Ghost In The Shell A Base Para Matrix Ghost in The Shell e como ele inspirou e influenciou Matrix

Michell Victor
Ghost in the Shell -Kodansha / MATRIX - Warner Bros.
© Ghost in the Shell -Kodansha / MATRIX – Warner Bros.

Com o lançamento do trailer do novo filme da franquia, Matrix Resurrections, o mundo novamente passa a enxergar linhas de códigos em verde e preto, mais antes de apreciar o novo capítulo da obra vamos voltar ao passado e olhar as origens dela.

MATRIX - Warner Bros.
© MATRIX – Warner Bros.

Uma das principais bases para Matrix com certeza é Ghost In The Shell. O anime lançado em 1995 dirigido por Kôkaku Kidôtai, baseado no mangá de Kazunori Itô, ganhou grande notoriedade pela sua incrível atmosfera cyberpunk e suas profundas discussões como por exemplo o que é ser humano ou o que é uma alma ou ainda mais profundo um objeto pode ter uma alma?

Ghost in the Shell / Kodansha
© Ghost in the Shell / Kodansha

A obra se passa no Japão de 2029, numa cidade fictícia chamada New Port City. Nessa época, a tecnologia cibernética está em seu auge, possibilitando o cérebro e o corpo humano se unirem às peças eletrônicas. Com isso, o corpo se une à grande rede de informações e comunicação e se torna um meio compartilhável de dados.

E num mundo onde um corpo em sua maior parte é mecânico, o que resta de legitimamente humano é chamado de “Ghost”. Na alma estão as lembranças e emoções das pessoas e dos ciborgues. E num mundo onde as pessoas e o virtual são uma coisa só, existem grupos que se aproveitam disso para benefício próprio e para “policiar” e combater atos de terrorismo como hackear uma alma, para isso existe a seção 9.

O grupo é comandado por Motoko Kusanagi, a Major, a protagonista da obra. A mesma é uma ciborgue feita inteiramente de peças robóticas e acompanhamos vários casos resolvidos por ela e pelo resto do grupo.

Ghost in the Shell / Kodansha
© Ghost in the Shell / Kodansha

Toda essa profundidade e primazia estética criou toda uma legião de fãs e dentre eles estavam as irmãs Wachowski, que se inspiraram no anime para criar toda a atmosfera e o visual da saga o que geraram inspirações que vão desde elementos visuais à até sequências inteiras do filme.

Ghost in the Shell -Kodansha / MATRIX - Warner Bros.
© Ghost in the Shell -Kodansha / MATRIX – Warner Bros.

Já viram Ghost in The Shell? Prontos para MATRIX 4? Conta aí pra gente!

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments