Fate/Stay Night como começar a assistir? Uma grande franquia que se estende em diversas adaptações, mas qual seria um bom portão de entrada?

Giovanni Demarchi
Fate/Stay Night
©Fate/Stay Night / Studio Deen / Ufotable

Fate/Stay Night é um anime baseado na visual novel homônima, esta possuindo 3 rotas que são liberadas conforme você completa o jogo, cada uma focada em uma das diferentes heroínas, enquanto anime possui 4 adaptações para série principal, e 5 serializações como spin offs. Nesta postagem, o foco serão as adaptações da série original e 1 dos spin offs, considerando a importância deste para o todo. Para você que esta interessado no motivo pelo qual personalidades históricas e mitológicas viriam até nosso mundo para lutar pelo Santo Graal e ter a chance de concretizar um desejo com a ajuda do objeto onipotente, mas não sabe como começar, espero poder ajudar um pouco.

Fate/ Stay Night Fate

Fate/Stay Night
©Fate/stay night / Studio Deen

A adaptação feita pelo Studio Deen em 2006 da rota Fate (destino) se foca na personagem Saber. Como meu ponto de entrada para a série não foi por este , quando finalmente cheguei a assistir, comecei a entender como certas coisas eram classificadas. Este provavelmente é o melhor meio para se começar, pois não parte do pressuposto que você conhece algo sobre a série, dito isso a adaptação já tem mais de 10 anos e caso você esteja acostumado com a estética atual pode ser algo que te incomode ou impossibilite de assistir.

Fate/Zero

Fate/Zero
©Fate/Zero / Ufotable

Considerado um dos melhores animes pela comunidade, este é o único spin off que incluirei na lista, visto que conta a história da guerra do Santo Graal anterior a que vemos em Fate/Stay Night, assim amarrando algumas pontas soltas. Como  quem começou pela adaptação do Studio Deen pode não saber, o anime aborda temas e situações perturbadoras, o que me preparou para o que a franquia traria. Mas não é apenas de grotesco e violência que vive a série, pois é um dos animes mais adorados por um motivo: as ideologias tratadas e debatidas em constante conflito fazem deste algo realmente especial.

Fate/Stay Night Unlimited Blade Works

Fate/Stay Night Unlimited Blade Works
©Fate/Stay Night Unlimited Blade Works / Ufotable

Voltando para a série principal, a rota Unlimited Blade Works, ou “ubw” para simplificar, possui um filme produzido pelo Studio Deen, e uma serialização pelo estúdio Ufotable. Visto que o filme tenta comprimir toda a rota em 2 horas, estarei considerando apenas a versão episódica. Entre os fãs da série, uma piada que não era muito incomum de ser feita era chamar a adaptação de “Unlimited Budget Works” (trabalho de orçamento infinito) por conta da apresentação visual feita pelo estúdio. Claro que não é passa de uma brincadeira, mas acho que dá para ter uma ideia de como o anime é bem avaliado (ao menos em seus visuais). A rota irá confrontar os ideais de Shirou Emmya assim como desenvolver e explicar sua natureza de sempre ajudar os outros.

Fate/Stay Night Heaven’s Feel

Fate/Stay Night Heavens Feel
©Fate/Stay Night Heavens Feel / Ufotable

Com dois filmes lançados e o último previsto para a primavera japonesa de 2020 (nosso outono), esta rota é provavelmente é o ponto de entrada menos recomendado para a série, considerando que, no jogo original, ela só pode ser jogada após concluir as rotas Fate Unlimited Blade Works. Faz sentido que a Ufotable levaria em consideração que os espectadores já conhecessem a série e por isso os filmes irão retratar a relação entre Shirou Emmya e Sakura Matou, assim como o passado dela.

Como começar?

Chegou até aqui e não decidiu por qual começar? aqui vão algumas sugestões para te ajudar:

Fate/Stay Night FateFate/Zero → Fate/Stay Night UBW → Fate/Stay Night Heaven’s Feel

Dessa forma você irá experienciar a ordem de lançamento, tendo as explicações de detalhes da série logo no início o que poderá facilitar o entendimento em certos aspectos.

Fate/Zero →Fate/Stay Night Fate Fate/Stay Night UBW → Fate/Stay Night Heaven’s Feel

Começando pelo começo, nesta ordem você verá como começou e vai conseguir entender certas referências que aparecem no decorrer da série principal.

Fate/Stay Night UBW → Fate/Zero → Fate/ Stay Night Heaven’s Feel

Muitos dentre os fãs da série não consideram que a adaptação do Studio Deen seja necessária para o entendimento da série, mesmo que não tenha tantas explicações quanto na rota Fate elas ainda existem em UBW e Zero.

 

E aí, pretende assistir? Deixa nos comentários qual das opções pareceu melhor pra você.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.