo do uniforme escolar como fetiche de anime vai além do simples apelo sexual. O uniforme escolar representa um momento importante e decisivo na vida de todos. Para muitas pessoas, a escola era uma época em que parecia haver infinitas possibilidades pela frente e tantas direções diferentes que você poderia seguir. Você começou a definir a pessoa que se tornaria, as pessoas pelas quais estava interessado e seus gostos em todos os tipos de coisas, inclusive sexo.

2. Fetiche por maids (Empregadas)

A popularidade das empregadas domésticas como um fetiche de anime é provavelmente óbvia: além de trajes distintos (geralmente baseados especificamente em uma evolução altamente modificada dos designs franceses do século XIX), uma empregada representa alguém que serve, geralmente sem questionar. No entanto, há um aspecto de fantasia em tudo isso. Se uma empregada de verdade fosse contratada hoje em dia, ela provavelmente não apareceria vestida como em um anime, e certamente sairia pela porta se dissessem que suas tarefas são de natureza sexual, como deveriam ser. Assim, as personagens de anime vestidas de empregadas domésticas representam a pura fantasia de ter alguém por perto que está ali apenas para nos servir, nas mais diversas funções, por vezes inclusive sexualmente.

Fetiches - Maids (Empregadas)
© Fetiches – Maids (Empregadas)

De forma mais geral, o interesse por empregadas domésticas como fetiche em anime provavelmente indica um desejo de ser ouvido, de ser levado a sério e de ser capaz de afirmar sua autoridade. Obviamente, no mundo real, o respeito é conquistado, não dado, mas para algumas pessoas, especialmente aquelas com problemas de ansiedade social, a parte de “ganhar” pode parecer um obstáculo intransponível. Assim, a fantasia das empregadas permite que você imagine como seria ter um certo grau de autoridade.

Dito isto, está se tornando cada vez mais popular no anime moderno que personagens do tipo empregada subvertam as expectativas e ajam de maneira mais independente do que seu papel estereotipadamente esperaria que elas se comportassem. Esse contraste, é claro, também tem seu apelo.

3. Fetiche por kemonomimi

O fetiche por personagens com orelhas de animal representa nosso amor pelos animais de estimação, especificamente aqueles que nos mostram amor incondicional, que são companheiros confiáveis ​​mesmo em nossos momentos mais difíceis e que nos ouvem mesmo quando não temos mais ninguém a quem recorrer. Esse fetiche de anime é talvez mais efetivamente explorado na série de romances visuais Nekopara, em que os personagens “neko girl” têm comportamentos distintamente felinos que nos lembram do que eles são baseados, mas seus aspectos mais “humanos” nos permitem nos relacionar com eles de uma forma que você simplesmente não pode fazer com um animal de estimação real.

Fetiches - Neko
© Fetiches – Neko

O aspecto sexual de obras como Nekopara representa uma extensão natural da afeição física que habitualmente compartilhamos com nossos animais de estimação; um interesse sexual por personagens com orelhas de animais não indica um interesse pela bestialidade, é claro, mas reconhece o fato de que, se, por exemplo, fizéssemos a um ser humano o que fazemos quando acariciamos nosso gato, as coisas poderiam ir além com bastante facilidade.

Personagens com orelhas de animais também nos permitem explorar as características humanas que por vezes atribuímos a criaturas não humanas, como a elegância e sensualidade dos gatos, o entusiasmo e lealdade dos cães, a astúcia das raposas, e muitas outras coisas. Além disso, a forma como as orelhas dos animais se movem representa um meio diferente – e muito mais claro – de comunicar emoções do que a linguagem corporal humana. Em suma, o interesse em personagens kemonomimi muitas vezes representa um desejo de amor incondicional, proximidade e companheirismo, e um desejo de comunicação clara, muitas vezes sem palavras, que leva à compreensão mútua intuitiva.

4. Fetiche por onee-san (garotas mais velhas que você)

Como tudo nesta lista, esse fetiche de anime não deve ser considerado pelo valor de face. Ter interesse no fetiche da “irmã mais velha” não significa que você está procurando um relacionamento incestuoso, mas é sobre o que esse relacionamento representa. Os “relacionamentos onee-san” em anime são frequentemente descritos como muito próximos, calorosos, abertos e honestos. A “onee-san” de um personagem geralmente é alguém a quem eles podem recorrer em caso de preocupação e desabafar. A conexão familiar implica uma sensação de proximidade e intimidade que é um pouco diferente dos laços entre amigos, e o fato de que a onee-san está mais próxima da idade de alguém do que da própria mãe significa que é mais provável que alguém ache essa pessoa digna de sua confiança.

Fetiches - Onee-san
© Fetiches – Onee-san

Curiosamente, o fetiche da irmã mais velha no anime é frequentemente retratado do ângulo da “irmã”. Na maioria das vezes, uma personagem feminina que deseja ardentemente que um personagem mais jovem se refira a ela como “onee-chan” o fazendo assim, porque estabelecer esse relacionamento significa que alguém conta com ela, se apoia nela e confia nela. Então cabe a eles o que fazer com esse relacionamento. Algumas “onee-chan” se aproveitam da situação, enquanto outras mantêm as coisas totalmente sãs. É também um tropo que pode ser facilmente subvertido, com resultados hilários e envolventes.

Dito de outra forma: ao contrário do fetiche da empregada doméstica, por exemplo, em sua forma mais básica, o fetiche da irmã mais velha mantém o controle nas mãos da personagem feminina. Para alguém que procura uma “onee-chan” própria, provavelmente está procurando uma sensação de segurança e proteção e um lugar onde possa ser honesto sobre absolutamente tudo.

5. Fetiche por pés

De acordo com um estudo de 2007 publicado no International Journal of Impotence Researcho fetichismo por pés é a forma mais comum de fetichismo sexual para “objetos ou partes do corpo não sexuais”. Isso explica por que muitas vezes há tanta ênfase em pés na mídia popular japonesa em sua forma original e em trabalhos de fãs baseados nessa mídia popular. É um dos fetiches de anime mais comumente vistos.

Fetiches - Pés
© Fetiches – Pés

Curiosamente, apesar do fetichismo por pés ser tão comum, não há um consenso real sobre o que exatamente o causa ou por que as pessoas o sentem com tanta intensidade. Alguns sugeriram que existem conexões adjacentes no cérebro entre os pés e os órgãos genitais, mas outros questionam isso. O sociobiólogo Desmond Morris sugeriu que o fenômeno do “imprinting” poderia ser uma possível explicação. E Freud achava que o pé era um símbolo do pênis, mas depois dizia isso de quase tudo.

O fetichismo do pé é provavelmente tão popular porque pode abranger tantos interesses diferentes. Por exemplo, aqueles que estão interessados ​​em pés descalços, collants, meias ou meias podem ser agrupados sob o título “fetichismo por pés”. Que significa? Bem, talvez isso signifique apenas que eles gostam de pés. E às vezes essa é toda a explicação necessária.

Outros Fetiches:

Ainda existem outros fetiches que surgiram graças a popularidade dos animes, mas vou detalhá-los aqui somente se você leitor quiser, então diga o que achou do artigo e se você tem um ou mais fetiches aqui nos comentários ou nas redes sociais da Anime United (Facebook ou Twitter), se desejarem eu falarei mais sobre os fetiches que seguem todos nós otakus.

Até mais pessoal!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.